Bom galera, faz um tempinho que eu queria me informar sobre relação, li um tópico muito esclarecedor aki no fórum cheio de detalhes. gostaria de pedir a opinião dos colegas sobre o seguinte:
pelo que entendi, de acordo com minha necessidade eu deveria "encurtar" a relação da minha moto visto que acho muito fraca na arrancada e que infelizmente não tenho tempo nem recursos pra viajar por ai na minha kansas, sem falar que o transito aki já não é moleza... acontece que não detectei ninguém falando sobre a troca do pião para um numero menor de dentes 14 por exemplo. alguém sabe se é compativel? procurei também saber qual é a relação original da kansas mas não descobri, a não ser que o pião é de 15 dentes. alguém pode me dar uma luz? Ps: o que quero mesmo é melhorar a "saída" da moto que eu acho meio fraca...
Relação original é de 15x42.
Eu acho a moto original bastante esperta de saída, o que acho péssimo na Kansas é o câmbio por si só, parece que a diferencia entre primeira e segunda é menor que de outras motos, isso faz a arrancada dela ficar meio zuadinha, pq a primeira joga ela na frente mas a segunda não garante uma continuidade no impulso.
Troquei o pinhão hoje, um de 16 dentes da honda ml ou turuna dá certo. Parece que embora alguns da CG 150 funcionem não é recomendado.
Não notei tanta diferença nas primeiras marchas (mas notei alguma diferença sim). Agora, da terceira pra frente é bem notável a diferença. Chega a refletir até na vibração da moto.
Boa modificação...
Agora esperando chegar o misturmax. Estou muito desanimado. Pelos comentários que tenho lido não vai adiantar m.erda nenhuma... Mas vamos ver...
Sou novo aqui, mas já participo de outro fórum que fala de motos Dafra.
Venho aqui pedir uns conselhos. Minha Kansas veio com a relação da Speed (15x39). Pego estrada todos os dias para ir e vir do trabalho, uns 95 kms ida e volta. Quero trocar o pinhão para o de 16 ou 17 dentes (aí está a minha dúvida) e acho que terei que trocar a coroa também. O que vocês acham?
Na verdade você já está com uma relação mais longa do que o normal.
Normalmente a Kansas vem com relação de 15x42 e a gente alonga ela com pinhão de 16.
Pelas contas de relação, daria quase que na mesma:
42/15=2,4375
42/16=2,625
39/15=2,6
Não sei se a Dafra se ligou que a relação de 15x42 era curta demais para as Kansas ou se foi erro mesmo.
Outra coisa que pode ter acontecido é que acharam logisticamente mais inteligente usar a mesma coroa para duas motocicletas e ter apenas um estoque para as duas, ainda há a possibilidade de um estoque muito grande para coroas de speed ou uma oferta interessante que leve a considerar mudar a relação da Kansas, o que acho mais provável.
Na verdade você já está com uma relação mais longa do que o normal.
Normalmente a Kansas vem com relação de 15x42 e a gente alonga ela com pinhão de 16.
Pelas contas de relação, daria quase que na mesma:
42/15=2,4375
42/16=2,625
39/15=2,6
Não sei se a Dafra se ligou que a relação de 15x42 era curta demais para as Kansas ou se foi erro mesmo.
Outra coisa que pode ter acontecido é que acharam logisticamente mais inteligente usar a mesma coroa para duas motocicletas e ter apenas um estoque para as duas, ainda há a possibilidade de um estoque muito grande para coroas de speed ou uma oferta interessante que leve a considerar mudar a relação da Kansas, o que acho mais provável.
Cara.. obrigado.
Por acaso vc participa do dafra.forumais.com? Tem um camarada lá que é muito parecido com vc e usa o mesmo nick.
Mas voltando ao assunto: Eu quero ganhar velocidade no final (sem forçar o motor), não ligo para arrancadas. Sinto que, quando chegou aos 90kms, motor parece que vai ficar rouco de tanto esgoelar.
Bom, mas se você colocar uma coroa de 42, vai ficar mais esgoelado ainda.
Pense na relação como nas marchas da bicicleta. Quanto meior a catraca mais você pedala, fica mais leve e vc corre menos, quanto menor a catraca menos você pedala, fica mais pesado e vc corre mais.
Se você quer mais final, pode manter a coroa e colocar o pinhão de 16, mas eu acho que num dia de muito vento o motor não vai conseguir levar, mas é questão de fazer o teste.
Caramba.
Agora fiquei confuso mesmo. Pelo que eu já li (aqui e lá) pinhão de 16 + coroa de 42 o motor não esgoela tanto. Como posso fazer para ter mais velocidade final (velocidade de cruzeiro), pois já comprei um pinhão de 16 e estou vendo uma coroa de 42?