Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
arnaldotc
Contato:

Bom dia aos colegas,

Comprei uma Shadow 750 (07/07) com 1.200 km, e sei que em pouco tempo terei que fazer a troca de óleo. Como moro no norte do estado de Mato Grosso, a oferta de serviços e produtos aqui é meio fora dos valores dos grandes centros. Algumas coisas preciso eu mesmo fazer. Daí vem uma pergunta. - Quando eu for fazer a troca de óleo, qual é a especificação do FILTRO DE ÓLEO que devo comprar para trocar?
Olhei o filtro original, mas como não tenho praticado o meu japonês, não consegui traduzir os caracteres. Daí, procurei no manual da menina, mas não encontrei nenhuma especificação da característica do filtro de óleo.
O filtro que posso utilizar nela, é semelhante ao usado em algum modelo de automóvel ou algum outro modelo de motocicleta? Qual o tipo de FILTRO DE ÓLEO( marca/modelo) que posso utilizar?
Assim, peço a ajuda de vocês para esta empreitada.
Um grande braço.
jirschik
Moderador
Contato:

Arnaldo, veja este tópico:

viewtopic.php?p=183809#183809

Mostra o exemplo de um filtro da FRAM. A MANN também fabrica filtro de óleo para s Shadow750.

Lembre-se que o óleo de motor deve ser trocado porque já rodou mais do que 5.000km OU já faz mais de 6 meses que foi trocado. Então, troque logo esse óleo, ok?
Imagem
Jonir

Arnaldotc, boas vindas.

O Motoscustom vai lhe ajudar bastante.

Uso na minha moto o filtro FRAM PH-6017A. Pode usar tranquilo.

Tem algumas coisas interessantes no site www.rcamoto.com.br, no qual comprei o filtro por R$ 22,00. Vale a pena se comprares outras coisas devido ao frete.
Jonir
arnaldotc
Contato:

Jirschik e Jonir, agradeço suas atenções. Garimpando a net encontrei 2 tipos de informações. Uma provinda da terra, e outra lá de fora (EUA).

A da terra mostra um catálogo com os filtros de acordo com a marca e o modelo da moto, no seguinte link:
http://www.wegamotors.com/catalogo/WEGA ... 12_WEB.pdf

Todavia no link dos EUA eles também apresentam um catálogo, e fazem orientações sobre quais são ou não bons para cada modelo de moto, conforme mostra no link a seguir:
http://motorcycleinfo.calsci.com/FilterXRef.html

Como a morena tem só 1.200 km (mil e duzentos), logo na 1ª troca e daí por conseguinte utilizar o mesmo modelo de filtro, devido minha inexperiência, fiquei inseguro ao qual fabricante e/ou modelo de filtro utilizar.

Por sinal, crei um tópico Shadow 750: Filtro de Óleo e Lubrificantes na pagina de inicio de tópicos do forum. Tava pensando em mandar este bate bola para o tópico criado, pois creio que outros usuários também podem estar buscando esta informação. Vcs sabem como mando para lá?

Novamente Obrigado
Jonir

Eu não sei.
Jonir
dagão

olá arnaldotc. parabéns pela compra. também estou na busca da minha shadow 750. os nossos colegas já me deram a dica e me alertaram sobre os perigos de comprar uma moto com baixa quilometragem e que esteja a muito tempo parada. agora para confundir mais, você me aparece com uma com 1,2mk rodados (deve ter ficado guardada a sete chaves). poderia me dizer se teve algum problema com a moto, pelo fato de ter sido pouca usada (bateria, pneus, vazamentos,etc ?), pois segundo os mais experientes, podem ocorrer problemas deste tipo. encontrei uma 2007 com 7mk, que vou ver na segunda feira, porém o vendedor já me adiantou que hoje foi ligar a moto e não pegou, teve de carregar a bateria. desculpe a minha indiscrição, mas poderia me dizer quanto pagou na sua, para eu comparar e ver se a minha está na mesma faixa ? gostaria de pedir comentários aos colegas sobre a moto que encontrei. mais um detalhe, a placa é de uma cidade do litoral. abraços.
arnaldotc
Contato:

