Miau escreveu:a minha está com 12 mil e uns quebrados e do nada comecou a falhar o motor.. morria e voltava..
a principio achei q pudesse ser a bateria do chaveiro do sensor de presença, pois tenho instalado um bloqueador na moto.
troquei a bateria, todo faceiro.. e a moto normal.
ai quando fui arrancar em um sinal, a moto morreu e quase fui pro chao.. pq quando ela morre o freio motor te da uma desiquilibrada.
entao comecei a desconfiar do bendito sensor do pezinho.
em casa fiz uns testes e pude constatar que era ele mesmo.
como nao sou adepto de "cortar fio e fechar curto" e tambem por achar que o sensor tem importancia na segurança da moto, decidi mante-lo. mas achei muito caro um sensor novo, entao apelei para o "faça voce mesmo" sem gastar nenhum centavo.
ai vao os procedimentos desde diagnostico, detecção e solução definitiva.
diagnostico:
- motor morre subtamente, e volta..
- motor apaga ao engatar marcha..
- motor rateia as vezes..
teste:
- desmonte a carenagem do tanque da parte esquerda e desplugue o cabo do sensor.
- com um multimetro, insira as pontas de prova na parte traseira do conector do cabo do sensor até ficar firme.
- coloque o multimetro na posição de teste de continuidade.
- pressione lentamente o botao do sensor do pezinho e verifique se vai haver falhas na indicação de continuidade.
- nao havendo continuidade ou havendo falhas na continuidade durante o curso do botão, o sensor tem problemas.
- havendo continuidade, coloque o multimetro na posição de leitura de ohms, escolha 2 Mohms e pressione o botao do sensor. uma leitura otima é de 0 ohms. leituras a partir de 50 ohms indicam falha, pois mesmo o sensor estando ativo, está criando resistencia para a corrente, e o CDI pode enteder que o cavalete lateral está baixado nessa hora e cortar o motor.
solução:
- desconectar o sensor do pezinho da moto e remove-lo.
- com uma chave de fenda pequena, quebre todo o lacre do sensor, que é feito de uma cola escura na parte de dentro até aparecer a tampa branca de plastico.
- solte os parafusos da tampa branca.
- remova a tampa branca com cuidado, com o auxilio de uma pinça puxando por um dos furos de parafuso na tampa branca, tendo o cuidado de nao perder as peças internas.
- uma vez removida a tampa, solte a mola do embulo do eixo do botão.
- agora remova a placa de metal que faz o contato.
- remova a mola da placa de metal. geralmente o problema do sensor ocorre por esta mola da placa ficar enferrujada(foi o meu caso) e perder a capacidade de empurrar a placa contra os pinos de contato.
- lave todas as peças, com excessao da tampa branca, com querosene. remova qualquer residuo que possa causar o efeito de arranhao no sistema do embulo.
- depois de secas, lixe a superficie da chapinha de metal com uma lixa bem fina até ficar bem limpa e sem a marca do arranhão. isso vai garantir um contato mais proximo do perfeito possivel.
- lixe as pontas metalicas de contato da tampa branca. essas pontas é que fecham curto na placa de metal.
- com o botao do sensor na posição de pressionado, aplique graxa no eixo do botao para promover vedação para que a agua de chuvas nao entre por ali.
- instale molas novas que sejam perfeitamente equivalentes, de preferencia de aço, tanto no embulo quanto a que vai na chapinha. antes de instalar as molas, eu passei graxa nelas, pra proteger da oxidação.
- remonte todo o sensor tendo cuidado para nao sujar de graxa a placa metalica de contato.
- teste novamente com o multimetro na posição de continuidade. o ideal é que a continuidade nao falhe em nenhuma parte desde o inicio do curso do botão até seu fim, falhando apenas quando estiver todo solto.
- depois de aparafusar a tampa branca, aplique cola quente de silicone por cima dela, vedando as laterais, colocando cola até formar uma tampa que nao passe da altura da base onde vc aparafusa o sensor na moto.
- agora é só recolocar na moto e ser feliz.
abraços
Fotos by Cuba =)
Mirage 250: Sensor do pézinho de descanso
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
agpcardoso
- Contato:
O meu sensor do pezinho está ok mas por prevenção, SEM DESMONTAR gostaria de saber se posso aplicar graxa nele. Se sim qual graxa vcs indicam, ouvi umas pessoas falarem sobre uma graxa azul.
