Mirage 650: Opiniões de proprietários

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder

Voce está satisfeito com sua 650?

Sim
168
84%
Não
31
16%

Total de votos: 199
royo

Rinaldo.

não consegui maiores informações sobre o cabo. mas do pouco que pude ver.. a tal fibra óptica é apenas o nome do fabricante.. não que exista fibra óptica no cabo de vela.

eu trabalho com monitoramento de estruturas e utilizamos fibra óptica pra fazer as medições e nunca ouvi falar em um cabo de cobre coberto com fibra. isso teria q ter uma dimensão muito grande e fugiria totalmente das fibras ópticas existentes no mercado, pois o normal é q uma fibra tenha dimensões de poucos microns de diametro.. de 9 a 25microns é o mais usual.. se vc imaginar que 1000 microns seja igual a 1 milimetro.. uma fibra optica é bem mais fina que um fio de cabelo.

qto a revestir o cabo de vela ja existente com uma capa de silicone.. acho q vc não tera muito ganho com isso.. pois não existe perda de energia ao longo do cabo com ele em condição normal.. só existe fuga de corrente caso o cabo esteja danificado (cortado) ou mal encaixado no terminal.

ai colocar uma capa extra de silicone não vai aumentar a capacidade de condução de energia pelo cabo, ai não vai ter ganho de performance com isso.

só vai ajudar a evitar que o cabo venha a sofrer algum dano com o tempo.. pois caso o cabo encoste em algum lugar do motor e venha a se danificar , se tiver uma capa extra, o q vai danificar é a capa e não o cabo.

a intenção dos cabos de alta performance com revestimento de silicone é pra casos onde o sistema eletrico original foi alterado e gera uma potencia maior que a original, ai o cabo original pode não ser suficiente pra transmitir de maneira ideal essa energia maior.. existem bobina e amplificadores de faiscas que aumentam consideravelmente a potencia das centelhas, ai sim um cabo de alta performance se faz necessário.

mas usando o sistema original, o cabo original ja da conta de transmitir a centelha e fazer o isolamento necessário..

digamos q o sistema original gere 10.000volts.. e vc use um cabo de alta performance que suporte até 45.000volts, não vai ser o cabo que vai fazer a centelha ser mais forte..

mas se vc mudar bobina e colocar uma de 30.000 volts.. ai o cabo original não vai ter isolamento suficiente e qualquer ponto metálico que se aproxime do cabo vai gerar fuga de corrente e ai a centelha não vai ocorrer no eletrodo da vela e sim no ponto de contato do cabo com a parte metálica do motor.. e ai sem centelha na vela, não tem ignição e explosão do combustivel. ai sim um cabo de maior poder de isolação é praticamente obrigatório.

e o uso de silicone nos cabos tem outra função que não só a de isolar a energia. o silicone suporta altas temperaturas.. ai ele não vai se ressecar tão facilmente quanto um cabo revestido com outro tipo de borracha que não suporte temperaturas tão altas.. ai o cabo de silicone tem uma durabilidade maior tb.

vou ver se consigo mais infos sobre o tal cabo com fibra óptica como isolante e posto aqui o q eu encontrar... mas a principio acho que seja apenas o nome do fabricante mesmo.
Imagem
Rinaldo Hirai

Boa tarde!

Qto a fibra ótica tenho "fios" com mais de 1mm de diametro, no meu caso éra usado na massa de mira de carabina, e na alça de mira, a luz ambiente vinda pela frente, fazia o final da fibra parecer um led brilhando, então facilitava muito o tiro de precisão.
Tem empresas que fabricam com diversas espessuras, um dos usos é em efeitos de iluminação em piscinas,
igualmente usadas em arvores de natal, que dão muita
beleza com mudança das cores nas ponta das fibras.

