Mirage 650: Opiniões de proprietários
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
riccoutinho
Ah valeu Bruno, vou fazer isso então.
uma vez apertei os 2 que seguram o ferro de suporte do escape, o parafuso quebrou a cabeça, credo, qualidade tosca, coloquei de aço, esse pode apertar o que der que nao quebra!
-
Vladimir650
Minha xingling agora tem indicador de quinta marcha. Deu mais trabalho no painél e tem um segredo para funcionar com led, coisa que eu descobri na hora. Por trás do sensor, com uma furadeira a bateria, fui furando bem devagar na direção do contato da quinta marcha. Rapidamente consegui chegar no contato. Soldei um fio e passei ele por dentro da capa dos fios originais. Depois apliquei um pouco de silicone alta temperatura, tampando o furo que fiz. Antes de reinstalar limpei os contatos e aproveitei para dar uma presssão na mola da peça que encosta nos contatos do sensor.
No painél, como já utilizo a posição abaixo do led do farol alto, fiz um furo e coloquei um led vermeho bem no meio e pouco acima dos botões de ajuste do painél.
Soldei um fio no fio laranja que vai para o painél, sendo esse o positivo + e o fio que vem do sensor o negativo -. Antes tinha feito teste de continuidade e tava ok quando engatava e quinta marcha. Liguei os fios e fui testar. Constatei que o Led permanecia aceso em qualquer marcha e só apagava no neutro. Refiz os testes e continuava dando continuidade com o negativo só na quinta marcha, ou seja, o sensor estava funcionando.
Dei uma pesquisada e achei uma dica que para funcionar teria que ser led 12V ou led comum e usar um resistor ballast ou usar uma lâmpada incandescente. Isso porque led comum funciona a partir de uma tensão baixa e quando o sensor não está em quinta, esse fornece uma resistência fazendo chegar uma tensão baixa no led, o suficiente para ele permanecer ligado. Testei com alguns resistores comuns e não deu certo. Pensei e resolvi testar com uma lampadinha incandescente (pinguinho) em paralelo e funcionou perfeitamente. Então decidi deixar assim, intalei a lampadinha com soquete dentro da capa do painél. Se ela queimar o led vai acender em qualquer marcha e saberei que a lampadinha queimou, bastando trocá-lá.
Tem um vídeo no youtoba de um cara que instalou mas arrombou o sensor todo. No caso dele, ele fez um circuíto eletrônico para funcionar com led.
Sensor já tirado da moto.

Fio branco soldado no contato da quinta marcha.

Sensor pronto.

Sensor reinstalado.

Led indicando quinta marcha engatada.

Quarta marcha engatada e led apagado.

É isso aí, fuçando, pesquisando, aprendendo e vivendo!
No painél, como já utilizo a posição abaixo do led do farol alto, fiz um furo e coloquei um led vermeho bem no meio e pouco acima dos botões de ajuste do painél.
Soldei um fio no fio laranja que vai para o painél, sendo esse o positivo + e o fio que vem do sensor o negativo -. Antes tinha feito teste de continuidade e tava ok quando engatava e quinta marcha. Liguei os fios e fui testar. Constatei que o Led permanecia aceso em qualquer marcha e só apagava no neutro. Refiz os testes e continuava dando continuidade com o negativo só na quinta marcha, ou seja, o sensor estava funcionando.
Dei uma pesquisada e achei uma dica que para funcionar teria que ser led 12V ou led comum e usar um resistor ballast ou usar uma lâmpada incandescente. Isso porque led comum funciona a partir de uma tensão baixa e quando o sensor não está em quinta, esse fornece uma resistência fazendo chegar uma tensão baixa no led, o suficiente para ele permanecer ligado. Testei com alguns resistores comuns e não deu certo. Pensei e resolvi testar com uma lampadinha incandescente (pinguinho) em paralelo e funcionou perfeitamente. Então decidi deixar assim, intalei a lampadinha com soquete dentro da capa do painél. Se ela queimar o led vai acender em qualquer marcha e saberei que a lampadinha queimou, bastando trocá-lá.
Tem um vídeo no youtoba de um cara que instalou mas arrombou o sensor todo. No caso dele, ele fez um circuíto eletrônico para funcionar com led.
Sensor já tirado da moto.

Fio branco soldado no contato da quinta marcha.

Sensor pronto.

Sensor reinstalado.

Led indicando quinta marcha engatada.

Quarta marcha engatada e led apagado.

