rodtec escreveu:tiago,
usar gasolina comum por um tempo e depois colocar aditivada pode ser um problema, pois a aditivada tem detergentes que limpam o motor, as valvulas, etc.
entao se a gasolina comum tiver deixado resíduos nos componentes, a aditivada pode solta-los sujando o carburador e causando o seu entupimento.
por isso o ideal é sempre utilizar o mesmo tipo de gasolina.
além do mais o uso de gasolina aditivada é desaconselhado pela kasinski.
ou vc usa a podium, ou usa somente a comum de boa qualidade.
Bom a intenção é essa mesma (não de entupir é claro). Já trocamos ideia sobre gasolina no tópico "Mirage 250: Pesquisa de Consumo".
thglara escreveu:Já usei gasolina aditivada, mas hoje estou usando mais a comum. Abasteço geralmente em um posto aqui perto de casa com gasolina Ipiranga. Mas já abasteci em outros postos e o resultado é o mesmo.
Sobre a gasolina aditivada e a comum conversei com o gerente do posto que abasteço, lá ele não vende a aditivada. Aí ele me explicou o por quê: Em muitos postos eles colocam só um corante na gasolina aditivada. Ou a concentração de aditivos é ínfima para não elevar muito o preço, o que não interfere muito em termos de performance.
Se pensarmos um pouco veremos que ele tem razão. Tudo que se adiciona gera custos. Para o mesmo volume o aditivo é mais caro que a gasolina. Em Goiânia e em Inhumas por exemplo, a diferença entre a aditivada e a comum é R$0,10 a moda. Encontrei um posto Petrobras que elas tinham valores iguais. Abasteci lá uma vez, e só foi essa. Senti uma perca de potência do motor e aconteciam as vezes umas engasgadas. Nunca mais.
Qual foi a solução que achei mais conveniente. Comprar os aditivos que vendem em postos para a gasolina. Os mais comuns são da Bardhal e STP. A Bardhal tem um próprio para motos. Já usei esse uma vez e dá ultima comprei um para motor 4t. Eles são caros mas no caso do Bardhal para motor 4t usa-se um frasco para 5'000 Km. Colocando na ponta do lápis sai mais em conta e é mais confiável pois é você que adiciona o aditivo. Quando vc adiciona o produto a moto fica um veneno, permanecendo assim por um tempo. No meu caso eu coloquei outro aditivo antes dos 5000 km porque como expliquei no meu blog: A minha torneira estava sem o filtro da posição on. Com certeza partículas em suspensão entraram no carburador e câmara de explosão.
Em tempo, a gasolina Podium da Petrobras é um combustível de alta performance. O que a torna "melhor" que outros combustíveis de alta octanagem? Com certeza uma das coisas é detergente de alta performance: se existe resíduos na câmara de explosão isso altera a taxa de compressão o que não é desejável. Talvez um catalisador de combustão.
O que gasolinas de alta octanagem tem em comum e diferente da comum é a maior concetração de octanos ( a molécula orgânica que queima na gasolina).
Bom vamos a parte chata da química. Nossas motos são projetadas e reguladas para fazer a maior quantidade de combustões completas ( 1*C
8H
18 + 12,5*O
2 ==> 8*CO
2 + 9*H
2O). O carburador vê a gasolina como um volume. Suponhamos que a Podium tenha 8 vezes mais octano por unidade de volume que a comum, portanto mais reações incompletas irão acontecer. Existem várias reações incompletas que podem acontecer, uma delas é a que libera monóxido de carbono (8*C
8H
18 + 12,5*O
2 ==> 16*CO + 9*H
2O +
6*C8H18 ). Haverá um ligeiro ganho de potência pois a combustão incompleta de dois octanos libera mais energia que a combustão completa de 1 octano mas não é o dobro. Seria o dobro,se houvesse o dobro de oxigênio. Mas perceba o pior : qualquer concentração superior ao dobro é jogada fora, direta no escapamento.
Resumindo, tecnicamente sem um ajuste no carburador, você estará jogando fora bastante energia aproveitável.Com um bom ajuste fino a moto ficará até mais econômica, pois vai queimar menos combustível por explosão e liberará mais energia. Se a oferta de Gasolina Podium é tão generosa aí no Rio sugiro você a procurar um mecânico que trabalhe com preparação de moto e fazer o ajuste fino. Caso você tenha que utilizar gasolina comum, haverá apenas perda de potência.
P.S.: Muitos mecânicos não vão entender nem metade disso. O mecânico ele não é um engenheiro, apesar de existirem os que sempre se atualizam (raridade). Por isso planejo fazer um curso de mecânica para motos.