Quem sabe a prova dos 9
vcs andam na mesma estrada, cada um com seu ajuste, num dia chuvoso é claro e o Jovi filmando...
Pneus Bridgestone, Michelin, Pirelli, Metzeler e Geral
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Mas quem é que está falando de baixar a calibragem em pista seca?jbrigagao escreveu:... Na pista seca ainda insisto que manter a calibragem normal é melhor.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Vou meter a colher neste mingau com um palpite sobre o assunto mas sem certeza se é válido ou não , o que eu sei é que na chuva os sulcos dos pneus servem para escoar a água do asfalto para que parte lisa do pneu tenha contato com o asfalto mais seco , no caso penso que o pneu com menos pressão deve ter mais sulcos em contato com o asfalto e maior escoamento da água , por outro lado se a lamina da água for maior que a capacidade dos sulcos escoarem vai aver aquaplanagem justamente porque o pneu esta mais achatado , com maior area de contato com a pista , isto tudo é teoria
acho que o que manda mesmo é na prática
acho que o que manda mesmo é na prática
Jovi,joviman escreveu:
Na minha última troca paguei R$ 430,00 colocado no Michelin de 150/90 e o Metzeler de 140/90 custava R$ 450,00...![]()
Quando peguei a minha moto a primeira coisa que notei foi que ela merecia um pneu um pouco mais largo na traseira e pesquisando na internet percebi que a Aquila comercializada na Europa vem de fábrica com pneu 150/80/15, ou seja mais largo e mais baixo que o nosso original 140/90/15, no entanto vc menciona que colocou o 150/90/15, portanto mais largo e mais alto e achou que melhorou em todos os aspectos, inclusive estabilidade.
Pergunto: Não houve equívoco de sua parte com relações as medidas informadas por vc?
Em nenhum momento vc sente o pneu raspando na balança, ou na parte interna dos paralamas? Mesmo com carga total (patroa e bagagens)?
E por ultimo, sentiu alguma diferença na final da moto? Já que um pneu mais alto implicaria em um maior diametro e consequentemente uma singela melhora na velocidade final.
Saudações Mirageanas,
Zzo
Família
VIRU'S
"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
VIRU'S
-
Jovi
- Administrador
- Contato:
Sim é verdade...zzosurfer escreveu:Jovi,
Quando peguei a minha moto a primeira coisa que notei foi que ela merecia um pneu um pouco mais largo na traseira e pesquisando na internet percebi que a Aquila comercializada na Europa vem de fábrica com pneu 150/80/15, ou seja mais largo e mais baixo que o nosso original 140/90/15, no entanto vc menciona que colocou o 150/90/15, portanto mais largo e mais alto e achou que melhorou em todos os aspectos, inclusive estabilidade.
Não, a informação esta correta, não vende no Brasil o 150x80x15, apenas a Michelin tem o 150x90x15...zzosurfer escreveu:Pergunto: Não houve equívoco de sua parte com relações as medidas informadas por vc?
Nessas partes citadas não... ele raspa no parafuso que prende o banco do garupa, ou seja, na parte de baixo do paralama, apenas quando passa em lombadas com garupa....zzosurfer escreveu:Em nenhum momento vc sente o pneu raspando na balança, ou na parte interna dos paralamas?
Nessas condições raspa... mas as curvas, senti mais firmeza....zzosurfer escreveu:Mesmo com carga total (patroa e bagagens)?
Cara, eu acho que perdi um pouco de potência sim depois que voltei a usar o 140x90x15, mas deixo essa resposta para o futuro, por que agora vou rancar a garupa da minha moto e quando fizer isso não vejo problemas de utilizar o 150x90x15 novamente...zzosurfer escreveu:E por ultimo, sentiu alguma diferença na final da moto? Já que um pneu mais alto implicaria em um maior diametro e consequentemente uma singela melhora na velocidade final.
Muito bom seria se tivéssemos no Brasil o Pneu original da Mirage: 150x80x15
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
[]´s Jovi
Jovi,
Nas pouquíssimas "Aquilas" que vi rodando por aqui, a impressão que se tem é que o pneu tras.150\80\15 é muito baixo, achei que fosse por estar acostumado com as nossas mas o fato é que quando se faz os cálculos nota-se que realmente esse pneu é realmente menor no diametro do que o 140\90\15, ou seja os 10mm que se ganha na largura implica em uma perda de 6mm na altura do pneu o que corresponde mais de 1 cm de diferença no diametro final da roda.
