Miau, o cara falou que já havia testado e estava tudo bem. Pergunta: se o estator e/ou retificador estiverem indo para a lona, existe algum "sintoma" que aparece na moto para eu ficar esperto e trocar logo? Pois essa d abateria me surpreendeu, pois não havia sintoma algum...engand escreveu: Estou indo pegar a moto agora e anotei uma frase que vi nesse tópico para pedir para o cara: "testar se o estator está entregando voltagem AC correta para o retificador (3 cabos)?" Acho que foi vc mesmo que postou.
Mirage 250: Problemas elétricos em geral
Moderadores: Moderadores, Administradores
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
O sintoma é de nao carregar a bateria.
No meu caso não tenho multímetro. Eu sinto isso em dificuldades na partida ou não? Ou farol e buzinas fracas?
Caso negativo, seria bom fazer um teste em oficina tipo, uma vez por mês?
Caso negativo, seria bom fazer um teste em oficina tipo, uma vez por mês?
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Engand, qual é a quilometragem desta Mirage? São 400km? Mesmo que seja mais do que isso, lembro que só troquei a bateria original de minha Mirage com quase 3 anos de uso.
Nunca é demais testar os componentes, especialmente o retificador de tensão, que neste modelo é sabido ter grande probabilidade de não suportar a carga requerida pelo circuito. Se o retificador queimar, ele pode forçar e também queimar o alternador. Então, eu lhe daria a dica de trocar o retificador, conforme indicado nas páginas anteriores deste tópico. É um pequeno investimento que vale à pena para ficar tranquilo nas viagens. Por enquanto, não há necessidade de trocar o alternador.
Yuasa é boa marca. Na falta dela, há boas marcas nacionais, como Ajax e Route. A bateria tem sua vida aumentada quando carregada 100%. Alternador e retificador são quem proporcionam isso. Fugas de corrente em lâmpadas e soquetes oxidados ou fios com a capa plástica danificada, também diminuem o tempo de vida da bateria. Por isso, a manutenção preventiva é a melhor opção.
Em Campinas, frequente a Warrior. Ali juntam-se muitos motociclistas e provavelmente você encontrará boas dicas sobre socorros de motos, mecânicos e afins.
Nunca é demais testar os componentes, especialmente o retificador de tensão, que neste modelo é sabido ter grande probabilidade de não suportar a carga requerida pelo circuito. Se o retificador queimar, ele pode forçar e também queimar o alternador. Então, eu lhe daria a dica de trocar o retificador, conforme indicado nas páginas anteriores deste tópico. É um pequeno investimento que vale à pena para ficar tranquilo nas viagens. Por enquanto, não há necessidade de trocar o alternador.
Yuasa é boa marca. Na falta dela, há boas marcas nacionais, como Ajax e Route. A bateria tem sua vida aumentada quando carregada 100%. Alternador e retificador são quem proporcionam isso. Fugas de corrente em lâmpadas e soquetes oxidados ou fios com a capa plástica danificada, também diminuem o tempo de vida da bateria. Por isso, a manutenção preventiva é a melhor opção.
Em Campinas, frequente a Warrior. Ali juntam-se muitos motociclistas e provavelmente você encontrará boas dicas sobre socorros de motos, mecânicos e afins.
Obrigado jirschik. A moto é 2011 e eu comprei ela há menos de um mês com 6.100km. Está com 6.500km agora. O proprietário anterior quase não andava com ela, principalmente no último ano. Foi a "causa" que a oficina me disse para as placas da bateria "colarem".jirschik escreveu:Engand, qual é a quilometragem desta Mirage? São 400km? Mesmo que seja mais do que isso, lembro que só troquei a bateria original de minha Mirage com quase 3 anos de uso.
Acho que vou seguir seu conselho: trocar o retificador. Me assusta ficar parado na estrada sem socorro... VocÊ é de Campinas? Recomenda locais bons para eu fazer isso ou é melhor na "concessionária" KBX mesmo?
Como falei, voltei a morar novamente agora em Campinas e sou novato e cuidar de uma moto dessas. Não sabia da Warrior, vou ver!
Abraço!
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Engand, se deixar a moto muito tempo parada, irá mesmo dar problemas. Aliás, isso vale para motores em geral, sejam motocicletas, automóveis, caminhões, barcos...
Eu morei alguns anos em Sumaré, por conta do trabalho, mas agora voltei para São Paulo. Neste período, costumava ir na Warrior às quartas ou sábados.