Bom dia Dagão,

Para a minha compra tive que observar algumas coisas: 1º) Referencia da negociação; 2º)O estado da moto e sua utilização; 3º)Bolso; 4º) Brilho dos olhos.
Explicando:
1º) Moro em Sinop, + ou - 200 km da divisa do Pará já dentro do bioma Amazônia, a única cidade no MT que pode ofertar peças ou algum tipo de ajuda está a 500 km (7 horas) daqui que é Cuiabá. Para eu fazer negócio em outro estado teria mais dificuldades pois não tenho conhecidos com experiência em motos que pudesse me auxiliar, daí pesando o dinheiro com a distância e os custos para estar vendo uma moto em outro lugar estaria por volta dos 3 a 5 mil.Ou seja, determinei o quanto a mais estava disposto apagar pela diferença de preço médio do mercado.
2º) Moto 2007, 1.200km, o antigo proprietário é um Sr. de 56 anos, vizinho meu, por falta de prática da ultima vez que foi dar uma volta caiu e quebrou a tampa lateral.
3º) Neste modelo pelo que tinha visto a média estava girando entorno de 20 a 24 mil.
Considerando os custos que teria se tivesse que me deslocar e ficar pelo menos 1 semana em outra cidade em outro Estado, acho que compensou. Paguei 23 mil, pois já estava com o licenciamento de 2013 feito, acho que compensou. Afinal, apenas dei a volta na quadra para pegar a moto.
4º) É uma moto carburada, a injeção começa em 2008 (salvo engano). Pelo que li a diferença é o ronco da menina quando em baixa. Dagão, pelo fato da moto ser pouquíssimo usada, preferi gastar mais 800 reais,e assim que a peguei mandei para uma oficina e pedi que trocasse todos os óleos da moto, como de motor, cárter, freio, fluido de arrefecimento, lavagem do tanque, desmontagem e remontagem das rodas, limpeza e regulagem do carburador, troca de bateria pois a original não recebia mais carga, enfim...
Ainda não peguei a estrada, até porque para sair nas estradas daqui sozinho o risco é 10x maior que os das estradas de SP, RJ, MG, pelo buracos e etc. Veja que daqui até a capital Cuiabá(a 500km)tem apenas 3 cidades no meio, se acontece algo e estiver sozinho, terá bem mais que apenas 2 problemas.
Por fim, estou contente com esta união (rsrs), depois posto a foto a tampa do filtro de ar que mandei arrumar com cola plástica. Ficou mais barato que os 500 mangos de uma nova.
Imagem
Imagem
Boa sorte e parabéns.
dagão

bom dia arnaldotc. agradeço a mensagem. com relação ao preço, aqui no paraná estou encontrando na faixa de 19 a 22 mil reais, como você disse, dependendo do estado da moto, mas geralmente são motos muito bem conservadas. com relação ao fato do pouco uso, realmente é necessário fazer uma revisão geral quando pegar a moto. apenas por curiosidade, tenho parentes na sua cidade e região (uma prima em sinop, um primo em colider e tios em nova santa helena). abraços e até mais.
dagão

ola pessoal. esta quase na hora de trocar o óleo da maquina e lendo alguns comentários, vi que o colega hemerson esta usando o óleo 10W30 (lançado pela honda a 02 anos, conforme ele cita). poderiam me informar qual a marca do óleo (mobil, havoline, BR, etc). aproveitando, alguém já utilizou o óleo da BR na shadow ? eu utilizo na ybr 125, mas não sei se deveria utilizar na shadow (indicado pelo vendedor da auto peças). abraços. aguardo os comentários.
" Seja temente a Deus, faça e deseje o bem a todos, e os seus dias serão abençoados. "
Guilherme Orlando

Dagão, eu troco o óleo na concessionária, lá eu encontro o original da Honda, já me falaram que é o mesmo vendido nos postos Ipiranga, o que, por sua vez, foi desmentido por um funcionário da Honda, ou seja, como sempre vou à CC para trocar, a polêmica não me afetou.

Um abç
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
Responder