Capacetes

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder

Se pudesse vc usaria capacete

aberto
140
27%
fechado
195
38%
coquinho
90
17%
não usaria
60
12%
só na estrada
22
4%
só na cidade
9
2%
só no inverno
3
1%

Total de votos: 519
shiranduarte

Um mito muito comum entre os vendedores de capacete é de que se o capacete "quica" ele não é bom. Na verdade é justamente o CONTRÁRIO!

Quando um capacete quica, significa que ele agiu como uma mola, cumprindo sua função de amortecer o choque no crânio e desacelerar o movimento da massa cerebral na caixa craniana.

Se o capacete não quica, significa que ele:
1) quebra-se automaticamente em contato com o chão, o que não é nada bom
2) é capaz de amassar o que é pior ainda!

Lembrem-se de que a função do capacete é formar um segundo crânio ao redor da sua cabeça. E até nosso próprio crânio é feito pra absorver impactos, sendo formado por várias placas que podem se movimentar e trabalhar como uma mola, e assim como um capacete que tem poliestireno expandido (isopor) espuma e forração, temos na parte de dentro algo pra forrar o conteúdo mais delicado, no caso o cérebro, que se chama líquido céfalo-raquidiano ou líquor.

Compreendido?
Imagem
brightmore

me desculpe,mas creio que não seja erro meu.

como todos sabemos, dentro de nosso cranio,ha um liquido em que o nosso cerebro fica emergido (ñ me recordo o nome), este ligquido serve justamente para diminuir a aceleração (força g) do cerebro para que o mesmo ñ se choque com as peredes internas do cranio.

o capacete e dividido em duas partes,casco e "isopor".

o "isopor", serve somente para deformar em um acidente e desacelerar a cabeça dentro do capacete, pois acima de uma certa força g, o liquido em nosso cranio não consegue desacelerar o cerebro dentro do cranio evitando uma colisão. resumindo, a "espuma" desaclera o cranio, para que o tal liquido possa desacelerar o cerebro com eficiencia e não haver colisõe dentro do cranio.

a segunda parte, o casco, serve somente para dissipar a energia do impacto.os capacetes feitos em fibras, absorvem o impacto, distribuindo o mesmo por toda estrutura do casco, no caso dos capacetes de plastico injetado, o capacete na colisão quica, não absorvendo ou dissipando o impacto, e sim o redirecionando para outra direção, gerando maiores forças Gs e aumentando a probabilidade de danos cerebrais mais cerios.

por esse motivo,não vemos capacetes de fibra sendo reutilizado apos um impacto, pois a estrutura do capacete esta danificada, o tornando inutil, ja os capacetes de plastico,apenas ficam arranhados e podem ser utilizados apenas trocando a espuma interna.

se os capacetes que quicam (plastico) fossem melhores, veriamos pilotos como rossi, pedrosa spies e etc os utilizado.

caso alguem diga "mas estes pilotos correm em circuitos fechados, onde os acedentes são diferentes",por favos assista as road races,que são campeonatos em que as corridas são feitas nas ruas das cidades e os impactos são os mesmo que vemos no dia a dia,pois qualquer queda, esles escurregam em direção ao meio fio,placas,postes e etc.

qualquer breve pesquisa na internet prova que o capacete quicar é errado.vários estudos comprovam que os capacetes de fibras são melhores justamente por não ter este problema.

abraço a todos.
DehCarmo
Moderador
Contato:

Pelo que me lembro de ter visto na facul em resistência dos materiais, o normal seria que os capacetes quicassem. Claro que dependendo do material do casco, seria mais ou menos, conforme um coeficiente de deformação.

Entendo que apenas formas fluídas não quicam, pois absorvem toda a energia do impacto. Até uma bola de ferro quica ao cair no chão, diferente de uma massa de pão que iria se espalhar.

Acredito que o que o shiranduarte quis dizer não foi que o de plástico injetado é melhor que um de fibra de carbono, mas que o de fibra também quica.

