Máfias do Detran

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Jovi
Administrador
Mensagens: 6372
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Em Ferraz, sem máfia, de 2,6 mil CNHs para 52

Investigação mostra que fiscais de Ciretrans eram cooptados por grupo

Bruno Tavares e Valéria França - Estadao

A máfia fez explodir o número de carteiras de habilitação emitidas pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, considerada o "quartel general" da quadrilha. A Ciretran era comandada pelo delegado Juarez Pereira Campos, preso na Operação Carta Branca. As estatísticas mensais revelam que, antes da operação, a Ciretran de Ferraz chegou a confeccionar 2.685 habilitações em março deste ano, ficando atrás apenas da capital paulista. Em junho, quando o esquema foi desarticulado, a unidade expediu 52 CNHs - menos de 2% das emissões de março.

Outras 15 Ciretrans do Estado investigadas por promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarulhos e pela Polícia Rodoviária Federal também apresentaram queda na emissão de carteiras após as prisões, embora inferior à registrada em Ferraz. Pela análise das estatísticas é possível até detectar o provável período em que a quadrilha responsável pelas vendas e fraudes de CNHs começou a agir ou mesmo intensificou a emissão de documentos irregulares.

De janeiro de 2003 a fevereiro de 2007, a Ciretran de Ferraz expediu, em média, 600 habilitações por mês. De fevereiro para março de 2007, o número de CNHs feitas na cidade saltou de 567 para 1.014 - aumento de quase 79%. Depois disso, a média de emissões passou a ser de 1,5 mil carteiras, chegando ao pico de 2.685 em março.

As investigações revelaram que os responsáveis por fiscalizarem o funcionamento das Ciretrans haviam sido cooptados pela quadrilha. Na casa do investigador Aparecido da Silva Santos, o Cido, os policiais apreenderam uma lista da propina. Em duas agendas havia anotações com nomes e lugares ao lado de valores. Junto à palavra "corregedoria" estava, por exemplo, um preço: R$ 30 mil. Após a descoberta do esquema, a Secretaria da Segurança Pública determinou a substituição de três delegados da corregedoria do Detran - entre eles o próprio corregedor Francisco Norberto Rocha de Moraes. Os outros dois delegados - Vlademir Constantino de Oliveira e Francisco Gastão Luppi de Castro Filho - foram remanejados para delegacias do Departamento de Polícia Judiciária da capital.

A Assessoria de Imprensa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que a atual corregedora, delegada Maria Inês Trefiglio Valente, continua trabalhando no caso, mas não dá entrevistas.

Já o presidente do Sindicato das Auto-Escolas e Centros de Formação de Condutores do Estado de São Paulo, José Guedes Pereira, disse acreditar que a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, de conceder liberdade a 17 acusados de integrar a máfia das carteiras, vai prejudicar as investigações. "Não dá para discutir uma decisão judicial, mas acredito que a medida vai atrapalhar. O processo ficará mais moroso". Como a decisão foi tomada pela mais alta Corte do País, não cabem recursos. "A possibilidade de a decisão ser reformada pela turma existe, mas é quase impossível", disse o promotor Marcelo Oliveira, do Gaeco.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Avatar do usuário
jcfjunior
Mensagens: 700
Registrado em: 19 Ago 2008, 13:47
Localização: Rio de Janeiro

Salve, salve

Além da corrupção o Detran é um órgão lotado de gente incompetente. Olha o absurdo que está acontecendo aqui no Rio:

Dei entrada no processo de inclusão de categoria A, já sonhando com a mirage, no dia 25/09.

Para o meu azar no dia seguite perdi a minha CNH.
Sem problemas, pensei eu, vou perder R$ 80,00 com a taxa da segunda via mas consigo a carteira rapidinho pra ir no salão da motocicleta, em SP, dirigindo.

O Detran simplesmente negou a emissão da segunda via porque eu já tinha um processo (o da inclusão da categoria A) em andamento e o sistema não aceita os dois ao mesmo tempo. :shock: :shock:
A solução? Esperar eu concluir a moto-escola, passar na prova e receber a carteira com a categoria incluida (uns 2 meses?) ou então desistir da inclusão, tirar a segunda via e, logicamente, pagar outro DUDA (R$ 80,00), outro exame médico (R$42,00)e começar um outro processo de inclusão. Parece piada mas é a pura verdade

Abraço a todos e lembrem-se que se forem mudar a categoria da sua CNH guardem a sete chaves a sua carteira/carta atual.
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Pois vejam o que aconteceu comigo há algum tempo atrás. Qdo.fui emplacar meu carro zero km, entre outras coisas, me pediram atestado de residência. Eu não tinha levado nenhuma conta de luz ou telefone para comprovar. Então me lembrei que eu havia emplacado a moto naquele mesmo local e apresentei o certificado de propriedade dela, recém emitido devido ao pagto. do IPVA. E o atendente categoricamente falou: Não aceitamos. Aí eu ponderei que aquele certificado (da Moto) fora emitido por eles mesmos. Não adiantou. Aí eu falei prá eles que o endereço constava na Nota Fiscal de compra do veículo. Não adiantou. Tive que fazer uma declaração em cartório que eu morava naquele local que estava no certificado. Prá mim isso é um conchavo entre DETRAN e cartórios para arrecadar mais dinheiro.
A conclusão que eu cheguei: Indiretamente me chamaram, e chamam todos nós, de mentiroso. Isto é, nós todos somos mentirosos até provarmos o contrário num cartório.
Só rindo, mesmo!!!
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
cros
Moderador
Mensagens: 10262
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

gildalfer escreveu:Eu não tinha levado nenhuma conta de luz ou telefone para comprovar.
Pois então, se não tiver uma conta de energia atualizada para provar que ainda mora no mesmo endereço eles não aceitam mesmo....

Isso tem como proposito um endereço válido e atual, a questão do cartorio é irrelevante pois com uma cópia da conta teria resolvido...

Não estou defendendo o detran, mas é isso ai...
Imagem
Responder