COUTINHO.JOI escreveu:E rinaldo respondeu editando.
Qual o tamanho do cooller para colocar no retificador? (Altura x largura x comprimento)?
Qualquer ventoinha 12volts, tipo dessas de computador
a que coloquei tem 6cm alt. x 6cm largura, x 2,5 profundidade.
E como vcs fixaram ele no retificador?
Nas aletas do retificador, use parafuso de rosca soberba cujo diametro entre rosqueando entre as aletas do retificador
Para comprar o cooler precisa saber potência ou algo do tipo? Qual o que vcs recomendam por ser mais forte e melhor?
Sim quanto mais forte melhor, o que limita é o tamanho da ventoinha.
Se você tiver uma fonte velha de computador desmonte a fonte e veja se a ventoinha esta funcionando, e se náo esta já muito gasto o eixo, se ela couber em cima do retificador, está resolvido.
Por fim, o cooler é colocado para assoprar o retificador igual um ventilador ou retirar o ar tipo um exaustor?
Para assoprar no Retificador.
Abraços
Mirage 650: Opiniões de proprietários
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
Rinaldo Hirai
Rinaldo Hirai
-
Vladimir650
Coutinho, boa tarde!
No meu caso usei ventilador de no-break mas vc vai encontrar mais fácil ventilador (cooler) de gabinete de computador. Acho que é 80 x 20 ou 25mm.
Só confirme que é 12V e de preferência com rolamento.
Qto a fixação, usei a dica do Rinaldo e fixei com 2 parafusos de rosca soberba o suficiente para prender nas aletas do R/R.
Ele tem que jogar o ar para as aletas do R/R e no meu caso peguei o negativo no parafuso que prende um dos relés perto do R/R. O positivo eu peguei do relé do farol mas o positivo que fecha o relé e manda o outro positivo para o farol.
Ligou a chave já dá pra escutar o bichinho soprando.
Abraço.
No meu caso usei ventilador de no-break mas vc vai encontrar mais fácil ventilador (cooler) de gabinete de computador. Acho que é 80 x 20 ou 25mm.
Qto a fixação, usei a dica do Rinaldo e fixei com 2 parafusos de rosca soberba o suficiente para prender nas aletas do R/R.
Ele tem que jogar o ar para as aletas do R/R e no meu caso peguei o negativo no parafuso que prende um dos relés perto do R/R. O positivo eu peguei do relé do farol mas o positivo que fecha o relé e manda o outro positivo para o farol.
Abraço.
-
Vladimir650
Vixi Rinaldo, respondemos ao mesmo tempo mas vc ganhou! Kkkk
-
Vladimir650
Rinaldo,
Estou aguardando chegar o sensor de mercúrio para montar um sensor TO.
Se você puder opinar eu agradeço.
A minha idéia é usar 2 sensores como o abaixo, sendo um colado na frente do suporte original e outro colado atrás. O da frete inclinarei +- 65º para a direita e o outro para a esquerda. Ambos ligados em paralelo. Pelo menos testei aqui e não falha o contato.
Liguei nas cc´s e um sensor TO custa: 3XX na Honda, 2XX na Yamaha e 110 na Kasinski. O de Honda ou Yamaha acho que daria para adaptar sem dificuldades mas é muito caro.

Obrigado.
Estou aguardando chegar o sensor de mercúrio para montar um sensor TO.
Se você puder opinar eu agradeço.
A minha idéia é usar 2 sensores como o abaixo, sendo um colado na frente do suporte original e outro colado atrás. O da frete inclinarei +- 65º para a direita e o outro para a esquerda. Ambos ligados em paralelo. Pelo menos testei aqui e não falha o contato.
Liguei nas cc´s e um sensor TO custa: 3XX na Honda, 2XX na Yamaha e 110 na Kasinski. O de Honda ou Yamaha acho que daria para adaptar sem dificuldades mas é muito caro.