Experimentei um shark fechado e um aberto (não lembro os modelos) mas não eram de fibra. A abertura deles não era maior que o normal mas ainda assim não achei que deixava meu campo de visão reduzido. Se bem que a 180km/h nenhum capacete é capaz de possibilitar a visão necessária pra pilotar em segurança. :wink:

Só não comprei o shark ainda por falta de $$ :cry: :cry:
André

Imagem
dan_himself

DehCarmo escreveu: Experimentei um shark fechado e um aberto (não lembro os modelos) mas não eram de fibra. A abertura deles não era maior que o normal mas ainda assim não achei que deixava meu campo de visão reduzido. Se bem que a 180km/h nenhum capacete é capaz de possibilitar a visão necessária pra pilotar em segurança. :wink:

Só não comprei o shark ainda por falta de $$ :cry: :cry:
O Deh disso algo muito importante. Quanto mais rápido estamos, menos visão periférica temos, independente do capacete... A gente pode estar até sem capacete, indo rapido demais, você vai ter a famosa "visão de túnel", onde nosso campo de visão fica bastante limitado e reduzido...

[]s
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
brightmore

bom dia galera.

quando eu disse quicar, quis falar o seguinte.

o meu arai se cair das minhas mãos,e bater no chão ele sobe 3 Cm, um de plastico injetado quase volta para as mãos.

um capacete não é feito para ter resistencia para varios impactos, e quicar em todos eles, ele é feito para resistir a 4 em media,e as fibras se quebram.quando as fibras quebram, elas não deformam, a menos que seja uma batida muito brutal.

seu eu tivesse uma foto do capacetet batido do meu primo,vocês iriam entender.

fazendo pesquisas na internet é facil ver prq os de fibrar são mais seguros. alem de aguentar uma pancada maior, ele absorve o impacto, ao inves de "repelilo" como os de plastico enjetado.

o principal objetivo de um capacete, é diminuir a aceleração do cranio,alem claro resistir a fortes impactos.

é a mesma coisa com carros de fómula 1.

quando um carro de formula 1 bate tudo que é possivel quebrar,quebra para dissipar a energia do impacto sem passar para o piloto,caso contrario dependendo da intensidade, ele morreria.

os capacetes de fibra são iguais, quebrar o maximo possivel para dissipar a energia e não transmitila para a cabeça,porem, não viram pó como os carros de formula 1,eles matem o formato por causa do kevlar.

ja os capacetes injetados, são como os carros antigos,em uma colisão, pouco deforma,sem dissipar nenhuma energia, transmitindo tudo para o piloto.

se um capacete bater no chão e quicar pouco (ralativo a alturo),ele absorveu a aceleração da cabeça, se ele quicar muito você tera duas acelerações oq gerara mais dano ao cerebro.

não sou vendedor de capacetes, porem sou apaixonado por eles,e acho que segurança vem em primeiro lugar.
estudo muito sobre espotes a motor e tecnologia aeroespacial,e por isso que tenho este tipo de informação,não estou falando que sei de tudo,mas com certeza,eu não estou equivocado sobre esta minha opnião.

qualquer duvida sobre capacetes ou aviões é só me pergutar.

abraço a todos
brightmore

só mais uma coisa que eu esqueci de falar.

o efeito de visão em tunel não é comum a todos e com o passar do tempo, ela some, caso contrario, pilotos de caça não iriam ter uma boa performance e acabariam morrendo.

posso afirmar isso porque tenho alguns amigos que são pilotos de caça que me reposnderam não ter este efeito quando eu perguntei ha um tempo atraz.

acredito que 2000km/h a 50m é bem rapido, ainda mais se teverem que ler instrumentos, lançar armas e etc.
romulofloriano
Contato:

Olá pessoal..

Peguei um capacete com um primo meu. O capacete é um MRC, não sei o modelo.

Estava andando com ele aberto e uma rajada de vento deslocou a queixeira com muita força e fez ela cair no asfalto, para meu azar, apesar de não ter batido em nada ela foi esmigalhada por alguém que passou por cima.

Agora estou em busca do fabricante ou algo do tipo, onde eu possa conseguir uma nova queixeira para ele.

Tinha acabado de pegar o capacete com meu primo. Fiquei realmente muito chateado com isso.
Rômulo Floriano S. Ferreira
Analista de TI
shiranduarte

Brightmore: Cara, você está confundindo uma série de coisas.