Quanto a mangueira de silicone não quero obter ganho, mas sim evitar fuga de alta tensão, pois o silicone tem alto poder de isolação.
você já deve ter visto placas de circuitos eletronicos que são seladas com uma camada de silicone, que evita que a umidade passe para os componentes da placa, sem que a silicone provoque quaisquer fugas entre o terminais de chips, trilhas
da placa etc.
Então a lógica que uso é boa isolação evita fugas
de alta tensão, não se ganha nada mas não se perde
nada tambem, faz com ue a tensão chegue as velas sem fuga, só a perda devido a estensão do cabo de vela,
mas como os cabos normalmente são de metal resistivo(normalmente fio de niquel cromo) para reduzir ruidos elétricos e preservar a bobina, pois no momento da ignição nos eletrodos da vela gera um potencial de energia alto nos extremos do cabo, isso já é previsto no projeto, desde a distancia do eletrodo das velas e a resistencia inserida entre a bobina e a vela.
Não sei se me fiz entender, conheço estas coisas mais na prática, em teoria só as propriedades dos materiais envolvidos nesses componentes.
Se o cabo que está a venda, tanto aqui como em outros paises, é ou não de fibra ótica isso já é um caso de idoneidade de quem anuncia tais produtos, e não é barato como os cabos de vela convencionais.
Mas enfatizo, não quero ganhar nada em tensão com o isolamento com mangueiras de silicone, mas sim evitar a perda por fuga para as partes metalicas que são todas ligadas ao negativo da bateria, ou como na gíria em eletronica as partes metálicas estão aterradas.
Eu brinco com eletronica desde 1972, e na medida do possivel vou me atualizando se é que é possival a gente estar atualizado hoje em dia devido a velocidade com que novos componentes estão sendo desenvolvidos.
É por isso que disse em outro fórum que assuntos demasiadamente técnicos se tornam enfadonhos em fóruns, pois a necessidade de tempo para escrever e muito cuidado para interpretar o que se le para poder responder, e mesmo com todo cuidado a gente acaba incorrendo em erros.
Então prefiro simplificar para encurtar e melhorar o entendimento das pessoas que por ventura não possuem conhecimento mais técnicos, por não ser a área profissional da pessoa. E alem de gerar muita polemica que às vezes não é produtiva.

Um abraço
Rinaldo Hirai
royo

qto ao cabo , não acho q seja questão de idoniedade e sim de entendimento..

no anuncio do cabo diz o seguinte:

Cabo de Velas Alta Performance Omega Australiano 3.8 10mm ok
Produto 100%% siliconado e com chapa de proteção
Para veículos Gas Gasolina Alcoól ou Competição

a única menção a fibra óptica é no nome do fabrincante que se chama:

Melpis Fibra Ótica E Resistivos De Alta Performance Tunning.

disso eu entendo que o fabincante Melpis fibra ótica e etc, fabrica um conjunto de cabo de velas siliconado de alta performance..

mas não que seja usada a fibra ótica no cabo em si.

e o valor mais alto é pq não é apanas um cabo e sim 08 cabos , pois é o kit pro omega V8 australiano.

e se for comparar com cabos de maras renomadas como Accel ou Mallory , que são os mais usados em carros de competição.. nem tá tão carro assim .. um kit Accel básico pra motor V8 sai por mais de 300 reais o kit.

e essas fibras decorativas q tem por ai.. são fibras de 25 microns mesmo.. o q deixa ela com maior diametro é a capa de proteção.. mas o q realmente conduz a luz e tem propriedades dielétricas ( isolante) é apenas o nucleo. Se deixasse apenas o núcleo sem a capa de proteção ela se quebraria muito facilmente e sera bastante complicado de manusear.

qto a capa de silicone.. se a intenção não é ter ganhos de performance e sim proteger o cabo contra danificação e evitar fuga de corrente .. ok, ta certo.
Imagem
LAM1981

Ola pessoal !
Novaaaaaato na area tenho uma mirage 250 e mal ando nela hihi e nem tenho carta de moto pior ne mas o quero saber e ..a opiniao de vcs ja donos dessa maquina entao queria saber estou numa duvida cruel to querendo comprar uma mas vejo topicos q falam bem otras falam mal,claro q isso e duvida muita gente falam q com o valor q se paga da pra comprar otras .mas ta me puxando e o poder do motor alem tbm claro da estetica dela.e laia socorro duvida cruel , e tbm queria saber se e muito caro o ipva e manutençao e to entre m800 e ela , ajuda !!obrigado e desculpa se erro de topico e tal ok!
Rinaldo Hirai

Bom dia!

