Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Miau
Moderador

Exatamente.. Tem q ser igual.. Do contrário existe problema chicote ou massa.

Salvo se a alimentação esta vindo da ECU.. Ai sim essa alimentação pode estar passando por um regulador de voltagem.

Mas por exemplo.. O farol é um dos pontos que tem que bater igual com a bateria.

Coisas ligadas em paralelo nao sofrem diferencas. Somente se for em série.
agpcardoso
Contato:

Miau escreveu:Exatamente.. Tem q ser igual.. Do contrário existe problema chicote ou massa.

Salvo se a alimentação esta vindo da ECU.. Ai sim essa alimentação pode estar passando por um regulador de voltagem.

Mas por exemplo.. O farol é um dos pontos que tem que bater igual com a bateria.

Coisas ligadas em paralelo nao sofrem diferencas. Somente se for em série.

Acho que não tem q ser igual, pois se vc medir na bateria, a energia ta saindo de la e não está sendo dividida com nenhum componente eletronico.

Se vc mede no fio do farol, ja tem a perda do consumo do farol então a tendencia é baixar.

a minha mirage eu havia instalado o voltimetro no rele do farol dianteiro.

Em ponto morto enquanto estava 12.6 no multimetro, no voltimetro estava 12.4
Em aceleração igualava, multimetro com voltimetro ficava igual.
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
kocura

Vi o vídeo no facebook e acho bom compartilhar, faz sentido o que ele fala sobre o retificador.

Vejam "Mirage pane elétrica".

https://www.youtube.com/user/FurlaniRacing
Intruder 125 / Amazonas 250 / Mirage 250 2011/2011 / Haojue Chopper Road 150
SemControle

kocura escreveu:Vi o vídeo no facebook e acho bom compartilhar, faz sentido o que ele fala sobre o retificador.

por isso frita, trabalha 100% o tempo todo, e nunca carrega completamente a bateria....
qq dia vou fazer um teste com o meu original colocado la na frente, e ver como fica no voltímetro...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Miau
Moderador

agpcardoso escreveu:
Miau escreveu:Exatamente.. Tem q ser igual.. Do contrário existe problema chicote ou massa.

Coisas ligadas em paralelo não sofrem diferencas. Somente se for em série.

Acho que não tem q ser igual, pois se vc medir na bateria, a energia ta saindo de la e não está sendo dividida com nenhum componente eletronico.

Se vc mede no fio do farol, ja tem a perda do consumo do farol então a tendencia é baixar.

a minha mirage eu havia instalado o voltimetro no rele do farol dianteiro.

Em ponto morto enquanto estava 12.6 no multimetro, no voltimetro estava 12.4
Em aceleração igualava, multimetro com voltimetro ficava igual.
fala amigo.. antes de mais nada, o que eu vou te dizer vai parecer meio debochado ou implicante, mas não é.. é apenas no intuito de que estou percebendo que você não entende muito bem a dinâmica da eletricidade se baseando em achismos, e eu quero tentar explicar..

1 - a energia não "sai" da bateria.. e nem de lugar algum.. a energia é produzida quando a eletricidade é atraída. De um modo mais fácil de entender, funciona assim:

como o nome diz.. eletricidade vem de elétrons.. que a gente lembra que é uma partícula negativa que fica orbitando um átomo, e quando um átomo tem mais elétrons do que prótons, este átomo esta ofertando elétrons e esses elétrons serão atraídos por um átomo que tem menos elétrons que prótons. Quando esse elétron se desloca, produz energia.

lembra da bateria? ela tem os polos positivo(+) e negativo (-), mas o que significa isso?

resumindo, significa que no polo (+) está faltando elétrons e no polo (-) está sobrando..

então, a energia(elétron em movimento) não sai da bateria.. eles são atraídos pelo outro polo. A diferença é que se eles estivessem saindo, teria que ter uma válvula para abrir e fechar, senão a bateria vazaria elétrons hehehe

muito bem.. passando agora para o outro achismo..

em qualquer circuito elétrico, você tem que ter:

1 - uma fonte de energia(bateria, alternador, estator)

2 - condutores(fios, cabos) por onde esses elétrons vão se movimentar

3 - algo pra consumir a energia produzida pelo movimento dos elétrons quando eles forem atraídos(componentes como um farol)

4 - uma massa negativa(polo negativo da bateria ou um aterramento) pra ofertar elétrons

Agora olha uma coisa curiosa.. veja a imagem abaixo?

Imagem

aí está um circuito elétrico.. temos fonte de energia, condutores e algo para consumir a energia produzida.

porém.. se eu interromper o circuito.. tipo, colocando o interruptor.. no momento que ele está interrompendo o circuito, não há mais energia alguma.. ela fica concentrada na fonte.. pois o fluxo foi interrompido e sendo assim, os elétrons não são mais atraídos..

porém quando você mede com um multímetro, vai verificar que existe tensão pelo fato do multímetro estar fechando o circuito. Mas se você colocar apenas uma das pontas de prova, não vai verificar tensão.. aí está a diferença entre a energia "sair" ou ser "atraída"

uma vez que o circuito está fechado, como na imagem ilustrada.. não importa onde você for medir com um multímetro, a tensão será sempre a mesma, pois:

Tensão é a diferença de potencial elétrico entre dois polos.

