Transferi a discussão sobre história para o tópico "História das Motocicletas" criado pelo M. Valentim la no "Motociclisto em Geral". Vamos manter a discussão aqui no comparativo entre a 883 e a 750.
jirschik escreveu:Plágio? Entre quais motos? Essas duas aqui?
Por favor, corrija-me, se eu estiver comparando com o modelo errado de HD883.
Admito que Shadow RS é legal, mas é só isso, ela é inspirada diretamente na Sportster, só que menos equipada, já que tem transmissão por corrente e freios a tambor na traseira, provalvemente para reduzir o preço de revenda e poder competir com a Sportster, ou para mais uma vez, lezar o consumidor seduzido pela Honda, oferecendo menos por mais.
Se eu fosse um executivo da Honda eu faria o seguinte: Compraria a Harley Davidson (vale 70 bilhoes de dólares, segundo a Globo news, programa Mundo SA) e parava com esse negócio de Shadow,(pq como o próprio nome já diz,vai ficar sempre na sombra da HD),e assim poder se dedicar ao seu mercado mais fiel: os proprietários de CG...
“The Eagle Soars Alone” "Classic Rider Walk Alone"
Valentim, quando penso em plágio, eu comparo alguns detalhes, como o tanque da HD-VRoad com o da Hyosung-GV650, e um pouco do radiador. Mas não vejo grandes semelhanças entre essas duas (HD-Sportster e Honda-Shadow RS).
Item / HD-Sportster / Honda-Shadow RS
--------------------------------------
Roda e pneu dianteiro / fino / grosso
Roda e pneu traseiro / de liga, fechada / raiada
Escapamentos / duplo, separados / duplo, próximos
Filtro de ar / oval / forma de gota
Transmissão secundária / correia lado direito / corrente? lado esquerdo
Refrigeração / à ar ou óleo? / água
Pedaleiras / adiantadas / recuadas
Tanque de combustível / estilos diferentes
Isso só de olhar nas fotos. Se for pensar assim, tem um monte de outras motos para colocar nessa lista.
Porque o comprador da Honda seria lesado? A Honda é uma empresa mundial e tem um range de motocicletas grande, desde as simples Pop, Lead, Biz até as CBR, GoldWing, VTX1800. Cada uma delas com a tecnologia e preço de dispositivos que o consumidor daquela classe possa pagar. Já pensou em quanto ficaria caro um freio ABS em uma Honda POP? Seria um 'mico'. Então usam freio à tambor que é barato e eficiente para frear um veículo daquele tamanho. Sabidamente o freio dianteiro deve ser mais exigido e usado que o traseiro, para que a roda traseira não trave e perca-se o controle. Na frenagem, sabes que a traseira ficará mais leve e ao meu ver um freio à disco na traseira contribuiria para facilitar esse travamento, nesse estilo de moto.
Se a Honda tem um "público fiel de CGs, Titãns, Lead, Pop, Biz" e outros modelos de cilindrada inferior à 200cc é porque isso VENDE e é isso que fez a Honda no mundo inteiro. Ela preferiu investir no desenvolvimento de diversos modelos para atender as diversas pessoas, gostos, bolsos, do mundo. Afinal, não é com a venda de CBRs e GoldWings que a Honda se mantém. Ao contrário, a HD firmou-se em 1 ou 2 estilos de motos mais potentes e, para compensar os custos, investiu também na venda de acessórios para motos, vestuário e produtos variados com seu emblema, entre copos, botas, relógios, etc.
Ainda bem que as duas empresas existem, para poder satisfazer bilhões de gostos diferentes que existem no mundo. É inimaginável acreditar que eu possa receber uma pizza, documentos ou peças que compro e peço para entregar em minha casa, por um MotoBoy pilotando uma moto de alta cilindrada.
E você continua dizendo que não é um apaixonado pela marca HD...
É verdade esta é mais uma autêntica e original moto custom da honda(como a Mirage também é), vc tem toda a razão, vc me convenceu agora. Me desculpe a minha opinião apaixonada e irracional. Só tenho dúvida de onde vem o RS, seria Roadster Sportster? Não sei...
