Kansas 150: Com o quadro quebrado

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
jeff_km

fjruthes escreveu:Na minha opinião.. Pode ser o mau uso que for, não explica o quadro quebrar... ainda mais nessa posição... Isso é resultado de uma péssima qualidade...
Olá, pessoal
Esta é minha primeira postagem aqui, mas estamos discutindo essa questão no fórum da dafra, no tópico Chassi Quebrado.
Eu também tinha opinião que essas quebras de quadro seriam casos de uso abusivo ou até manobra de alguém para desacreditar a marca, mas agora apareceram casos de até participantes de nosso fórum, mudei de opinião e acredito que possa existir uma causa para isso estar acontecendo com as kansas:
Nossas motos possuem os amortecedores traseiros instalados em uma posição bastante inclinada, que não permite que os amortecedores atuem como deveriam. Para absorver os impactos, eles deveriam ficar mais em pé, como são instalados na mirage 150. Porque estão nessa posição, eles não são comprimidos, e todo o impacto que deveria ser amortecido acaba sendo aplicado diretamente ao quadro.
Então, essa mudança na inclinação dos amortecedores transformou nossa moto em uma rabo-duro, apesar de ter um chassi projetado para trabalho com o amortecimento da suspensão. Esse pode ser o vício oculto por trás desses problemas.
Convido a todos a participar da discussão e alertar a todos os colegas donos de kansas 150 a respeito deste risco. Na fase inicial, a rachadura no quadro é detectável por instabilidade em curvas, sintoma que pode ser confundido com folga nas buchas da suspensão.
Participo na discussão no forumais dafra com o nick Jeff, quem tiver qualquer dúvida pode entrar em contato que responderei com prazer. A propósito, estamos agendando uma reunião com um advogado para a segunda semana de janeiro aqui em sp - capital justamente para analisar maneiras de fazer a fábrica tomar uma atitude, quanto mais participantes, melhor.
Um abraço,
Jeff
PS:
Aproveitando para responder à questão do Dan sobre como fortalecer o quadro, um dos participantes do nosso fórum instalou um reforço depois que o quadro dele rachou, felizmente ele percebeu antes de sofrer um acidente. O quadro pode ser reforçado no próprio local onde aparece a quebra com a instalação de um perfil U, mas essa é uma solução complicada e que pode trazer outros problemas se não for bem feita. Acredito que a solução mais prática seja alterar a posição de fixação dos amortecedores na balança, sem mexer no quadro, mas provavelmente isso implicará na instalação de amortecedores um pouco mais curtos. De qualquer forma, a melhor solução é o fabricante providenciar novos quadros corrigidos para todos os proprietários, independente de terem sido motos de segunda mão (também é o meu caso) ou de terem sido reforçados pelos proprietários (poderiam alegar que com isso perderíamos o direito ao reparo...)
...and there's no time for fussing and fighting, my friend...
dan_himself