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
2ª Mirage 250cc 2012
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Cardoso, se você não quer desmontar o sensor, o que podes fazer é lubrificar com óleo fino, pois a graxa não irá entrar pelo êmbolo. Então, o que podes usar para aliviar o possível problema futuro é aplicar WD40 e/ou similar. Mas esses desingripantes tem poder de dissolver óleos e isso pode comprometer um pouco a graxa que tiver dentro do sensor. Se pelo menos você desparafusar o sensor do local, pode coloca-lo em pé de forma a fazer escorrer um outro tipo de óleo fino, como o óleo "singer", daquele usados em máquinas de costura.
A graxa azul é recomendada para rolamentos por suportar melhor as variações de temperatura. Não vejo problema em usá-la aqui, mas teria que seguir o tutorial, desmontando o sensor.
A graxa azul é recomendada para rolamentos por suportar melhor as variações de temperatura. Não vejo problema em usá-la aqui, mas teria que seguir o tutorial, desmontando o sensor.
-
agpcardoso
- Contato:
Valeu a dica.
Eu tenho oleo spray motul para corrente.
O q acha de eu utilizar no sensor?
Eu tenho oleo spray motul para corrente.
O q acha de eu utilizar no sensor?
jirschik escreveu:Cardoso, se você não quer desmontar o sensor, o que podes fazer é lubrificar com óleo fino, pois a graxa não irá entrar pelo êmbolo. Então, o que podes usar para aliviar o possível problema futuro é aplicar WD40 e/ou similar. Mas esses desingripantes tem poder de dissolver óleos e isso pode comprometer um pouco a graxa que tiver dentro do sensor. Se pelo menos você desparafusar o sensor do local, pode coloca-lo em pé de forma a fazer escorrer um outro tipo de óleo fino, como o óleo "singer", daquele usados em máquinas de costura.
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
2ª Mirage 250cc 2012
Galera, só pra ter certeza se tenho esse problema na minha Moto.. a luz do EFI fica acesa quanto tem algum problema desse tipo?
Porque minha Mirage ás vezes da uma falhada, perdendo potencia, como se quisesse morrer, mas ela nao apaga literalmente.
E a luz EFI fica sempre, sempre toda vida acesa.
Porque minha Mirage ás vezes da uma falhada, perdendo potencia, como se quisesse morrer, mas ela nao apaga literalmente.
E a luz EFI fica sempre, sempre toda vida acesa.
Mirage 250 12/13
Nao.. pq esse sensor na verdade está mais pra interruptor.. ele nao é usado pra calculo de injeção e sim como interruptor de segurança.
Vc vai ver milhares de post q indicam como verificar o codigo de erro da FI..
pesquise
=)
ahh sim.. quanto ao tipo de graxa pro interruptor do pezinho. . A azul é a melhor mas nao pra esse caso.. pois a azul sai facil em contato com a água.
A recomendada é a branca pois sua propriedade é justamente ser resistente a agua.
Vc vai ver milhares de post q indicam como verificar o codigo de erro da FI..
pesquise
=)
ahh sim.. quanto ao tipo de graxa pro interruptor do pezinho. . A azul é a melhor mas nao pra esse caso.. pois a azul sai facil em contato com a água.
A recomendada é a branca pois sua propriedade é justamente ser resistente a agua.
Opa, o problema na minha magrela era o retificador mesmo... tipico de Mirage.
Porém, preventivamente ja fiz esta revisão do sensor, isolei com fita isolante liquida, lubrifiquei com graxa branca e deu uma leve lixada nos contatos, ficou zero. Realmente o sensor estava bem degradado, e possívelmente iria dar problema futuramente.
Porém, preventivamente ja fiz esta revisão do sensor, isolei com fita isolante liquida, lubrifiquei com graxa branca e deu uma leve lixada nos contatos, ficou zero. Realmente o sensor estava bem degradado, e possívelmente iria dar problema futuramente.
Mirage 250 12/13
Mas a graxa recomendada é a branca pois é resistente a agua.
a azul ja sai facil com agua.
a azul ja sai facil com agua.
So pra ressaltar.. o problema que dá é que a mola enferruja e se parte la dentro.
depois que reparei o meu.. nunca mais tive problema com isso.
na verdade.. problema eu teria se tivesse feito jumper nele.. pois varias vezes tentei sair com a moto com o cavalete baixado
depois que reparei o meu.. nunca mais tive problema com isso.
na verdade.. problema eu teria se tivesse feito jumper nele.. pois varias vezes tentei sair com a moto com o cavalete baixado