Olá, primeiramente um feliz ano novo a todos(as).
Hoje na praia, litoral norte do RGS, indo a um supermercado observei uma moto da kasisnki, uma comet 250 com um dispositivo adaptado é claro, pois não vem nela e como ela usa o mesmo motor da moto que estou no consórcio, uma mirage 250, isso me deixou curioso, até para depois que passar a minha garantia fazer o mesmo. O negócio é uma espécie de cooler, ou um mini elétroventilador no radiador de óleo da moto.Como sou curioso e atento a estas coisas mecânicas e sendo para otimizar o funcionamento ou aliviar o aquecimento, principalmente quando no trânsito engarrafado eu fui perguntar ao dono como ele fez isso? segundo relato deste ele colocou uma espécie de cooler no radiador de óleo da moto. Fixou um ventiladorzinho por traz, com um minisuporte da mesma forma de como é preso o ventilador dos radiadores dos carros. O que me deixou admirado foi os materiais usados. 1º ele adaptou um ventiladorzinho de secador de cabelo com o respectivo motor, que segundo ele gira muito mais rápido; 2º ele furou na parte de cima da colméia do radiador de óleo e fez um furo e rosqueou uma guia com cola para junta de motor de carro; nesta guia, por dentro há uma outra rosca e nesta ele prendeu um sensor de temperatura com dois terminais saindo; 3º fez as ligações elétricas e pronto. O proprietário da comet 250 me diz que aos 90 graus de temperatura aciona o elétro ventiladorzinho.
Se não esqueci dos detalhes é mais ou menos isso.
Agora pergunto ao amigo jirschik, pelo que observo conhece muito de dispositivos elétricos/eletrônicos, técnicamente acho que é fácil fazer isso?
Uploaded with ImageShack.us
O sensor de temperatura que faz ligar o elétroventilador ta colocado se não me engano em cima no detalhe circular à esquerda da colméia.
Bem, vamos fazer um "brainstorm" para analisar isso, e com a discussão poderemos chegar a outras perguntas e respostas. Não sou o dono da verdade, mas o que procuro fazer é usar meus conhecimentos como Eng.Eletrônico em uma máquina mecânica, de forma à melhorar seu funcionamento, se possível. Será ótimo se outros colegas que conheço, como o Santista e o JBrigagão para darem suas opiniões como conhecedores de mecânica.
Essa adaptação foi feita em uma Kasinski Comet250, certo? É o mesmo motor usado na Mirage250 e se não me engano há diferença apenas na carburação. Mas é realmente necessária essa adaptação? Talvez o dono use-a muito dentro das cidades, com trânsito congestionado e não tenha uma boa refrigeração do óleo. O efeito disso é sentido com a dificuldade na troca de marchas. O óleo muito quente, assim como o óleo velho, fica "fino" e deixa o câmbio duro. A diferença é fácil de sentir quando pegamos chuva na estrada e o óleo resfria mais rápido.
Vamos admitir que esse dispositivo é funcional e melhora o funcionamento do motor. Há basicamente 2 formas de resfriar com ar: Empurrando ar frio ou Puxando o ar quente do radiador. Pelo descrito (e foto), o ventilador foi instalado na parte posterior do radiador.
Se ele for instalado de forma a "empurrar" ar frio para o radiador, vai ter que puxar esse ar frio de algum lugar, pois atrás do radiador fica a tampa do cilindro dianteiro, que deve desprender algum calor. Além disso, durante a condução do veículo, terá ar sendo empurrado por trás pelo ventilador e empurrado pela frente de forma natural pelo deslocamento do veículo. Isso vai deixar estranho o fluxo de ar.
Se o ventilador for instalado de forma a "puxar" o ar quente do radiador, vai ter que direcionar esse ar para algum lugar através de uma mangueira, pois acredito que não seria bom forçar ar quente na tampa do cilindro dianteiro ou carburador, que está ali perto. Se estiver com a moto parada no trânsito e o ventilador ligar, o ar quente também deverá ser sentido nas pernas.