Ah gostaria de comentar sobre a relação da Honda com seus usuários, razão que disse que o consumidor é lesado por vezes aqui no Brasil.
Essa tendência da Honda de não respeitar seus clientes é uma verdade, é só vc observar com mais atenção.
No site "reclame aqui" existem mais de 800 reclamações sobre as motocicletas Honda, quem conheçe este site, sabe que as empresas que tem alguma preocupação com suas vendas e seus futuros clientes, pelo menos de se dão ao trabalho de responder, menos, é claro a dita cuja.
A última vez que fiz uma comparação sobre o produto vendido pela Honda com suas concorrentes diretas, ou seja, motos asiáticas, finalmente percebi como seus usuários são lesados: Pelo mesmo preço da moto mais vendida no país, vc leva uma moto superior, com freio a disco dianteiro, partida elétrica, painel completo,(inclusive com indicador de combustivel e de marcha), indicador de nivel de óleo do motor(coisa inexistente na honda até hoje), etc.
Se isso não é lesar o pobre do consumidor, que vem sendo enganado até hoje com essa balela de "moto é honda" não sei o que é... Depois afirmam que os Harleyros são apaixonados e irracionais.
Acho, finalizando o assunto de minha parte, que a Honda é uma ótima montadora de motos populares(ou será que a Yamaha e Suzuki, são melhores?), mas quando o assunto é custom, cruiser, ou seja lá como querem chamar, não existe termo de comparação com HD, uma empresa genuinamente fabricante de Motocicletas custom, desculpe, digo, Harleys...
“The Eagle Soars Alone” "Classic Rider Walk Alone"
Sou obrigado a confessar que não conhecia essa RS. Mas também que ela não me agradou. Das duas, como gosto pessoal, não teria nenhuma. Fico ainda com a 750 aero.
Antes que alguém diga que é uma heresia não querer a HD eu repito o que meu amigo Santista disse em outro tópico: "uma moto é só uma moto". O que faz dela um símbolo de liberdade é o motociclista. Não é um motoqueiro, cgzeiro, harleyro, bikero, customzeiro, trilheiro, pois o que é necessário em primeiro lugar é respeito. Essa é a diferença para um motociclista pra quem ai não sabe. E isso tá naquele vídeo que o Valentim postou, que vejo muito mais em motociclistas de outras motos do que nas HD. Porquê? Porque contra uma quantidade enorme de outras motos, só conheço um cara que roda de Harley com esse espírito, e sempre com outros tantos de outras marcas.
Quanto as reclamações, pesquise a quantidade de reclamações da Brastemp contra a Falmec-Smeg. Claro que a Brastemp terá uma quantidade muito superior, mas quem vende mais? Como já falei anteriormente, não acho a Honda uma maravilha, da mesma forma não penso isso de nenhuma montadora. "Moto é Honda", "Custom é Harley", "Trail é BMW", "Esportivo é Ferrari", "Jeep é Land Rover". Quem acredita nisso é quem gosta de campanha publicitária ou usa cabresto.
Voltando ao tópico, a 750 é uma excelente moto. Não fica atrás de nenhuma em relação a qualidade de fabricação. Da RS, ao que pude perceber, além do quadro, transmissão, rodas e possivelmente a bengala e mais alguns itens "de visual" acredito que há muito em comum com a aero e assim possa ser uma boa moto. Se tivesse mesmo que escolher uma delas, teria de fazer um bom test drive com ambas pra decidir.
Eu tenho uma Sportster e só trocaria a minha moto por outra Harley-Davidson... mas, e sempre tem um "mas" (como li em outro tópico), tem uns camaradas meus que dizem a mesma coisa de suas Hondas, Kasinskis, kawasakis entre outras. O barato de andar de moto é a diversidade de marcass e opções em modelos e estilos.
Mas melhor que tudo isso, mesmo, é que todos saem ganhando. O mundo é assim, o que falta é respeito pelo outro (nacionalidade, cor, moto, time, religião, etc). São essas coisas que nos fazem únicos e interessantes.
E esse tipo de discussão (ao contrário de nossas motos)não leva a lugar nenhum. Agora, que tô aprendendo muito com o tópico, isto eu estou.
Abraços,