ML bobber
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Outras Marcas
POr favor hellman, me ajude aqui, será que você poderia me passar as especificações exatas de tudo que foi feito e o que você usou para alongar a balança? tipo de aço e tipo de solda e medidas? to tentando fazer a minha intruder 125 bobber mas tá dificil achar alguem aqui que faça reforçada...agradeço a ajuda!
" Ad Astra Per Ardua "
-
Andre Grind
ola hellmann! sou de curitiba e queria conhecer, pessoalmente, sua moto. pois ano q vem vou iniciar um projeto parecido. tem como? um abraço.
andré.
andré.
REDSTAR - Bolinha 82
opa, tranquilo?? vou falar pra caramba, mas é pra deixar tudo bem explicado...line_shu escreveu:POr favor hellman, me ajude aqui, será que você poderia me passar as especificações exatas de tudo que foi feito e o que você usou para alongar a balança? tipo de aço e tipo de solda e medidas? to tentando fazer a minha intruder 125 bobber mas tá dificil achar alguem aqui que faça reforçada...agradeço a ajuda!
alongar a balança
bem, não sei como é a balança da trudi, mas vou partir do pressuposto que também seja de tubos! o esquema é que o negócio é muito frágil. se voce cortar o cano, via ficar indignado com a espessura do que tá segurando tua vida! o aço, é aço doce comum, 1020 ou 'equivalente'. para o reforço o que eu fiz foi comprar dois tubos (de aço doce qualquer 1020~1045):
1º que encaixe dentro do tubo original da balança. soldei ele e olhando a balança, ela já estava alongada, com uma parte mais fina que o resto (onde está o tubo novo soldado)
2ºum tubo que tenha o diametro interno igual a medida externa do tubo original da balança. a parede dele, é absurda, coisa de 7~10mm. cortei ele 'de comprido' (longitudinalmente) em 3 partes. a do meio joguei fora, e as duas 'C's que ficaram foram soldadas por fora da parte mais frágil, com o tuob menor.
assim, tem um tubo por dentro e outro por fora do original, e como o maior é cortado em três partes, ele permite você soldar uma área, um comprimento incrível. sem contar que esconde tudo no 'sanduíche' que forma. eu aposto qualquer coisa neste mundo que se um dia a balança for arrebentar, não será ali que ela vai romper.
a solda recomendada é TIG (aquela que o eletrodo não é consumível, mas sim de tungstênio e vareta de material de adição). ela é muito mais controlável e o cara tem domínio muito bom de penetração, acabamento, robustez. pode também se usar a MIG/MAG (dentre elas, de preferencia a MIG) que o eletrodo é consumível e sai pela 'pistola' automaticamente. para soldadores experientes, é possível conseguir acabamento e penetração tão boa quanto a TIG, mas com desvantagens em termos de porosidade e incrustações. só faça com soldadores experientes e que etnham entendido a importancia desta solda.
NÃO use o eletrodo revestido, aquele que voce coloca a vareta no jacaré e fica raspando pra abrir o arco elétrico, tipico de serralheiro/conserto de portões. a começar que muita gente não treinada usa, e a não ser alguem de extrema experiencia e conhecimento, ela não te garante precisão na penetração e facilita muito incrustações, porosidade, irregularidades, derretimento e toda a nojeira que a solda pode ser. evite.
maçarico, acho que nem lhe passou pela cabeça, e também não recomendo, por não ser tão 'agressiva'.
solda ponto provavelmente você não vai achar quem faça, só é usada em larga escala/fabricas.
importante é saber que a sodla causa um stress absurdo no metal, em questão de 7~10mm o metal vai de 25 a 1500ºC isso gera tensões internas. então, não assopre, não jogue água, não faça nada quando a solda estiver esfriando. melhor ainda, jogue a balança numa caixa com cal, ou areia, carvão para que ela resfrie o mais lentamente possível. ideal seria fazer um recozimento depois, esquentar um pouco a regiçao da solda e próxima a ela, até uns 200~250ºC, manter esta temperatura por uns 5 minutos e deixar resfriar lentamente, se não for na caixa de areia/cal, não deixe nem pegar brisa. isso elimina as tensões internas. se você já viu uma solda romper, deve lembrar que o metal sempre rasga perto da solda, mas nunca na solda. é por que é a região que está com uma tensão interna presa, que se dissipa no recozimento.
caso você não tenha entendido essa hiostória de tubos, um por dentro outro por fora, eu posso fazer um desenho, se você pedir.