jeff_km escreveu:
fjruthes escreveu:Na minha opinião.. Pode ser o mau uso que for, não explica o quadro quebrar... ainda mais nessa posição... Isso é resultado de uma péssima qualidade...
Olá, pessoal
Esta é minha primeira postagem aqui, mas estamos discutindo essa questão no fórum da dafra, no tópico Chassi Quebrado.
Eu também tinha opinião que essas quebras de quadro seriam casos de uso abusivo ou até manobra de alguém para desacreditar a marca, mas agora apareceram casos de até participantes de nosso fórum, mudei de opinião e acredito que possa existir uma causa para isso estar acontecendo com as kansas:
Nossas motos possuem os amortecedores traseiros instalados em uma posição bastante inclinada, que não permite que os amortecedores atuem como deveriam. Para absorver os impactos, eles deveriam ficar mais em pé, como são instalados na mirage 150. Porque estão nessa posição, eles não são comprimidos, e todo o impacto que deveria ser amortecido acaba sendo aplicado diretamente ao quadro.
Então, essa mudança na inclinação dos amortecedores transformou nossa moto em uma rabo-duro, apesar de ter um chassi projetado para trabalho com o amortecimento da suspensão. Esse pode ser o vício oculto por trás desses problemas.
Convido a todos a participar da discussão e alertar a todos os colegas donos de kansas 150 a respeito deste risco. Na fase inicial, a rachadura no quadro é detectável por instabilidade em curvas, sintoma que pode ser confundido com folga nas buchas da suspensão.
Participo na discussão no forumais dafra com o nick Jeff, quem tiver qualquer dúvida pode entrar em contato que responderei com prazer. A propósito, estamos agendando uma reunião com um advogado para a segunda semana de janeiro aqui em sp - capital justamente para analisar maneiras de fazer a fábrica tomar uma atitude, quanto mais participantes, melhor.
Um abraço,
Jeff
PS:
Aproveitando para responder à questão do Dan sobre como fortalecer o quadro, um dos participantes do nosso fórum instalou um reforço depois que o quadro dele rachou, felizmente ele percebeu antes de sofrer um acidente. O quadro pode ser reforçado no próprio local onde aparece a quebra com a instalação de um perfil U, mas essa é uma solução complicada e que pode trazer outros problemas se não for bem feita. Acredito que a solução mais prática seja alterar a posição de fixação dos amortecedores na balança, sem mexer no quadro, mas provavelmente isso implicará na instalação de amortecedores um pouco mais curtos. De qualquer forma, a melhor solução é o fabricante providenciar novos quadros corrigidos para todos os proprietários, independente de terem sido motos de segunda mão (também é o meu caso) ou de terem sido reforçados pelos proprietários (poderiam alegar que com isso perderíamos o direito ao reparo...)
Jeff, obrigado por aparecer por aqui e obrigado pelas explicações. Acompanho seus posts ha muito tempo no outro forum, apesar de não ser registrado lá. Você realmente entende do assunto e suas contribuições serão muito bem vindas por aqui.
Por favor deixe um feedback depois desse papo com o advogado...

Enorme abraço, e bem vindo ao fórum,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
jeff_km

Pode deixar, Dan, que manterei o maior número possível de pessoas informadas. Agora seria interessante que muitos proprietários participassem dessa reunião para conhecer todos os aspectos envolvidos, quem quiser e puder participar, é só entrar em contato comigo. Ainda não temos uma data definida, o assunto foi levantado neste final de semana e está totalmente em aberto por enquanto.
Um abraço,
Jeff
dan_himself

jeff_km escreveu:Pode deixar, Dan, que manterei o maior número possível de pessoas informadas. Agora seria interessante que muitos proprietários participassem dessa reunião para conhecer todos os aspectos envolvidos, quem quiser e puder participar, é só entrar em contato comigo. Ainda não temos uma data definida, o assunto foi levantado neste final de semana e está totalmente em aberto por enquanto.
Um abraço,
Jeff
Jeff, você poderia dar uma resumida pra gente o que vocês decidiram até agora ou indicar o post do fórum dafra.forumais para que possamos acompanhar e também participar disso?

Se você tiver certo esse lance é muito grave. É vicio oculto em todas as motos de 2008 a 2011 e a Dafra vai tentar se livrar de todo o jeito culpando a Zongshen. Vai precisar de perícia, laudo técnico e tudo mais... Nessa hora que temos de nos unir para irmos atrás dessas coisas para termos nossos direitos preservados.

Enorme abraço,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
jeff_km

Dan,
Estamos discutindo o assunto no tópico:
http://dafra.forumais.com/t2898-quadro-quebrado
Decidido foi que temos que tomar uma atitude para exigir uma resposta da Dafra, porque o 0800, quando atende, se limita a dizer que só podem resolver problemas que tenham aparecido na sua moto. Ou seja, só depois que você se estatela é que eles vão pensar em provar que você fez uso indevido do produto. E nem digo que isso seja por safadeza; acredito que eles talvez não tenham atinado para esse erro de projeto. Mas não podemos deixar que vidas sejam perdidas por incompetência de alguém.
Nas últimas páginas aparece o depoimento do Lucas, que consertou o quadro antes que quebrasse. O contato com o advogado foi feito agora esses dias, e está em aberto uma data para que os interessados compareçam a uma reunião com ele para estudarmos uma eventual ação junto ao Ministério Público ou outras alternativas. Até agora, confirmado para essa reunião só eu...

Um abraço,

Jeff
Rhedaell

Na próxima revisão (final do mês) dos 9 mil, vou pedir pro mecânico checar meu quadro e exigirei um laudo da Dafra dizendo que ele está perfeito, já é um documento pra uma eventual causa que eu venha a entrar contra a CC.