Na maioria das vezes, sou eu quem faz a manutenção de minhas motos. No caso da Mirage250, a manutenção mais complicada que precisei fazer foi aos 68000km, para trocar os tensionadores das correntes de comando e por ser uma atividade mais complicada, levei a moto na KBX e acompanhei as atividades do mecânico Marco, que trabalhou muito bem, me explicando os detalhes.
Em 11/Agosto terá o Domingo Aéreo na AFA, em Pirassununga. Ótima oportunidade para você rodar com a sua Mirage. Quem sabe nos encontramos por lá! Abraço!
Eu morei alguns anos em Sumaré, por conta do trabalho, mas agora voltei para São Paulo. Neste período, costumava ir na Warrior às quartas ou sábados.
Na maioria das vezes, sou eu quem faz a manutenção de minhas motos. No caso da Mirage250, a manutenção mais complicada que precisei fazer foi aos 68000km, para trocar os tensionadores das correntes de comando e por ser uma atividade mais complicada, levei a moto na KBX e acompanhei as atividades do mecânico Marco, que trabalhou muito bem, me explicando os detalhes.
Em 11/Agosto terá o Domingo Aéreo na AFA, em Pirassununga. Ótima oportunidade para você rodar com a sua Mirage. Quem sabe nos encontramos por lá! Abraço!
jirschik escreveu:
Orra Jirschik, de Sumaré? Eu morei lá dos meus 10 anos de idade até os 26 praticamente, com pequenos períodos morando em Campinas. Isso foi de 1982 a 1998. Não sei qual sua idade, mas de repente nos esbarramos em algum lugar por lá...
Então, a saga de más notícias continuam... Estava revirando o fórum para ver se faço um pré-diagnóstico para quando eu levar ela na concessionária essa semana... Saí p dar uma volta hoje e motor engasgou muito, luz EFI acendendo, morrendo quando parava no semáforo... achei que não ia conseguir chegar em casa... Pelo que vi no fórum, tem que fazer o diagnóstico da EFI (não sou capaz de fazer isso, sou leigo, apesar do Miau ter escrito muitos detalhes num post) ou ver o sensor do cavalete lateral... Vou chegar com essas ideias na KBX...
Antes de ter confiança na motoca, sair muito longe (como sua sugestão de Pirassununga) está fora de cogitação hehe
Mas obrigado pelo convite! Abraço!
-
diegosanches
- Contato:
Fala galera, beleza?
Desculpe se esta pergunta for repetida, mas procurei nas 205 páginas da mesma e não encontrei nada sobre.
Minha Mirage é ano/modelo 2009, partida elétrica então.
Quando vou dar partida, ela fica apenas bombando a injeção dela, não da a partida direto, depois de algumas insistidas, e algumas ligadas do FI (de tanto tentar), ela resolve ligar.
Mas isso me dá dor de cabeça quando quero sair do trabalho por exemplo, que fico uns 10 minutos tentando ligar a bixinha.
Se aconteceu com alguém, fico grato se me ajudarem.
Forte abraço
Desculpe se esta pergunta for repetida, mas procurei nas 205 páginas da mesma e não encontrei nada sobre.
Minha Mirage é ano/modelo 2009, partida elétrica então.
Quando vou dar partida, ela fica apenas bombando a injeção dela, não da a partida direto, depois de algumas insistidas, e algumas ligadas do FI (de tanto tentar), ela resolve ligar.
Mas isso me dá dor de cabeça quando quero sair do trabalho por exemplo, que fico uns 10 minutos tentando ligar a bixinha.
Se aconteceu com alguém, fico grato se me ajudarem.
Forte abraço
Mirage 250 EFI - Sabrina
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
O efeito de "engasgar" pode ter causas diferentes. Pode ser o descanso lateral, falha no CDI com terminais oxidados, retificador sobrecarregado. Esses são itens que costumam apresentar falhas. Mas até mesmo um parafuso oxidado de terra, que não é comum, pode causar isso também.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Diego, a solução depende de sabermos como está a manutenção da motocicleta, frequencia de uso, etc. As motos que mais apresentam problemas são as que são usadas poucas vezes.diegosanches escreveu:...Minha Mirage é ano/modelo 2009...
Quando vou dar partida, ela fica apenas bombando a injeção dela, não da a partida direto, depois de algumas insistidas, e algumas ligadas do FI (de tanto tentar), ela resolve ligar...
Tente executar o procedimento de diagnóstico do EFI. Além disso, outros itens podem ser verificados, como filtro de ar, velas, filtro de combustível. Esse é o caminho mais fácil dos itens à verificar. Mas a causa pode ser outra.