Dicas de Limpeza e Conservação

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Eric Simey
Contato:

Moura

Voce compra em casas de produtos de limpeza, e até mesmo naqueles tiozinhos que ficam com perua vendendo produtos na rua, aqueles que ficam com o microfone (agua sanitária, detergente, etc, hehe) são chatos mas vendem o que queremos, hehe.

Abraços
Procure Sempre um Contador, ele também anda de Moto
cros
Moderador

Limpando o compartimento do pinhão e a corrente

Bem vamos começar pelo material (partindo do principio que grana não é problema)
1- Chave L 8mm com ponta fina
2- Estopa e pano
3- Algum produto para remover as crostas de graxa com areia, se usar querosene não deixar muito tempo nas borrachas, principalmente se a corrente tiver retentor.
4- Algum oleo lubrificante (ao gosto do usuario, cada um tem sua preferencia)
5- Pincel
6- Um borrifador (para o detergente que usei)

Chave L 8mm
Imagem

Essa chave tem que ter a ponta estreita pois na tampa lateral tem um maldito parafuso que não aceita outra ferramenta, chave de boca, estrela. E embaixo tem um que não permite espaço para girar uma chave de boca ou estrela. Coisas do fabricante.

Tampa lateral que cobre o pinhão
Imagem

São 3 parafusos, o de cima (o maldito) o debaixo e o de trás

Imagem
Lado de dentro bem sujo

Imagem
Agora mais ou menos limpo

Compartimento do pinhão VAZ Z14
Imagem
Bem sujo

Imagem
Sujo

Imagem
Quase limpo

Imagem
Corrente VAZ Z 46

Buenas, como disse, bons produtos de limpesa e de preferencia ecologicamente corretos são caros e não tinha nenhum, então usei querosene mesmo pra limpar o compartimento do pinhão, mas procurei não deixar muito tempo nas borrachas, nem na corrente, e depois usei detergente para limpar a corrente, eu queria ter removido a corrente, mas não teve jeito de achar o grampo que prende os elos, nem por fora, nem por dentro, então limpei no lugar.

Usei um spray que é uma graxa branca na corrente, ai invés daquela bisnaga de graxa branca ou preta...vou tentar não usar graxa e ver como fica.
Imagem
cros
Moderador

Quanto a corrente, coroa e pinhão espero que não reste mais duvidas, essa de pagar 300 reais por um kit é dose....

Só tenho que descobrir agora é onde fica o grampo da corrente, ou se ela vem inteira de fabrica...na proxima limpesa ou troca eu vejo isso, me pareceu que o pinhão e a coroa estão em bom estado pra 21000km!!!
Imagem
Jovi
Administrador
Contato:

cros escreveu:essa de pagar 300 reais por um kit é dose....
Só pago isso quando estou em apuros e tenho de comprar da autorizada, caso contrário uma relação VAZ sai em média R$ 180,00 na General Osório na Prover Motos.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
jirschik
Moderador
Contato:

Ótima dica Cross: Obrigado! Hoje deixei a Mirage na MotoPlace para a revisão dos 3000km (na verdade, 3450km :oops: ). Vou aproveitar o fim de semana para confirmar se eles fazer este tipo de limpeza.

Completando sua informação, eu também conheço a "chave em L" pelo nome de "chave de biela". No caso de alguém quiser comprar esta chave, vale a dica de usar os dois nomes. Vou testar também com um kit de chave de catraca que vem com diversos soquetes. Pelo visto, chave de boca ou estrela não cabem em torno do parafuso.
Imagem
cros
Moderador

JIMO

Um representante da JIMO esteve aqui em casa olhando aquele problema da remoção da tinta do motor depois de usar o desengraxante da JIMO.

Ele me explicou e disse que o produto não ataca dessa forma, que só acontece isso quando já existe alguma reação ocorrendo na peça, e que ele só acelera pois vai atingindo o fundo da superficie.

Ou seja, assim como alguns vários pontos do cromado da mirage estão tendo problemas, a carcaça do motor em baixo da tinta já está sendo atacada tbm, o que ocorre com o verniz da roda dianteira, meu caso.

Ele recomendou usar JIMO penetril para estancar o processo e ver se ajuda, então segunda feira vou até a fabrica que fica aqui perto, ele me ofereceu um kit de produtos pra ir usando e ver a reação e se vai parar o processo de corroção.

Ele indicou esse Penetril no cabo de embreagem.
Imagem
jirschik
Moderador
Contato:

Fiz questão de mencionar o uso de máscara e luvas, pois meu pai tinha em sua empresa uma plataforma para lavagem de caminhões e utilizava Solupan. Porém a aplicação era feita por pulverização com ar comprimido, e isso é um agravante pois se estiver sem máscara a inalação é inevitável. Em alguns lava-rápido de carro já constatei o uso do Solupan para lavagem de rodas e paralamas. O produto é eficiente sim. Cuidado para não atingir a pintura, pois se estiver sob o Sol e secar, irá manchá-la.
Imagem
Jovi
Administrador
Contato:

Kings,

Essa serve para você:

Minha dica para lavar motos, para quem é da Zona Sul e marcarmos de ir junto no:

Sapolius Moto Point que fica na Av. José Maria Whitaker, 873 e ficar de boa batendo papo enquanto os caras lavam as meninas...

Estive por lá dando um trato na minha... Eles lavam com àgua quente(vapor) e fazem polimento com cera, para Mirage custa R$ 18,00, sem cera R$ 15,00, pra quem mora em prédio como eu e que não dá pra lavar na garagem eu recomendo! Motos maiores tem outros preços...

Lá funciona das 9h às 19h como lava-rápido de motos, depois disso somente como espaço para bate-papo quando ainda há clientes... Telefone deles: 5594-0894
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
Jovi
Administrador
Contato:

Não conheço os serviços...

Mas parece ser bom...

Star Wash

Serviços de lava-moto, limpeza geral(polimento, cristalização e etc), bar e petiscos...

Av. Nazaré, 2109 no Ipiranga.
Tel: 3462-8620

[]´s Jovi
SpyWally

Comprei minha primeira moto esse mês, a Kansas 150, pelo que li o manual e perto de um carro para limpeza chega a dar medo pois parece ser muito diferente de um carro que é só meter em um lava-jato.

Gostaria se possível que o pessoal mais experiente pudesse dar dicas fáceis, indicar produtos confiáveis, forma de aplicação e a regularidade que uma moto como a Kansas precisa ser limpa.

Desde já agradeço, ^^
Chess Moto Club Rio de Janeiro - CMC
Responder