Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Yamaha

Responder
bozobozoca

Quando peguei a minha virago ela estava com quase 30 mil, entao vou te falar o que tive que mexer na minha e outras coisas que fui fazendo ao longo desses 2 anos q estou com ela.

1 - verificar a engrenagem da bomba de oleo - as concessionárias falam em trocar aos 50 mil, mas ja vi gente falou que deu problema antes. E pode acreditar que é um problema mesmo!
2 - a minha logo mais vai precisar trocar a corrente de comando. Nao sei se foi algum problema com o dono anterior, mas a minha da pra ouvir a corrente raspando. é bem de leve, mas a tendencia é so piorar.
3 - Desde que comprei a viraguinho, eu sentia q ela nao "grudava" muito no chao. Parecia q a frente era muito leve. O problema foi resolvido depois de trocar o oleo da bengala. Tem donos que dizem que é bobeira, outros dizem q a troca tem q ser feita a cada 30mil km.. enfim, vai do gosto de cada um.
4 - da uma revisada nos cabos (acelerador, retorno e embreagem ).
5 - verifica o estado geral da corrente. Veja se nao ha folga entre os elos. No manual de servico da virago tem as informacoes de como verificar.
6 - Sempre acho bom de tempos em tempos medir o consumo dela. O ideal é estar por volta dos 26km/l.

*desculpa o pitaco, mas na minha humilde opiniao, trocar o oleo a cada 1000km num faz diferenca nao. Na verdade o que existem é uma confusao muito grande. A primeira troca é recomendada nos primeiros mil, e depois o ideal é fazer a cada 3mil. Trocar a cada mil nao muda o desempenho da moto, apenas deixa o bolso mais vazio rsrs.
O que precisa ser feito é sempre ficar de olho no nivel do oleo. Isso pq os aneis podem ja estar mais gastos e ai o oleo acaba sendo queimado aos poucos, abaixando o nivel e comprometendo o funcionamento do motor :)
cros
Moderador

bozobozoca escreveu: *desculpa o pitaco, mas na minha humilde opiniao, trocar o oleo a cada 1000km num faz diferenca nao. Na verdade o que existem é uma confusao muito grande. A primeira troca é recomendada nos primeiros mil, e depois o ideal é fazer a cada 3mil. Trocar a cada mil nao muda o desempenho da moto, apenas deixa o bolso mais vazio rsrs.
O que precisa ser feito é sempre ficar de olho no nivel do oleo. Isso pq os aneis podem ja estar mais gastos e ai o oleo acaba sendo queimado aos poucos, abaixando o nivel e comprometendo o funcionamento do motor :)
Bons pitacos :D
Imagem
Dead
Contato:

melzão, recomendo uma carburação e regulagem (faço isso 1x por ano, mesmo ela não apresentando nenhum problema, é preventiva), e também trocar as engrenagens da bomba de óleo (caso ainda não tenha trocado), são 2 engrenagens de tecnil que desgastam com o tempo e podem interromper o fluxo da bomba. Existem recomendações para troca que variam entre 30mil km e 50mil km, eu prefiro trocar a cada 30mil km para não correr risco, quando peguei a moto ele estava com 50mil, como não sabia se o antigo dono tinha trocado resolvi trocar, errei, pois as engrenagens estavam novas, mesmo assim já que estava no jeito eu troquei (paguei 90 dinheiros na autorizada daqui).
Acho que seria só isso mesmo, segue uma foto das benditas engrenagenzinhas que podem custar a vida das nossas motos.
Imagem

EDIT: Depois que respondi que vi a postagem do bozobozoca, e elevo ao quadrado a afirmação do cros: Bons pitacos mesmo!
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
melzão

Poxa turma, obrigado mesmo!

Amanhã vou lá no meu mecânico perguntar sobre as engrenagens da bomba de óleo.

A minha moto também faz um barulinho na corrente e eu sempre achei que fosse falta de lubrificação. Afinal, quando eu lubrifico, diminui o barulho mesmo.

