Minha mirage 2012, injeção DELPHI desde qdo tirei da loja 0km, ela apresenta um problema que muitas mirages apresentam, depois de quente ao desliga-la e após uns 5 minutos tentar ligar custa muito a pegar, INDEPENDENTE se o tempo está frio ou quente
Como ja falei em outro tópigo eu peguei uma manha de nessa situação ligar a moto com o acelerador, acelerado 1 centimetro
Venho fazendo isso desde SEMPRE.
Recentemente, percebi que meu retificador e sua fiação estava esquentando muito, e como a mirage tem histórico de problemas em seu retificador original, decidi por segurança trocar por um retificador da marca CHIARATTO.
Após a troca efetuada, realizei diversos testes, sendo que um deles foi ligar a moto quente SEM ACELERAR e para minha surpresa todas as vezes que parei, esperei 5 minutos e liguei SEM ENCOSTAR no acelerador pegou de primeira.
No dia seguinte rodei 300km, de rodovia, e também todas as vezes que parei para abastecer ela pegou de primeira sem acelerar.
Quando sai da rodovia e entrei na cidade pegando um pouco de transito a temperatura marcada nos termômetros era de 32 graus, ao chegar em casa, estacionei a moto, desliguei, retirei o banco e ao encostar no retificador estava bem quente, o suficiente para não conseguir deixar o dedo encostado.
Percebi também que os fios verde e vermelho também estavam quentes
Fechei o banco, dei mais um tempinho e tentei dar a partida como fiz o dia inteiro ou seja, sem encostar no acelerador, e dessa vez nas 3 tentativas ela não pegou.
Só pegou quando liguei acelerando.
CONCLUSÃO: Baseado nesses testes, Acredito que o problema comum de dificuldade da mirage pegar depois de quente tenha a ver com o aquecimento do retificador OU o aquecimento dos fios.
Seria interessante alguém aqui do grupo que entende de elétrica de motos fazer mais testes focados nesse item, e quem sabe com isso conseguimos uma solução definitiva para esse problema CHATO.
Miau escreveu:veja bem.. retificador, bobinas, velas e sonda sao peças que tem comportamento diferente depois de quentes.
o retificador mesmo, por ser um componente eletrico, se superaquecido pode funcionar de forma erratica.
mesma coisa sao bobinas.. é mais dificil mas tambem pode ser..
velas tambem vao pelo mesmo principio..
mas a sonda então é o componente que mais sofre alterações quando aquecido..
por exemplo..
quando a moto ta fria.. ou seja, a ECU sabe que a moto ta fria pois ela tem sensor de temperatura do motor..
a lambda quando ta fria nao faz leitura correta dos gases.. ela precisa estar a uns 300 graus se nao me engano, para começar a ler os gases corretamente.
essa leitura dos gases é informada a ECU, essa que a partir desses dados, ajusta a mistura com base no que a lambda informa.
mas entao.. quando a moto ta fria, e a ECU sabe disso a partir do sensor de temperatura.. entao ela ajusta a mistura assumindo um valor default que foi programado nela.
só quando ela passa a ler uma temperatura X do motor, é q subentende-se que já é confiavel ajustar a mistura com base no que a sonda lambda passa pra ela.. pois assume-se que a sonda atingiu sua temperatura de serviço.
talvez por isso, que a moto quando quente, da os problemas.. saca?
ainda mais se a sonda lambda so tiver 2 fios, significa que ela é de aquecimento passivo, ou seja.. ela vai aquecendo com os gases do escape.. quando tem 4 fios, ela é de aquecimento ativo, pois os 2 fios a mais sao para ligar a resistencia que tem embutida nela.. pra aquece-la em 1 minuto independente da temperatura do motor.
se formos pensar em chances..
lambda ruim - 50%
retificador superaquecido - 40%
bobinas ruins - 5%
velas ruins - 5%
uma forma de testar a lambda.. é a seguinte..
apos ligar a moto.. desconecte o xicote da lambda.. e rode com a moto assim..
eu nao lembro se a ECU vai desligar o motor.. mas acho que nao.. tem q ver no manual quais sensores desligam o motor em caso de falha. acho que a ecu só nao permite dar partida na moto com a lambda desligada.
mas tenho quase certeza que a lambda nao desliga.. entao rode com a moto assim.. ai se mesmo depois de quente, a moto continuar ok, entao é a lambda.
pra testar o retificador, tire-o do local original e deixe ele do lado de fora da moto.. pra efeito de teste..
rode e teste.. se depois da moto quente..nao apresentar falhar.. então é superaquecimento dele.