não posso falar pela Shadow, mas posso dar uns relatos sobre a Mirage. Tenho uma desde agosto de 2012. Fiz vários relatos aqui e vc pode conferir algumas histórias de viagens e etc na página da Velma no facebook (veja endereço abaixo).
VIAGEM/ESTRADA
Estou no meio da minha segunda viagem com a motoca. Estou nesse momento em Boipeba, na Costa do Dendê (BA). Em dezembro fui para Itacaré. Ambas as viagens com garupa e bastante bagagem = moto pesada. Pois ela desenvolve muito bem na estrada. Em trechos de pista perfeita e horizontal, mantive entre 100 e 110 km/h. Mais do isso me sinto inseguro e não vejo necessidade. Bem estável nas curvas e nem um pouco preguiçosa nas retomadas. Claro, é uma 250, então não adianta querer milagres.
Ainda não comprei o banco original, o que me faz cansar muito e acabo parando a cada 70-80 kms para levantar durante 10 minutinhos. Meu consumo, se mantida essa média de velocidade, fica cerca de 24-25 km/L.
CIDADE/USO URBANO
Uso a Velma todos os dias para ir ao trabalho e para tudo que preciso fazer (mercado, visitas, passeios, etc). Ela é arisca em baixa rotação. Arisca no sentido de que vc vê que ela pede rotação mais alta. Ela se comporta melhor em rotação mais alta. Talvez por isso ela desenvolva tão bem na estrada. Ao contrário das custom tradicionais, ela atinge torque máximo e altas rotações (7.000 rpm). Mas como ela é leve para uma custom e tem roda 16' na frente, manobras e ajeitadinhas são fáceis com ela no trasito da cidade grande. Tenho mantido uma média de 23 km/L desde que a comprei. A reserva acende quanto ainda faltam 4L, então tenho autonomia de cerca de 230 kms antes disso.
PROBLEMAS (o fardo de ser uma Kasinski...)
Ela saiu da cc com vários parafusos frouxos. Teve 2 problemas "sérios": 1) com cerca de 3 meses às vezes falhava para dar partida e morria quando eu reduzia para marcha baixas. Era o sensor da embreagem, que foi trocado na garantia. Eu mesmo identifiquei o problema, coisa que eles não o fizeram mesmo após 3 internações na cc; 2) Na tal viagem para Itacaré, ao pegarmos umas chuva, o sensor speed, que fica na roda dianteira e dá informações para o hodometro e velocímetro, pifou. Voltei da viagem só com o giro do motor.... Trocado na garantia. Esse problema já tinha aparecido, de forma provisoria, em outras chuvas que peguei na cidade mesmo.
Fora isso, só problema com gasolina adulterada mesmo. Já deixei ela parada por até 10 dias e nunca tive problema com isso na volta. Tenho problemas com ferrugem, mas é que moro na frente do mar... Sinto ela instável em curva em baixa, não sei bem o motivo disso. Mas não tenho nada a reclamar dela. Absolutamente nada! Já sobre alguns dos acess´rios que comprei... rsrs