balança pronta

desse ângulo dá pra ver o esquema de cortar o tubo em 3 partes e usar só as "c"s veja como o tubo é bruto. a solda é gigantesca, e corre por toda a lateral do reforço, 4 vezes (duas que aparecem na foto, duas do outro lado) e elas também escondem o outro tubo, o interno, que ficou ali atrás dessas soldas e tudo mais.
provavelmente quem trabalha com este tipo de coisa deve estar rindo agora, falando 'pra que tudo isso????'... mas eu não tenho experiencia o suficiente para dizer o quanto disso é necessário, então, se for pra errar, vou errar pelo excesso, por que é minha vida que tá equlibrada em cima dessas duas rodas aí!
se alguem tiver cacife pra dizer o quanto é realmente necessário e suficiente, fique a vontade, por que eu também gostaria de saber!
opa André, tudo bem? tem sim, ja estou respondendo sua MP.Andre Grind escreveu:ola hellmann! sou de curitiba e queria conhecer, pessoalmente, sua moto. pois ano q vem vou iniciar um projeto parecido. tem como? um abraço.
andré.
abraços!
-
Fabião tattoo
Olá pessoal! Se me permitem opinar, não precisa de tudo isso. Corte a balança, como disse o companheiro e mande um torneiro mecanico fazer duas peças com a espessura externa dos canos da balança; nas pontas ele deixará a espessura interna e aí vc veste como uma rolha de cada lado. Deixe no meio da peça o comprimento que vc quer aumentar. Mande soldar ambos os lados com solda mig e está pronto. Eu fiz assim e ficou melhor que otimo. Abraço a todos!
Hartford Bobber
Cara você me deu uma luz! muito obrigada! e eu concordo com você! é minha vida sobre duas rodas, prefiro usar toda a segurança que eu puder! valeu abraço em breve posto fotos do escape novo chanfrado de 2" !
Abraço's
Abraço's
" Ad Astra Per Ardua "
Hellman, se você puder fazer o desenho da balança e não for muito incomodo por favor, eu agradeço!
E não querendo abusar da sua boa vontade, mas ja abusando hehe, você poderia me ajudar com relação ao banco? porque eu preciso de garupa mas não sei se a balança aguenta e também se não vai trincar o rolamento...porque eu estou pensando em alongar 8cm da balança, ou 10cm, preciso avaliar ainda, teria algum sistema para apoiar o banco na balança tambem? porque ele é preso numa barra do chassi...enfim, eu preciso de uma garupa confortavel e pratica...estou pedindo sua ajuda porque não conheço ninguem aqui que entenda e que ja tenha feito...alias, não sei c vc já ouviu falar do brown triciclos? eu ja fui la mas a grana ta curta e o preço do cara é justo hehe... e eu preciso de algo abaixo por enquanto para a balança porque ja vou mandar fazer o comando com ele...agradeço muito sua atenção hellman!
E não querendo abusar da sua boa vontade, mas ja abusando hehe, você poderia me ajudar com relação ao banco? porque eu preciso de garupa mas não sei se a balança aguenta e também se não vai trincar o rolamento...porque eu estou pensando em alongar 8cm da balança, ou 10cm, preciso avaliar ainda, teria algum sistema para apoiar o banco na balança tambem? porque ele é preso numa barra do chassi...enfim, eu preciso de uma garupa confortavel e pratica...estou pedindo sua ajuda porque não conheço ninguem aqui que entenda e que ja tenha feito...alias, não sei c vc já ouviu falar do brown triciclos? eu ja fui la mas a grana ta curta e o preço do cara é justo hehe... e eu preciso de algo abaixo por enquanto para a balança porque ja vou mandar fazer o comando com ele...agradeço muito sua atenção hellman!
" Ad Astra Per Ardua "
E acabou? Hellman? Que pora é essa de vender a moto? Li 17 páginas aqui no forum super animado com o projeto. Muito legal a história de fazer sua própria moto.
To com uma Viraguinho cansada aqui na garagem... seu tópico muito me anima. Hoje mesmo resolvi um probleminha dela (falhava e alta) e agora estou juntando conhecimento e coragem pra entrar na estética dela. Pintar motor, dar um trato nas rodas, setas, paralama... quem sabe neh? Não sei quando começo, mas acredito que comece logo.
Mas por favor, continue com seu projeto. Eu faço alguns trabalhos com o photoshop e se vc (ou qq colega do forum) precisar de alguma projeção de ideia no desenho da moto, eu teria grande prazer em ajudar no rascunho.
Parabéns pela coragem e determinação. Mesmo se parar de mexer na moto, continue por aqui, seu conhecimento (principalmente o prático) vale muito aqui na rede.
To com uma Viraguinho cansada aqui na garagem... seu tópico muito me anima. Hoje mesmo resolvi um probleminha dela (falhava e alta) e agora estou juntando conhecimento e coragem pra entrar na estética dela. Pintar motor, dar um trato nas rodas, setas, paralama... quem sabe neh? Não sei quando começo, mas acredito que comece logo.
Mas por favor, continue com seu projeto. Eu faço alguns trabalhos com o photoshop e se vc (ou qq colega do forum) precisar de alguma projeção de ideia no desenho da moto, eu teria grande prazer em ajudar no rascunho.
Parabéns pela coragem e determinação. Mesmo se parar de mexer na moto, continue por aqui, seu conhecimento (principalmente o prático) vale muito aqui na rede.
Karen Karente: Gorda que bebe muito, fala alto e quer aparecer.
Boa sorte no seu projeto Camata!

E aí galera... sou cadastrado aqui faz um tempão mas não entrava direito no fórum... questão de tempo, e talz!!! Aê Hellman, PQP mano, tá muito massa a tua motoca... seu trampo ficou demais!!!
Eu terminei a minha hoje... fiz uma bobber da minha Virago 1998... vô postar umas fotos amanhã pra galera ver!!! E umas dicas tb, de como fiz tudo!!!
\o/
Eu terminei a minha hoje... fiz uma bobber da minha Virago 1998... vô postar umas fotos amanhã pra galera ver!!! E umas dicas tb, de como fiz tudo!!!
\o/

Ai sim anubis!! vi a foto, ficou massa hein!
" Ad Astra Per Ardua "