Por outro lado o pneu que vc usava 150\90\15 além de mais largo era também mais alto do que o 140\90\15(135mm contra 126mm do original), portanto raspando ou não eu acho que vou partir pra esse mesmo pois acho que vai ficar legal.
Estive também pesquisando no site da Pirelli e descobri que a pirelli tem o MT66 (ROUTE) na medida 170\80\15 o que corresponde à uma altura lateral de 136mm, ou seja exatamente aquilo que já foi testado por vc, porém resta saber se os 30mm a mais na largura (15mm a mais para cada lado) passariam sem problemas de interferencia com a balança... confesso que coloquei essa informação aqui só pra te cutucar
Bom... ta aí informação pra quem quiser experimentar. E por favor se alguém aí já testou ou tem este pneu instalado na moto faça o favor de compartilhar conosco pois acredito que deve ficar muito louco

Nas pouquíssimas "Aquilas" que vi rodando por aqui, a impressão que se tem é que o pneu tras.150\80\15 é muito baixo, achei que fosse por estar acostumado com as nossas mas o fato é que quando se faz os cálculos nota-se que realmente esse pneu é realmente menor no diametro do que o 140\90\15, ou seja os 10mm que se ganha na largura implica em uma perda de 6mm na altura do pneu o que corresponde mais de 1 cm de diferença no diametro final da roda.
Por outro lado o pneu que vc usava 150\90\15 além de mais largo era também mais alto do que o 140\90\15(135mm contra 126mm do original), portanto raspando ou não eu acho que vou partir pra esse mesmo pois acho que vai ficar legal.
Estive também pesquisando no site da Pirelli e descobri que a pirelli tem o MT66 (ROUTE) na medida 170\80\15 o que corresponde à uma altura lateral de 136mm, ou seja exatamente aquilo que já foi testado por vc, porém resta saber se os 30mm a mais na largura (15mm a mais para cada lado) passariam sem problemas de interferencia com a balança... confesso que coloquei essa informação aqui só pra te cutucar
Bom... ta aí informação pra quem quiser experimentar. E por favor se alguém aí já testou ou tem este pneu instalado na moto faça o favor de compartilhar conosco pois acredito que deve ficar muito louco
Família
VIRU'S
VIRU'S
Ae Jovi,
Ia esquecendo de um detalhe importante...
Os cálculos aqui apresentados são baseados na teoria normas e nomenclatura para fabricação dos pneus, portanto não compre nada sem testar antes, pois se não der certo vc vai me fritar depois
E outro fator a ser levado em consideração é a largura do aro, que no caso da MIRAGE foi projetado para pneus de até 150 mm de largura e no caso de montagem de um pneu mais largo o que aconteceria na prática seria que o pneu 170 não se acomodasse de forma natural ao aro causando com isso uma ligeira diferença na altura para MAIS... a qual só saberiamos exatamente O QUANTO MAIS após o pneu montado e calibrado na roda.
Isso no entanto não afetaria a segurança haja visto que a ancoragem do pneu à roda está relacionada ao tamanho do aro apenas e no caso ambos são de 15'.
Até Mais,
Zzo
Ia esquecendo de um detalhe importante...
Os cálculos aqui apresentados são baseados na teoria normas e nomenclatura para fabricação dos pneus, portanto não compre nada sem testar antes, pois se não der certo vc vai me fritar depois
E outro fator a ser levado em consideração é a largura do aro, que no caso da MIRAGE foi projetado para pneus de até 150 mm de largura e no caso de montagem de um pneu mais largo o que aconteceria na prática seria que o pneu 170 não se acomodasse de forma natural ao aro causando com isso uma ligeira diferença na altura para MAIS... a qual só saberiamos exatamente O QUANTO MAIS após o pneu montado e calibrado na roda.
Isso no entanto não afetaria a segurança haja visto que a ancoragem do pneu à roda está relacionada ao tamanho do aro apenas e no caso ambos são de 15'.
Até Mais,
Zzo
Família
VIRU'S
VIRU'S
-
Jovi
- Administrador
- Contato:
Zzo, se der o 170 seria lindo, porém deve-se avaliar essa montagem com a relação nova... isso por que será a posição máxima de proximidade com a balança para uma verificação 100%, depois que a corrente afrouxa, o pneu é levado para trás e dai a abertura da balança aumenta....

Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
[]´s Jovi