Existem diversos modelos de ventiladores de 12~14Vdc usados em computadores e outros equipamentos eletro-eletrônicos. Podem ser facilmente encontrados em lojas de componentes eletrônicos, como na Rua Sta.Ifigênia/SP/SP. No Google, procure por "cooler para computador". A corrente consumida por esses ventiladores, não deve sobrecarregar o retificador. Mas deve ser ligada de forma a funcionar apenas com o motor ligado, ou seja, sendo comandado pela chave de ignição.
O sensor de temperatura, ou "cebolinha", deve ter diversos pontos de acionamento. Neste caso o dono da moto disse que é acionado ao atingir 90'C. Será que esta é a temperatura boa para a ventoinha ser acionada? Eu não tenho dados sobre a temperatura do óleo no funcionamento do motor. Esse é mais um item para pesquisar. Talvez uma opção aqui, seja medir a temperatura externa do radiador e assim instalar um sensor de temperatura (PTC ou NTC) na carcaça do radiador. Neste caso, teria que desenvolver um circuito eletrônico para comandar o acionamento da ventoinha em função da temperatura e, neste caso, teríamos a vantagem de poder regular a temperatura de acionamento.
É isso! Se quiser fazer do jeito que você viu instalado, não é dos projetos mais difíceis. O ponto de atenção vai para o tamanho da ventoinha que precisa caber atrás do radiador e escolher o sensor de temperatura, que poderia ser escolhido em uma loja de auto peças, ou até mesmo consultando um mecânico de auto-elétrico. Vai precisar também de um relé como interface entre o sensor de temperatura e a ventoinha, da mesma forma que precisa de relé para ligar uma buzina mais potente.
Possivelmente eu criei mais perguntas do que respostas, certo!? Hehehehe... Mas esse é o caminho para decidir se deve realizar o projeto e como realizá-lo.
jirschik, poxa! agora se criou um nó...rs Mas tem um ítem aí que vc não falou nesta lista de perguntas e eu lembrei de algo também, a mirage injetada tem uma sonda lâmbda que entre outras coisas lê a quantidade das moléculas de oxigênio que saem da câmera de combustão e se esta leitura for afetada pelo resfriamento não ideal, digamos abaixo da faixa ideal acho que alteraria a leitura da centralina da moto, alterando o consumo tb?
Agora voltando a enjambra lá do carinha...rs a ventoinha é atras e deve ser de puxar o ar da frente para tras, jogando, com isso, aonde?...rs na cebeça do comando de válvulas a aletas do pistão dianteiro. É tecnicamente uma solução aparentemente boa para uma coisa e que talvez afete para pior outras coisas...rs
Ainda bem que existe neste forum pessoas tecnicamente mais capacitadas para sanarmos estas dúvidas, até para evitar de fazermos alguma K....ada...no futuro...rs
Um abraço!
Olá pessoal, é bom estar postando aqui novamente !!
Sou de curitiba e tenho uma mirage ano 2005, comprei ela faz 1 ano, estava lendo no forum e vi alguns problemas semelhantes mais não achei solução
Minha mirage esta com dificuldade de partida a friu,
acabei de trocar a bateria, o motor de arranqe gira perfeitamente, porem parece que não tem gasolina dentro do motor! mesmo acelerando e puxando o afogador(geralmente quando faz isso o motor de arranque gira mais facil, porem isso não aocntece), ai depois de um tempo dando a partida ele começa a querer pegar. Ja abri e limpei o carburador, está perfeito, e tambem testei a bomba de gasolina, as velas estão boas, porém o proximo passo para tentar resolver isto é troca-las. Os chicotes não estão presos em nada e nem as mangueiras de gasolina.
O mais estranho é que isso acontece apenas as vezes, tem dias que ela liga perfeitamente, como hoje.
Estou observando a inclinação em que deixo a moto, até agora percebi que quando deixo dela estacionada em um aclive, com a frente no alto, ela pega mais facil.
