Shadow 600: Óleo, filtro, O-ring, etc

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
Filhodobar
Contato:

Pois é, Ricardo... tb estou cogitando ser erro na quantidade de óleo mesmo, pq pela lógica, eu teria que sentir, nem que fosse pelo cheiro, esse óleo sendo queimado.

Fumaça branca não há, nem discretamente.

Vazamentos aparentes também não... tenho o hábito de sempre verificar se tem mancha de óleo embaixo da moto, nos lugares onde estaciono, e nada.

A única explicação lógica e simples que tenho encontrado é que talvez o nível de óleo tenha sido colocado errado, vamos dizer, uns 300 - 400 ml à menos, e a moto baixou mais uns 200 - 300 nesse período.

O que foi completado foi 700ml, agora consegui ver com exatidão pelo meu medidor.

Vou fazer o seguinte: agora que completei o óleo, e como não está "fumando", vou rodar com ela mais uns 500km, nos próximos dias, e ver se o óleo irá baixar ou não.
Na sequência, quando atingir 2.000km, faço a troca de óleo e filtro novamente, e observo.
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
wagner_salsa

A minha também baixa o óleo da mesma forma e não tem vazamentos aparentes no motor nem está soltando fumaça branca. Como nunca descobri qual a causa desse problema, troco o óleo a cada 1500 km, para evitar maiores problemas.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.
Filhodobar
Contato:

wagner_salsa escreveu:A minha também baixa o óleo da mesma forma e não tem vazamentos aparentes no motor nem está soltando fumaça branca. Como nunca descobri qual a causa desse problema, troco o óleo a cada 1500 km, para evitar maiores problemas.
Bom saber, Wagner... hj fui trabalhar e voltei com a moto, enrolei o cabo, procurei vazamentos, procurei sinais de óleo e fumaça saindo pelo escapamento (joguei o giro lá em cima, com ela na neutra), e nada.

Enfim... vou continuar rodando e trocando o óleo normalmente.

Qualquer coisa, futuramente abro esse motor e vejo as vedações.
Imagem
RicardoCurth

Pois é, na dúvida fui conferir a marcação do meu óleo hoje.
E não é que não consegui verificar nada? A vareta parece ser pequena de mais. Apelei para o dedo e mesmo assim não senti óleo nenhum no cárter.

Bem que o manual diz que o óleo baixo no cárter pode ser o consumo normal.
Shadow 99, ex-Intruder 125
Filhodobar
Contato:

É de assustar mesmo, né?
E sério, não acho que tenha checado errado...
Imagem
RenanSP

Eu acho normal. A minha também abaixa um pouco do óleo sem nenhum outro defeito aparente.

Mas por desencargo de consciência, o fluído de arrefecimento está "limpo"? Já vi casos de misturar óleo na agua e agua no óleo.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Filhodobar
Contato:

RenanSP escreveu:Eu acho normal. A minha também abaixa um pouco do óleo sem nenhum outro defeito aparente.

Mas por desencargo de consciência, o fluído de arrefecimento está "limpo"? Já vi casos de misturar óleo na agua e agua no óleo.
RenanSP, está limpo tb.
Enfim, depois de trocar muita idéia pessoalmente com amigos motociclistas, fiquei mais desencanado.
Um amigo trabalhava na indústria automotiva e me disse que aprendeu em alguns cursos que a queima do óleo pode ser causada simplesmente pela troca da marca do óleo... disse que na sua Suzuki DR 800 98, nas primeiras trocas, chegava a baixar 1L de óleo (ela tem capacidade de 2,7L) à cada 1.000 Kms, e ficou assustado.
O proprietário anterior usava Mobil, e ele passou a usar Motul, e foi assim até a 3a ou 4a troca.
Enfim... a moto tá andando pra baralho, e fiquei mais desencanado.
Imagem
Vitor_Coutinho

Caras, troquei o óleo da minha sombra esta semana com 3 mil km, o filtro vou deixar pra trocar com 6 mil, conforme li aqui no forum mesmo. Só estou com a seguinte dúvida, o filtro que está nela é original honda. Estive olhando algumas alternativas mais em conta e achei filtros das marcas Metal leve e Tecfil. O que vocês podem me dizer sobre? Alguém já utilizou algum filtro dessas marcas, ou de outra paralela? Compensa?
RenanSP

Vitor_Coutinho escreveu:Alguém já utilizou algum filtro dessas marcas, ou de outra paralela? Compensa?
Desconheço essas marcas...

Mas utilizo filtro da marca FRAM na minha Shadow e nunca tive o que reclamar. Custa entre 20 e 25 reais...

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Vitor_Coutinho

RenanSP escreveu:
Vitor_Coutinho escreveu:Alguém já utilizou algum filtro dessas marcas, ou de outra paralela? Compensa?
Desconheço essas marcas...

Mas utilizo filtro da marca FRAM na minha Shadow e nunca tive o que reclamar. Custa entre 20 e 25 reais...

Abs.

OK!
Thanks bro..
Vou dar um procurada por essa marca tbm!
Responder