Vamos começar: o DehCarmo explicou de forma simples e clara como os materiais respondem ao impacto e qual método de absorção/dissipação é o ideal para o uso em capacetes. Todo capacete quica. Deve quicar! Se um capacete quicar MUITO como uma bola de silicone, significa apenas que o material tem muita memória (retorna à forma inicial), e isso não é bom para um capacete, já que algo como o silicone deforma-se demais para ser ideal para a construção de capacetes.
É por isso que outros materiais mais resilientes (deformam-se o suficiente e ao mesmo tempo resistem mais a stress mecânico) são usados para a produção de capacetes. O plástico injetado é, sim, adequado para a produção de capacetes. Inclusive existem grandes marcas européias de capacetes que recebem selos exigentes como o DOT, e são feitos justamente de plástico injetado.

O problema dos capacetes baratos é a forma como são construídos, e por isso se quebram com mais facilidade. E é aí que o plástico injetado se livra de culpa.

Note que os capacetes de qualidade inferior, normalmente apresentam problemas de quebrar ao meio. Isso porque alguns são moldados em dois hemisférios. Quando o capacete quebra ao meio, a maior parte do impacto tem de ser absorvido por um material de baixa resiliência, que é o tal do Isopor (EPS). Com um capacete desses, apenas mesmo choques de baixa força G podem ser recebidos sem danos sérios ao cérebro. Outros capacetes de baixa qualidade, podem ser perfurados com muita facilidade e até mesmo se despedaçar em componentes essenciais como viseira e queixeira. Isso ocorre muito mais devido à baixa qualidade da construção do que apenas do material.

Outra coisa muito importante é que capacetes ruins possuem uma camada de isopor em formato inadequado ao crânio de uma boa parcela da população. Já que ele tem de ser mais grosso em um lado que em outro inclusive para ajustes de tamanho, numa pancada frontal, sobraria muito mais esforço para um determinado ponto da testa, ao invés de esse impacto ser distribuído o mais uniformemente possível pelo equipamento.

Capacetes de alta tecnologia e qualidade como Arai, Shoei, Shark, AGF, contam com cascos inteiriços, conformados em compostos de fibra de vidro, kevlar, fibra de carbono, etc, que são materiais muito duráveis e que portanto se deformam e dissipam o golpe - quicando - sem quebrar, e mantendo a integridade do acolchoamento interno e da cabeça do piloto.

Quando um vendedor disser que o capacete de tal marca NÃO QUICA ele estará mentindo, ou referindo-se a um péssimo capacete.

E pra finalizar logo, uma parcela MUITO MAIOR do que pagamos em um capacete está aplicada em: conforto auditivo sob certas velocidades, design, conforto visual (viseiras anti reflexo, anti UV, Anti-risco, Anti-fog), conforto táctil (forração em tecidos de última geração, espumas macias e antibacterianas) e grife do que em segurança propriamente dita.

Pouca gente sabe, mas o uso do capacete (inclusive os mais top de linha) consegue aumentar a taxa de sobrevivência do piloto em até - e somente até - 25% dos acidentes. Infelizmente.

E isso não me desestimula a comprar um Shoei que é muito mais bonito e confortável, e inclusive muito confiável, e só.

PS: Sobre a visão de túnel, ela não acontece apenas em situações de elevada força-G, mas principalmente em situações de stress mental. Quando estamos em altas velocidades, a sensação de perigo exige muita concentração e a pressão psicológica faz com que processemos melhor e mais rapidamente apenas o principal já que nossa visão sobrecarrega nosso cérebro. Assim, temos a sensação de só estar vendo uma pequena área adiante, formando a visão de túnel. Policiais e soldados sob stress em combates a pé, também apresentam essa condição com grande frequência.
Imagem
Monaski

Olá amigos,

Hj entrei na campanha para encontrar um capacete que sirva em um amigo, ele roda de moto a muito tempo, mas ele tem apelido de cabeça, e o mesmo faz jus... pois ele ainda não conseguiu encontrar um capa que sirva nele... para ser ter uma noção o 62 nem entrou...

Alguém sabe me informar onde encontro capacetes com numerações altas?!

:roll:
Imagem
Bromens
Colaborador

Monaski escreveu:Olá amigos,

Hj entrei na campanha para encontrar um capacete que sirva em um amigo, ele roda de moto a muito tempo, mas ele tem apelido de cabeça, e o mesmo faz jus... pois ele ainda não conseguiu encontrar um capa que sirva nele... para ser ter uma noção o 62 nem entrou...

Alguém sabe me informar onde encontro capacetes com numerações altas?!

:roll:
Rapaz tá difícil a situação do seu amigo...kkkkk

Derepente esse aqui dê nele:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9 ... QPBbtA&t=1
Bromens
Responder