Seguindo as recomendações de todos, pedi para outro mecânico avaliar. Por sinal, ele é novo em uma oficina próximo a minha casa.
Segue abaixo, mais ou menos, o diagnóstico dele. Como não entendo quase nada, algumas coisas podem não estar descritas corretamente.
Primeiro, levei a moto sem falar do "carburador detonado" que me disseram na concessionária. Pedi apenas para regular o funcionamento, pois estava embolando, ao ponto de nem ligar a moto.
O mecânico me falou o seguinte:
1. O Jiclê estava ruim, daí, ele trocou.
2. Um dos parafusos da passagem de ar foi "mexido" e estava permanentemente aberto. Ele substituiu e conseguiu melhorar bastante, embora não tenha ficado como de fábrica.
3. Em alta rotação, a moto cortava bastante, pois a torneira era insuficiente. Então, foi substituída por uma da Suzuki, que permite maior injeção de gasolina (com um reservatório bem pequeno embaixo).
4. O tempo dos carburadores estava errado. Foi regulado.
5. O carburador está bom, embora a questão da entrada de ar não esteja perfeita.
Valor total do serviço: R$ 115,00, resolvido em um dia.
Resultado: Já rodei 2 dias e a moto está funcionando sem problema algum, em baixa ou alta rotação.
A entrada de ar, que penso serem os parafusos que eles disseram que tiveram que extrair quando levei pela primeira vez na concessionária, pois estavam ruins, é o único ponto que não foi resolvido por completo, já que o mecânico me disse que quem fez isso findou por prejudicar a peça.
Ele me disse que o problema de minha moto é andar pouco, pois suja o carburador, mas que, em geral, ela tá zero.
Moral da história: Não levo mais na concessionária daqui, pois queriam que gastasse R% 3.500,00 em um carburador novo, ainda parece que fizeram besteira extraindo o parafuso, e nem conseguiram regular ao funcionamento.
Alguem tem alguma outra recomendação?(sem contar que rodarei mais com ela a partir de agora).
Tal como vcs disseram, era improvável ocorrer a perda total do carburador.
Valeu mesmo a ajuda de todos, pois foi sem noção pensar que tinha que trocar tudo.
Abraço.
jbrigagao escreveu:Andre.
Do meu carburador sobraram tampas da bóia, gicles, acionamentos, diafragmas, agulhas, fixações, etc. Se o corpo do seu carburador puder ser recuperado acho que da para montar outro conjunto sem gastar muito. Se você puder enviar uma foto da parte interna do carburador já da para ter alguma ideia, basicamente o que condena um carburador é corrosão interna, fora isso são quebras que normalmente é causado por manutenção inadequada.