Obrigado.
-
Vladimir650
Vladimir650 escreveu:Coutinho, boa tarde!
Abraço.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... binete-_JM
-
COUTINHO.JOI
Liguei aqui na empresa que faz manutenção nos computadores da empresa que trabalho e eles tem alguns usados numa caixa, vai separar alguma coisa e eu passo lá pra pegar! Depois, mãos à obra...rs
Para medir a corrente de energia nos cabos é bom um multímetro ou outro aparelho?
Vou começar a comprar ferramentas, pois estou me empolgando a mexer na magrela...rs
Abraços
Para medir a corrente de energia nos cabos é bom um multímetro ou outro aparelho?
Vou começar a comprar ferramentas, pois estou me empolgando a mexer na magrela...rs
Abraços
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
-
Rinaldo Hirai
Boa tarde!
O ´fórum ás vezes fica lento no momento de postar, parece até que travou, e ás vezes trava mesmo, então a possibilidade de postar ao mesmo tempo é maior.
Que vai funcionar é certo, use durepox para fazer a base dos dois sensores, antes de endurecer dá para ir acertando o angulo dos sensores, e se andando as imperfeiçoes da pista chegarem a acionar a chave de mercúrio, você póde montar um circuito simples temporizado com o 555, quando o circuito é chaveado pelos buracos o timer geraria um atrazo do sinal para a ECU, acho que 10 segundos já seria suficiente para evitar o falso tombamento, e a bomba ser desligada.
Boa sorte!
O ´fórum ás vezes fica lento no momento de postar, parece até que travou, e ás vezes trava mesmo, então a possibilidade de postar ao mesmo tempo é maior.
Que vai funcionar é certo, use durepox para fazer a base dos dois sensores, antes de endurecer dá para ir acertando o angulo dos sensores, e se andando as imperfeiçoes da pista chegarem a acionar a chave de mercúrio, você póde montar um circuito simples temporizado com o 555, quando o circuito é chaveado pelos buracos o timer geraria um atrazo do sinal para a ECU, acho que 10 segundos já seria suficiente para evitar o falso tombamento, e a bomba ser desligada.
Boa sorte!
Rinaldo Hirai
-
COUTINHO.JOI
Bom, multímetro e cooler comprados, agora só falta saber usar o multímetro...rs

Podem dar umas dicas?
Abraços

Podem dar umas dicas?
Abraços
-
COUTINHO.JOI
Outra...preciso tirar o tanque pra chegar no R/R?
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Para usar o multímetro você precisa de pelo menos algum conhecimento de eletricidade. As aulas de física da escola podem ter te dado essa base. E ainda tem o manual do aparelho, que pode ter figuras para melhor explicar as medições.
Mas o básico é o seguinte: Medição de tensão elétrica é sempre feita em paralelo com o dispositivo. Ponta vermelha no positivo e preta no negativo. Atenção às indicações no aparelho onde deve ligar as pontas de prova. Normalmente o negativo é comum, mas o positivo pode mudar. A letra "V" costuma indicar onde fica o positivo para medição de tensão elétrica. Começe praticando com a medição de uma pilha comum.
Se na escala de tensão VDC tiver o número "2" e você apontar a chave seletora para esse ponto, então a escala é para ler valores entre 0~2V. É onde lê-se a tensão de uma pilha comum. O próximo ponto deve ser "20" e aí a tensão lida será de 0~20V e assim sucessivamente.
Leia o manual do aparelho e procure por guias na internet que tem muita coisa.
Mas o básico é o seguinte: Medição de tensão elétrica é sempre feita em paralelo com o dispositivo. Ponta vermelha no positivo e preta no negativo. Atenção às indicações no aparelho onde deve ligar as pontas de prova. Normalmente o negativo é comum, mas o positivo pode mudar. A letra "V" costuma indicar onde fica o positivo para medição de tensão elétrica. Começe praticando com a medição de uma pilha comum.
Se na escala de tensão VDC tiver o número "2" e você apontar a chave seletora para esse ponto, então a escala é para ler valores entre 0~2V. É onde lê-se a tensão de uma pilha comum. O próximo ponto deve ser "20" e aí a tensão lida será de 0~20V e assim sucessivamente.
Leia o manual do aparelho e procure por guias na internet que tem muita coisa.