Logo que peguei a minha Mirajóvska, senti a mesma dificuldade na partida com o motor frio. Fui até o mecânico e o problema foi resolvido em 30 segundos de conversa, sem precisar gastar dinheiro ou mecher na moto.
O mecânico me fez uma pergunta: quando você para a moto e e ela vai ficar parada por mais de uma hora, você fecha a torneira do combustível?
A minha resposta foi um sonoro não!
Então o mecânico disse: sua moto sofre do "mal da Mirage"... as Comet também sofrem desse mal... é um tipo de calço hidráulico, as bóias dos carburadores encharcam e deixam escorrer gasolina para o motor, causando um afogamento, uma espécie de calço hidráulico.
Passei a fechar a torneira de combustível quando deixo a moto parada por mais de uma hora e não tive mais problemas com a partida a frio.
Senhores, voltando do trabalho hj de manhã aconteceu uma coisa que me deixou um pouco intrigado, mas acredito ser coisa simples.
Estava com um pouco de pressa, pq tinha uma chuva na minha cola, e tinha enrolado bem o cabo do acelerador, e começou a acontecer o seguinte: toda vez que eu parava num sinal, estando no neutro ou com a embreagem apertada, as rotações do motor, que sempre ficam na casa de 1.500 rpm com a moto parada ficavam oscilando, subindo para 2.000 - 2.500 rpm, quase 3.000.
Subia e descia, irregularmente.
Cheguei no estacionamento, desliguei a moto e fui pra casa, pq precisava dormir depois da noitada de trampo... no começo da noite, voltei pra pegar a moto e ir buscar meu filho, e a moto comportou-se normalmente, sem oscilar nas RPMs.
Já tinha acontecido isso outra vez, há algum tempo atrás.
Alguém sabe me dizer o que é e se é algo que eu mesmo posso solucionar?
Se a moto é EFI, eu acredito que muitas dessas falhas são relativas a alteração de temperatura em sensores ou na ECU. Um ponto que sabidamente tem falha na Mirage EFI é o retificador, que é fraco e com o aquecimento, tem seu funcionamento alterado e fornece uma tensão errada (flutuante) para a ECU que é um dispositivo digital que precisa de energia "limpa". Uma das dicas para apostar em temperatura é o fato da moto ter funcionado sem problemas no dia seguinte.
Eu sugiro a troca do retificador, como indicado no tópico de "problemas elétricos". Deverá investir uns R$150,00 e ficará mais tranquilo quanto a isso. Depois continue a análise.
Quando eu fazia manutenção de equipamentos eletrônicos e a reclamação era algo do tipo "...o defeito aparece depois de 15min ligado e depois que desligo por 2 horas ele volta a funcionar, mas dá defeito de novo após 15min...", usava uma técnica para descobrir componentes eletrônicos que poderiam estar causando o defeito por superaquecimento. Então, com o aparelho ligado, eu "varria" os componentes eletrônicos com um fluxo de ar quente, até encontrar o componente que costumeiramente estava "fritando", e aplicava um "spray congelante". Se após o spray o defeito sumisse, então trocava o componente em questão. Esta talvez seria uma técnica para simular defeitos na moto, focando a análise na ECU, Retificador, sonda lâmbda, etc.
A moto vai para a última revisão na CC na semana que vem, por conta da garantia, que já está no fim.
Vou ver com o mecânico (ai meu Deus) sobre esse problema... saindo da garantia, já troco esse retificador e faço outras correções!
É... acho que a coisa tá ficando séria mesmo, pq acabei de pegar a moto para levar o meu filho pra casa da mãe, ela passou um bom tempo "engasgando", quando eu acelerava um pouco mais, principalmente entre a 1a e a 2a marchas, mas também na 3a.
Tô começando a ficar cabreiro... sabe quando vc acelera na manha, sem exagerar, só para andar um pouco e fazer a troca?
Pois então... a moto dá uma "engasgada".