É isso aí, fuçando, pesquisando, aprendendo e vivendo!
é justamente o q eu faria!
-
riccoutinho
Muito interessante Vladimir, vou deixar o procedimento salvo, só não animo fazer agora pois acho muito forçado com a garantia fazer todo esse procedimento. Eu saindo da garantia farei isso.
Só de curiosidade, vc usou o espaço de led abaixo do farol alto para instalar o que mesmo?? Acho que eu já li nos posts atrás mas não lembro mais.
Só de curiosidade, vc usou o espaço de led abaixo do farol alto para instalar o que mesmo?? Acho que eu já li nos posts atrás mas não lembro mais.
-
Pedro Toledo
- Contato:
Ficou show Vladmir, o ponto mais alto no painel tbm ficou legal, como é de quinta marcha, ou seja vai ser usado em altas velocidades, quanto mais proximo da linha dos olhos melhor neh.
Você citou um video no you tube que o cara arromba o sensor, eu não consegui achar, voce pode me passar o link?
Ate
Você citou um video no you tube que o cara arromba o sensor, eu não consegui achar, voce pode me passar o link?
Ate
O Vladimir é o cara... ficou muito bom o trabalho, mas eu vou esperar para ver se o sensor é o mesmo que o da Suzuki, o problema é q estou no interior do RS, fica bem mais complicado de achar essa peça e ver a compatibilidade, então, talvez a boa vontade dos amigos do forum que moram em cidades maiores e q possam ajudar nesse sentido.
Outra coisa que só não fiz no domingo por faltar a chave pra afrouxar o eixo traseiro foi ajustar a correia. Medi com um paquimetro digital e do descanso até tensionar nos 4,5kg da correia obtive 10 mm .. ou seja, tenho que apertar ela.
Outra coisa é que deu diferença de 3 mm o espaço do ajuste do eixo traseiro entre o lado esquerdo e direito, talvez está ai a causa de ter gastado mais o pneu do lado esquerdo .. e também notei que a correia tá mais gasta do lado esquerdo, ou seja, essa verificação é essencial para manter a vida útil da correia e do pneu. Valeu pela ajuda dos colegas mais entendidos que passaram a dica.
Abraços!
Outra coisa que só não fiz no domingo por faltar a chave pra afrouxar o eixo traseiro foi ajustar a correia. Medi com um paquimetro digital e do descanso até tensionar nos 4,5kg da correia obtive 10 mm .. ou seja, tenho que apertar ela.
Outra coisa é que deu diferença de 3 mm o espaço do ajuste do eixo traseiro entre o lado esquerdo e direito, talvez está ai a causa de ter gastado mais o pneu do lado esquerdo .. e também notei que a correia tá mais gasta do lado esquerdo, ou seja, essa verificação é essencial para manter a vida útil da correia e do pneu. Valeu pela ajuda dos colegas mais entendidos que passaram a dica.
Abraços!
-
Vladimir650
Pedro,Pedro Toledo escreveu:Ficou show Vladmir, o ponto mais alto no painel tbm ficou legal, como é de quinta marcha, ou seja vai ser usado em altas velocidades, quanto mais proximo da linha dos olhos melhor neh.
Ate
É esse cara. http://www.alternativecruisers.com/inde ... ic=17534.0
Tem um video mas no site ele explica melhor.
Procura no youtoba: Hyosung GV 650 AE - indicator of the fifth gear (extended version)
Ric,
No local abaixo do farol alto eu coloquei o led alto brilho do shift light que dispara qdo atinge 7000 rpm (pré-configurado) ou no auto teste qdo ligo a ignição.
Hoje fiz uma etiqueta com o número cinco e vou colocar abaixo do led.
na verdade é até possível fazer um indicador progressivo em leds ou com um display digital, sem ser daqueles prontos que pode dar erro pois trabalham com clicks(imã).
Este aqui mesmo.. serviria:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -motos-_JM
to até pensando em colocar na minha só pra dar um visual mas ainda não pensei onde eu fixaria o display.
Este aqui mesmo.. serviria:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -motos-_JM
to até pensando em colocar na minha só pra dar um visual mas ainda não pensei onde eu fixaria o display.
-
Pedro Toledo
- Contato:
É Miau, eu comprei um desse no e-bay por 4,99 dólares e frete gratis, se for comprar compra lá.
Eu vi uma aqui em lavras com o mostrador debaixo do painel, achei que ficou feio. Alguem tem outra ideia?
Riccoutinho e cremonesi, onde vcs colocaram os seus?
Eu vi uma aqui em lavras com o mostrador debaixo do painel, achei que ficou feio. Alguem tem outra ideia?
Riccoutinho e cremonesi, onde vcs colocaram os seus?