Royo,

Diante do que você afirmou nos seus textos, só esperando o Chicoguaru, comentar sobre os cabos que foram colocados na moto dele, pois o assunto iniciou no post do Chico qdo ele disse: -
" Me arrastei até a CC (Itanhaém) onde, com real boa vontade, foram trocado os cabos originais por cabos Bosch com condução por fibra ótica, mas desde então, me parece que o rendimento ainda não é o mesmo."

Abra um tópico sobe o assunto pois me parece que você gosta muito do tema.
Assim outros que também gostam e conhecem profundamente o assunto como você poderão discutir
e levar o assunto adiante.
O assunto é interessante, mas foge muito ao tópico
em questão, que é a Mirage 650.

Lam 1981, antes de mais nada procure regularizar
sua documentação para não ter problemas.
Qto a sua escolha, todas que você mencionou são boas motocicletas, eu estou gostando muito da Mirage 650
mas isso é muito pessoal, então você vai ter que fazer sua escolha.
Qto a IPVA, eu gastei 1300,00 na lacração da minha a
cinco meses, isso foi o total com o serviço de despachante.

Abçs
Rinaldo Hirai
Rinaldo Hirai

Bom dia!

Chico, eu liguei para a Bosch, e não existem cabos de velas para nenhuma linha automotiva, usando teclogia de fibra ótica.
A pessoa que da CC. deve ter cometido algum engano
ao lhe passa essa informação.

Tem sim a linha já com isolamento de silicone que
é de alta performance.

Fica agora a dúvida sobre os anuncios de venda na internet tanto aqui como em outros paises sobre
a venda desses cabos que dizem ser com isolação de
fibra ótica.

Um abraço
Rinaldo Hirai
Chico guaru

Caros Rinaldo e Royo, bom dia!
Cheguei ontem a noite de uma exaustivo dia em que dirigi 450 Km na ida, trabalhei e mais 450 km na volta. Ainda assim, ao chegar em casa, abri o fórum e fui brindado com a colaboração de vocês. Material de primeira que permitiu o entendimento, mesmo para um leigo como eu. Ao contrário do que disse o Rinaldo, não ficou enfadonho, pois a explicação de ambos foi extremamente didática e contribuiu uma barbaridade para amenizar a "santa ignorância" de que sou possuidor em matéria de elétrica e eletrônica. No entanto, concordo com o Rinaldo que a continuação da discussão aqui, iria desvirtuar o tópico deste fórum, cujo objetivo é a opinião de usuários sobre a moto; assim, creio que a abertura de um outro tópico, dedicado a esse tipo de assunto, seria "show de bola" e nosso time estaria bem servido de craques, pelo que ví (perdoem a metáfora futebolística. Creio que seja parte da herança maldita do Lula cá...rs).
Quanto ao cabo "de fibra ótica" não posso dar maiores explicações. Foi o que me falaram e creio que pode muito bem ser um engano, já que não entendo do assunto, mas, como disse o Royo, se a fibra ótica transmite apenas sinal luminoso, não teria sentido utilizá-la no núcleo do cabo, principalmente na forma como me referi - condução por fibra ótica. Creditem isso a meus rudimentares conhecimentos da matéria adiquiridos nas já distantes aulas de física de 2o. grau. Por outro lado, não foi recolocado o revestimento de silicone no cabo das velas, já que ele está aderido ao cabo original e não havia como retirá-lo para encapar os novos cabos. Segundo a Kasinski, o revestimento de silicone foi a alternativa da fábrica para o problema reincidente de perda de corrente pelos cabos. Certamente deve ser ocasionado pela posição dos mesmos, que devem alcançar a vela, profundamente posicionada na tampa do cabeçote, sujeitos a altas temperaturas, o que deve ocasionar ressecamento e diminuição da vida útil.
Rinaldo, você me sugeriu trocar novamente pelos cabos originais para a "prova dos nove". Ocorre que, antes de trocar pelos cabos atuais, o pessoal da CC colocou cabos da Mirage 250 (não tinha da 650) e me disseram ser a mesma coisa. Lendo, no entanto, as mensagens trocadas entre vocês, compreendi que o cabo deve ser adequado à voltagem gerada pela bobina. Assim, se a bobina da 650 gerar mais voltagem que a bobina da 250, o cabo poderia não estar trasmitindo a centelha de maneira adequada às velas, continuando a gerar problemas na combustão (e perda de potência), ou seja, cabo adequado à parafernália (boa essa Rinaldo). Como informação adicional, ao dar aquela "aceleradinha" na redução das marchas (inclusive descrita pelo manual da moto), o motor "estourava" como fazem alguns moleques inconvenientes ao acelerar as 125. Isso acontecia já com o cabo Bosch e só passou na última revisão, semana retrasada, quando foi regulada a injeção eletrônica.
Um abraço aos amigos e Km felizes.
jirschik
Moderador
Contato:

