Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
fnpiumbim

Obrigado pelas informações!!!

Bom, é o seguinte, quando vou sair de casa, umas 05h30 da matina, ela demora a pegar; porém quando vou sair da Divisão Anfíbia, umas 18h00, pega rapidinho. Quando eu paro a moto, desligo e torno a ligar, pega de primeira.
Acredito que se fosse a bateria, este problema deveria ocorrer todas as vezes que eu fosse dar a partida, ou estou enganado??

E agora outro problema, quando aciono o freio dianteiro a lanterna não acende, sendo que troquei o sensor no começo do mês passado. A vida útil deste treco é curta assim mesmo??

Abraços!!!!!
"Quando houverem acabado as guerras do mundo, quando reinar a paz absoluta,
que fiquem pelo menos os Fuzileiros Navais, como exemplo de tudo de belo e fascinantes que eles foram." (Rachel de Queiroz)
jirschik
Moderador
Contato:

efraccaroli escreveu:jirschik já que tocou no assunto (chupeta), ouvi vários mecânicos desaconselhando a prática desse tipo de ligação. Nunca tentei, existe mesmo algum perigo se feito?
Eu gostaria de ouvir um mecânico desses ser mais específico sobre qual é o problema que pode causar.
Na explicação abaixo, considere "gerador", todo o dispositivo que fornece energia elétrica: Bateria com carga, dínamo, etc. Considere como "receptor", todo o dispositivo que consome energia elétrica: Bateria sem carga, lâmpada, vela, etc.
Do ponto de vista "geradores e receptores", quando conectamos duas baterias em paralelo (respeitadas as polaridades: + com + e - com -), temos dois geradores trabalhando juntos para acionar uma carga. Porém, pelo fato de termos uma bateria carregada (a bateria extra) e uma bateria descarregada (neste caso, a da motocicleta), esta última irá funcionar como um "receptor" e não mais como um "gerador", pois ela está descarregada.
"-Mas isso estraga a bateria?" Não, pois a bateria, em funcionamento normal, é quase sempre um 'receptor' para o dínamo, pois é este quem carrega a bateria. Quando a bateria fica carregada, a energia gerada pelo dínamo é direcionada para os outros receptores (lâmpada, velas, etc).
O dínamo deve ser mais 'forte' que a bateria. Fazendo uma comparação entre uma bomba d'água (dínamo) e uma caixa d'água (bateria).
Uma vez que o motor esteja ligado, é possível mantê-lo funcionando initerruptamente se o dínamo estiver funcionando, mesmo que a bateria seja retirada. É preciso apenas saber qual é a rotação mínima do motor para o dínamo gerar energia suficiente para manter o sistema elétrico funcionando.
O contrário não é válido: Se o dínamo for retirado, uma hora a bateria irá descarregar e não terá mais energia para alimentar as velas.

Então, eu gostaria de escutar o motivo pelo qual este mecânico diz que não se deve dar partida em um veículo com uma bateria auxiliar. Pode ser uma condição muito específica onde há outros dispositivos ligados, mas precisa especificar que condição é essa.

O que não deve-se fazer, pois não funciona e piora a situação, é dar partida "no tranco", principalmente em veículos com injeção eletrônica, pois se não há energia elétrica para alimentar o sistema, não haverá injeção de combustível. A mesma condição vale para veículos com bomba elétrica de combustível. Minha Mirage - por exemplo - tem bomba de combustível à vácuo, e não sofreria nesta situação.
Imagem
Santista