Ou seja, não importa o que tem ligado ao circuito em paralelo.. a tensão medida diretamente nos polos da bateria, ou nos polos da lampada ou qualquer outra coisa ligada no circuito(em paralelo) será a mesma.. pois isso não é medida de consumo, e sim da diferença de potencial elétrico entre (-) e (+)

más é lógico que se você medir a tensão de uma bateria solta(não alimentando nada), vai ser diferente de quando ela estiver alimentando algo, pois esse algo interfere na diferença, pois cria resistência para a passagem do elétron.

Então meu caro amigo, se nas mesmas condições, você estiver tendo leitura de tensão diferente nos polos da bateria, e nos polos de uma lâmpada de farol, então algo ai no caminho está criando resistência para a passagem do elétron.. e a única coisa que eu vejo no caminho seria, um fusível, um relé, um interruptor, os conectores ou o próprio chicote. Algum desses está dando menos passagem.

menos passagem, é igual a mais resistência.. mais resistência é igual a mais calor.. mais calor é igual a parte sendo derretida aos poucos ehehe
SemControle

SemControle escreveu:
kocura escreveu:Vi o vídeo no facebook e acho bom compartilhar, faz sentido o que ele fala sobre o retificador.

por isso frita, trabalha 100% o tempo todo, e nunca carrega completamente a bateria....
qq dia vou fazer um teste com o meu original colocado la na frente, e ver como fica no voltímetro...
baseado em conteúdo absorvido no vídeo, como estava trocando a luz da placa da minha hj (luz sem vergonha a dar trabalho pra trocar, tinha queimado, com teoricamente tantos problemas elétricos, quase 1 ano com a moto e é a primeira lâmpada a queimar), aproveitei e voltei o retificador original, so q la na frente.....
ao ligar a moto passou de 14,1V pra 14,7V, após um tempo de funcionamento e desligada, ao dar contato o voltímetro q ficava antes em 12,5~12,6 fica bem próximo de 13V agora.....possivelmente esta carregando mais, vou ver com longo tempo desligada a questão da perda de energia da bateria, q acredito ainda ser a original, mais de 3 anos...
se der certo hj terei q andar mais, e trajeto onde eu noto uma variação na voltagem depois de um bom tempo andando....ai digo o q achei....
Lead preta 108cc 14
Yes 07
kocura

Aguardando...
SemControle

então depois de 15~20 min andando, houve a queda na tensão qnd parado acionando o freio em marcha lenta....de 14.7 veio pra 13,6, foi tranquilo pq com essa queda não chega a afetar a lenta, o outro retificador a queda chegava a 12V e ai a lenta oscilava muito...
terei q ver se qnt mais tempo, maior a variação....
Lead preta 108cc 14
Yes 07
kocura

Faz sentido então o que o cara explica no vídeo... melhor usar o original.
SemControle

o original foi produzido em cima do projeto da moto, nada melhor q ele, mas a posição original mata, acredita q na frente pegando vento ele aquece? não muito, mas aquece sim...
algumas partes eu não concordo plenamente, mas baseado na experiência com sistemas automotores.....

ainda estou verificando pois da mesma forma q o retificador substituto chegava a ter queda de 2V de 14V pra 12V e causava até oscilação na lenta, estou aguardando o original em situação extrema pra ver a queda de tensão, se for 2V chegaria a 12,5~12,7, ainda não causaria oscilação, mas veja a queda é após quente, bem quente, em lenta, e pelo menos freio acionado, e seta ligada (oscilando no liga desliga)....so desligar a seta a queda diminui, e soltando o freio a tensão de marcha lenta em situação extrema voltava a pelo menos 13,5V no substituto.....ele tinha uma leve queda após muito quente e apenas em marcha lenta....tudo ligado despencava....mas veja q a bateria ainda creio ser original da moto, pode ter o armazenamento comprometido, na partida vejo marcar na casa dos 10V

mas isso monitorando apenas tensão, onde conta mesmo seja corrente....o monitoramento de tensão é apenas pra saber se estator e retificador funcionam, nada além disso...

até 30~40 min ligada na cidade a situação se mantem a relatada na postagem
então depois de 15~20 min andando, houve a queda na tensão qnd parado acionando o freio em marcha lenta....de 14.7 veio pra 13,6, foi tranquilo pq com essa queda não chega a afetar a lenta, o outro retificador a queda chegava a 12V e ai a lenta oscilava muito...
terei q ver se qnt mais tempo, maior a variação....
do meu ponto de vista, achei elevada a tensão enviada de 14,5~14,7V do original, e queria entender o pq após muito tempo funcionando a marcha lenta cai a voltagem....pegava estrada e sentia isso na parada pra pedágio, não sei se terei a queda em marcha lenta com o original após muito tempo ligada e mesmo em estrada, creio demorar muito pra fazer esse teste....
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder