Também é verdadeiro que o Anjo tem uma melhor visão do grupo que o Líder, pois enquanto o Anjo enxerga diretamente, o Líder faz uso do espelho, que trepida e dificulta a visualização. Isso atrapalha inclusive em visualizar o Anjo quando ele fecha a passagem de carros. Lembre-se que não são apenas as nossas motos na estrada e já teve vezes que quando eu vi apenas 1 farol na faixa para onde íamos nos deslocar, na verdade não era "nosso Anjo", mas outra motocicleta que passava ao lado. Uma motocicleta vista de frente além dos 70m de distância, tendo 1 farol redondo, para mim parece tudo igual, seja Caruso, seja Akemi!
Em algumas ultrapassagens eu adotei o procedimento anterior sem esperar que o Anjo fechasse o caminho, pois visualizei que a estrada estava livre e que o deslocamento seria mais rápido e seguro sem a atuação do Anjo. Podemos discutir sobre isso. Ao meu ver devemos usar os dois métodos, sendo que o deslocamento só é feito após a sinalização com o braço.
Quanto aos carros que entram no comboio por termos aberto uma brecha, precisamos discutir uma estratégia sobre a correção deste desvio. Acho que alguém comentou sobre pedir para o automóvel sair da formação, mas na minha opinião, não acredito que isso seja eficiente, pois provavelmente será interpretado pelo motorista como uma afronta, podendo gerar mais confusão. Se o motorista já foi imprudente o suficiente para entrar no comboio, que dirá para sair "na boa".
Ainda mantenho a opinião de que motocicletas de menor potência devem ficar no início do comboio, pois facilita a visualização do Líder, caso seja necessário reduzir a velocidade para manter a formação. Também é mais fácil para o Líder avaliar a possibilidade de aumentar a velocidade, seja em planícies ou declives.
Vejo que estamos em um processo de "brainstorm" onde todos devem fazer seus relatos, por mais simples ou complexos que possam ser. Este está sendo nosso material para produzir um "Manual de Conduta em Comboio", que deve ser prático, abrangente e que visa a segurança de todos, seja do grupo como também dos motoristas.