De acordo com o teu relato, da impressão que a bateria está perdendo carga durante a noite, para saber se é a bateria ou alguma coisa roubando corrente, faz o seguinte: quando chegar em casa a noite desliga um terminal da bateria, na manhã seguinte liga o cabo e da na partida, se virar bem o motor é sinal que a bateria está boa, se não der uma boa partida, a bateria não está sustentando a carga e deve ser trocada antes de pifar de vez, seria bom colocar um multimetro nos polos da bateria com o motor a funcionar em 4000/5000 rpm, tem que acusar uma voltagem de no minimo 13V, com os faróis acesos, se tiver acusando menos ficando ai perto dos 12V ou menos, é sinal que o regulador de voltagem não está deixando carregar a bateria corretamente, quanto a dar chupeta, não tem problema algum, só não pode ligar os cabos da bateria auxiliar invertidos
Santista e Vera (Viru´s MC)
efraccaroli

jirschik obrigado pela aula, perfeita sua colocação, não ponho nem tiro nada, vou levar essa questão ao mecânico e assim que obtiver a resposta dele posto aqui.

Desconfiei quando ele falou, por isso joguei no fórum para saber a opinião de vcs!!!

PS - Poderíamos montar um tutorial/manual com todo conhecimento que tem nesse fórum e enviar pra Kasinski, para ser utilizado no treinamento dos mecânicos.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
habith

unica coisa para estragar a moto com bateria de outro carro é se trocarmos os polos da bateria.. isto quer dizer ligar o cabo positivo no negativo e vice versa... de outra maneira não tem problema não....

uma coisa só que vale a pena lembrar... se uma bateria fica sem agua e dá curto nas placas internas ela pode ocasionar problemas elétricos generalizado como queima de lampadas e outras coisas a mais... mas nada com muita gravidade..... então.. se necessitarem fazer uma " CHUPETA" nas suas mirages sem problema.. só tenham certeza que os cabos estão ligados certos e não deixem a bateria ficar sem agua ( solução eletrolítica é o nome correto)....

se forem dar o tranco na moto para ela pegar no tranco como dizem.. só tomem cuidado para não soltar rápido de mais a mão da empreagem e não usar a primeira marcha.... pois assim soltando a embreagem devagar em uma marcha mais leve voces fazem o motor da moto começar a rodar devagar e tiram todos os conjuntos da inercia junto e aos poucos... mas lembrem-se uma vez colocando em funcionamento a moto tirem o cabo ou apertem a empreagem para a motor da moto rodar livre.....

sucesso e bons ventos em todas as estradas...
Duas rodas para ter certesa do equilíbrio... já batizada..Cigana ADELAIDE...
efraccaroli

Que saco, quase duas semanas esperando um simples retificador chegar de São Paulo, quase duas semanas sem ver a cor da moto. Esse esquema de tercerizar a distribuidora de peças da kasinski achou q foi a pior cagad*.
cros
Moderador

efraccaroli escreveu:Que saco, quase duas semanas esperando um simples retificador chegar de São Paulo, quase duas semanas sem ver a cor da moto. Esse esquema de tercerizar a distribuidora de peças da kasinski achou q foi a pior cagad*.
Meu caro, antes da Kasisnki vender moto já existia a tercerização, graças a globalização.
Imagem
efraccaroli

Antigamente a tercerização era sinónimo de melhoria no serviço, mas pelo que notei junto a diversas concessionárias em São Paulo, foi totalmente inverso o resultado.

Antigamente quando as peças vinham da distribuidora perto da Anchieta, demorava no máximo 4 dias, agora que transferiram pra Santana do Parnaiba, as peças demoram de 1 semana a 2 semanas pra chegar.

O processor burocrático que deveria ter sido otimizado, pelo jeito se tornou um processo BURROCRÁTICO.
habith

olha.. não sei onde eu li um relato de um proprietário de uma mirage que teve problema com retificador de corrente... ele utilizou um retificador da honda.. se não me engano era da twister.. mas procurando por aqui voce acha o que ele trocou e não teve maiores problemas com tal alteração.

sucesso e boas estradas.
Duas rodas para ter certesa do equilíbrio... já batizada..Cigana ADELAIDE...
efraccaroli

habith até sei que o pessoal coloca o retificador da cb450, mas a minha ta na garantia ainda, dae prefiro deixar o pepino pra eles, quando acabar a garantia eu me viro fácil fácil!!!
Responder