Vou pedir pra ele ver essa corrente de comando também.

O consumo dela está em 25km/l. Acho que está nos conformes, já que tenho 1,90 e 95kg...

Sobre o óleo, será que é isso mesmo?? Se for, que beleza!! Mas quando eu tinha a Kansada, todo mundo que tinha uma era unânime em dizer que se não trocasse a cada 1000km quebraria. E quebravam mesmo! hahahhahaha
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
cros
Moderador

melzão escreveu: Sobre o óleo, será que é isso mesmo?? Se for, que beleza!! Mas quando eu tinha a Kansada, todo mundo que tinha uma era unânime em dizer que se não trocasse a cada 1000km quebraria. E quebravam mesmo! hahahhahaha
É lenda...

Mas o pior hoje em dia é achar um bom mecânico.
Imagem
Dead
Contato:

cros escreveu:
melzão escreveu: Sobre o óleo, será que é isso mesmo?? Se for, que beleza!! Mas quando eu tinha a Kansada, todo mundo que tinha uma era unânime em dizer que se não trocasse a cada 1000km quebraria. E quebravam mesmo! hahahhahaha
É lenda...

Mas o pior hoje em dia é achar um bom mecânico.
Existem óleos feitos para durarem de 3 a 5 mil km entre as trocas (tipo o MOTUL que anda fazendo a cabeça da galera aqui da região), apenas completando nível, mas eu com bom metódico e desconfiado, sempre usei o Mobil preto e sempre trocando a cada mil. Se daqui a algum tempo essa galera que anda colocando o Motul pra rodar 3mil não perder o motor por causa disso eu posso até começar a acreditar, mas dai a usar ele na Dóri nem cogito essa teoria.
Li um artigo interessante sobre os tipo de óleo e recomendo: http://www.motosblog.com.br/7942/qual-o ... -sua-moto/
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
William Alvarenga

Coloquei Luz de espia de pressão de óleo na minha Virago 250, fiquei tranquilo, mas eu troco óleo do motor cada 2.000 km e filtro de óleo também
. E uso Motul 20w50 mineral ou yamalube 20w50.
will
CAPITAODAMATA

Não desisto nunca .rsrs
Moto fria que não pega, só no tranco.
Sei lá se superei essa fase.
Mexemos na parte eletrica, um dos fios neutro que alimenta a bobina não acionava nenhuma delas, mesmo quando trocado.Como solução fizemos um By Passe no outro fio neutro, aproveitando para outra bobina.
Ela pegou, é claro que no tranco. Mas o segundo piston queima tanto que sai labaredas e o escapamento fica incandescente, alem engasgar muito.
Será que cometi algum desatino?
Aceito ajuda urgente e fico muito grato.

ass. JB
cros
Moderador

CAPITAODAMATA escreveu:Não desisto nunca .rsrs
Moto fria que não pega, só no tranco.
Sei lá se superei essa fase.
Mexemos na parte eletrica, um dos fios neutro que alimenta a bobina não acionava nenhuma delas, mesmo quando trocado.Como solução fizemos um By Passe no outro fio neutro, aproveitando para outra bobina.
Ela pegou, é claro que no tranco. Mas o segundo piston queima tanto que sai labaredas e o escapamento fica incandescente, alem engasgar muito.
Será que cometi algum desatino?
Aceito ajuda urgente e fico muito grato.

ass. JB
É muito complicado sugerir algo pra se fazer assim, pois as vezes o que se tenta passar (o problema) nem sempre é exatamente o que está ocorrendo. Eu diria que tu precisa de um bom mecânico (coisa rara hoje em dia), pois pode nem ser elétrica, quem sabe carburação??
Imagem
melzão

Mais uma vez obrigado a todos!!

A corrente de comando está ok, mas a engrenagem da bomba de óleo estava bem gasta, segundo o mecânico.

35.400km. Vamos ver quanto custa a pecinha aqui na região de Criciúma...
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
Responder