O problema é ficar nessa de primeiro verificar o problema pra tomar providências, a Dafra até agora tá na famosa política do "se f*de aí" e sequer pensa em fazer nada a respeito, e precisamos sim deixar nossos passeios mais tranquilos, eu sempre ando pensando no quadro agora.

Se eu fosse de SP iria nessa reunião com certeza, infelizmente é inviável pra mim.

Abraços e nos deixe sempre a par da situação.
Qual a graça de saber o fim da estrada?

C> cavalete central para Mirage 250!
jeff_km

Olá, Rhedadel,
Também quero voltar a rodar tranqüilo com minha moto, gosto demais dela. Acredito que só está caindo quem não percebe os sintomas de que o quadro começou a rachar, porque essa trinca não deve se propagar instantaneamente, deve levar alguns dias para romper totalmente, como aconteceu com o Lucas lá do nosso fórum. Então, enquanto não sai uma solução oficial do fabricante, a inspeção periódica do quadro e ficar atento a oscilações inesperadas em curvas podem evitar o pior.
Mas é uma situação inaceitável. Manterei todos informados, e se tiverem contatos/conhecidos em outros fóruns, seria bom alertá-los. Eu mesmo fui um dos que inicialmente não levaram a sério esse tipo de denúncia.
Um abraço,
Jeff
rp_araujo

assim como o Jeff, tb participo do http://dafra.forumais.com (com o mesmo nick).

lá a discussão tá muito mais adiantada. mesmo os mais céticos (como o próprio Jeff) já concordam que há algo estranho.

até entendo aqueles que sairam irracionalmente na defesa de suas motos. imagino que fizeram isso principalmente por causa dos ataques daqueles que, mesmo sem andar numa Kansas, fazem críticas absurdas e infundadas. mas, está na hora de abrir os olhos e ver que estamos na frente de um possível problema. e, se este for real, pode até ser fatal.

portanto, peço que todos venham a engrossar o coro daqueles que apenas querem andar tranquilamente com suas motinhos.
dan_himself

rp_araujo escreveu:assim como o Jeff, tb participo do http://dafra.forumais.com (com o mesmo nick).

lá a discussão tá muito mais adiantada. mesmo os mais céticos (como o próprio Jeff) já concordam que há algo estranho.

até entendo aqueles que sairam irracionalmente na defesa de suas motos. imagino que fizeram isso principalmente por causa dos ataques daqueles que, mesmo sem andar numa Kansas, fazem críticas absurdas e infundadas. mas, está na hora de abrir os olhos e ver que estamos na frente de um possível problema. e, se este for real, pode até ser fatal.

portanto, peço que todos venham a engrossar o coro daqueles que apenas querem andar tranquilamente com suas motinhos.
Concordo... Tenho respeito e credibilidade por aquele fórum, muito respeito também pelo Jeff (e demais membros), aprendi muitas coisas sobre a Kansas lá naquele fórum ditas por ele. Nunca me registrei lá por achar um pouco desorganizado (muita coisa da speed junto com da kansas, sempre me senti meio "perdido"), mas de conteúdo muito bom. O caso do Lucas realmente preocupou... e alguns outros...
Meu medo é que não manjo perceber se tem algo diferente na kansas, pois é minha primeira moto, rodo pouco com ela... Vou ver assim que der o estado do quadro dela, já que tenho que dar uma olhada na frente dela que ta meio solta devido uma queda bem leve...
No mais, tamo junto...

Abraços,
DaN
rp_araujo

postado também em:
http://dafra.forumais.com/t2898-quadro-quebrado

o ângulo dos amortecedores pode explicar o desconforto, mas a quebra dos quadros... hum, não sei... afinal, a Zongshen ZS125-30 (nossa Kansas) é assim mesmo em outros países. vejam ela por aí:

China
Imagem

Croácia
Imagem

Reino Unido
Imagem

logo, ficaria a pergunta: nesses e em outros lugares onde ela é comercializada isto também não deveria estar ocorrendo??? talvez esteja e não sabemos (mal tomamos conhecimento dos casos locais). de qualquer forma, acredito mais na questão do aço. afinal, isto explicaria porque somente algumas são afetadas. pensando nisso, não seria interessante levantarmos os nº do chassis das motos sinistradas? quem sabe identificamos um lote ou algo assim.
Responder