Rinaldo Hirai escreveu:...eu liguei para a Bosch, e não existem cabos de velas para nenhuma linha automotiva, usando teclogia de fibra ótica...

...dúvida sobre os anuncios de venda na internet tanto aqui como em outros paises sobre a venda desses cabos que dizem ser com isolação de fibra ótica...
"Fibra óptica" é um produto cujo nome ressalta "tecnologia". E isso "VENDE".

É como anunciar que "vendo edredon usado na novela da Globo", ou para ficar ainda melhor, dizer que o "edredon costurado com fibra óptica"!

"Linha de pesca feita de fibra óptica: Para ver o peixe de perto, antes de fisgar! E o melhor de tudo: Economiza a isca, usando com o peixe que você quiser"!

Palavra chave: MARKETING

Tem outras palavras para esse caso também, como "SACANAGEM"!

:wink:
Imagem
Rinaldo Hirai

Chico e Jirschik, eita nome complicado... rsrs

Que bom que alguma coisa se aproveitou
dessa "falação" toda, rsrs.

Mas a uns anos atrás, não tinha tanto "171" como hoje em dia, mascarado como Marketing, coisa que
se espalhou rapidamente.
Na política então virou coisa normal, para os que deveriam ser exemplo de honestidade e caráter, são na realidade um péssimo exemplo para o povo, que adotou a "lei de Gerson" como linha de conduta!

É uma pena...

Desculpe a "escorregada" no assunto.

Abçs
Rinaldo Hirai
Chico guaru

Olá, Jirschick rsrsrs

Quá, quá, quá... :D essa de pescar com fibra ótica para ver o peixe de perto foi colossal!
Os caras que fazem esse marketing de associação de forma tão desonesta deveriam ficar roxos de vergonha ao ler isso. Ironia fina, inteligente e de primeira linha rsrsrs.

Também concordo plenamente com o Rinaldo sobre o exemplo que os políticos fornecem e que acaba ensejando a famigerada "lei de Gérson", onde o que vale é se dar bem e aí, dane-$$$$e a ética. Creio que esses caras ainda não ouviram falar do Marketing societal, mas nem ouso tocar nisso aqui no fórum, pois do contrário o Rinaldo irá ao delírio... se ele já achou enfadonho o assunto que ele tratava de maneira tão interessante, imagine esse... rsrs

Um abraço aos amigos e km felizes.
Responder