Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
Sérgio Soares

wellrod escreveu:Pois é... até agora você parece ser o único no fórum que se manifestou colocando uma opinião sobre a utilização desse novo óleo...

Já liguei pra Honda e não obtive nenhuma resposta a respeito... ninguém atendeu...

a minha dúvida é se as motos antigas poderão utilizar esse novo óleo sem apresentar problemas...

pelos estudos que fiz, você ter "sempre" um óleo limpinho também não é um bom sinal... ele não está efetuando a correta limpeza dos resíduos do motor...

portanto ao efetuar a troca de óleo e notar que ele ainda continua limpo, isso pode também não ser um bom sinal...
Oi Wellrod,

Não disse que o óleo está limpinho. Disse que a moto está macia.

Respeito sua opinião. Utilizar o óleo recomendado no manual é o correto.

Mas vou verificar esta estória com a Honda também. Eles é que usaram o óleo semissintético então devem dar alguma explicação.

Sérgio
Moto é lazer.
wellrod
Contato:

Sérgio Soares escreveu:Caro Gogó,

Na minha Shadow não foi diferente. No final dos primeiros 1000Km, usando óleo comum, sentia o motor "chorando" por óleo novo. Mas com o óleo semissintético utilizado a partir da revisão dos 1000Km, a moto está muito macia. Já estou com 2200Km e parece que o óleo é tão novo quanto na hora que tirei a moto da revisão. há, portanto, na minha opinião, uma vantagem bem marcante na substituição do óleo comum para o semissintético.
Foi baseado nessa sua informação que coloquei em negrito aí que supus, interpretei que você tivesse verificado o óleo através da varetinha e constatado que após os 2200km de rodada o óleo ainda apresentava a consistência de novo... por isso comentei...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
wellrod
Contato:

Baseado na opinião técnica que o GILDAFER encontrou lá naquele site, eu sou inteiramente favorável a ela... prefiro não arriscar fazer essa mudança no óleo de minha moto...

E, indo um pouco adiante, essa é MAIS uma forma da HONDA tentar prender seus usuários às suas peças, mantendo assim o monopólio e seus preços abusivos nas peças...

Para mim isso significa a liberdade de encontrar o Mobil em outras lojas e por um preço mais em conta... coisa que nunca tenho disposição de fazer... por pura preguiça... mas agora já estou convicto que tenho que procurar outras lojas não-honda para comprar minhas peças e material de manutenção...

Encontrando o Filtro da Fran e o óleo Mobil fora da Honda, vai me deixar muito feliz na minha próxima manutenção...

Só me acomodei nesse sentido pois era "prático" tirar alguns minutos da hora do almoço, passando numa Honda e comprando, do que saindo do trabalho e ainda ter que procurar lojas para comprar...

mas o caminho será esse a partir de agora!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
DehCarmo
Moderador
Contato:

wellrod escreveu:... prefiro não arriscar fazer essa mudança no óleo de minha moto...

E, indo um pouco adiante, essa é MAIS uma forma da HONDA tentar prender seus usuários às suas peças, mantendo assim o monopólio e seus preços abusivos nas peças...
Sou da mesma opinião. Não vou arriscar mudar o óleo. Ja estou decido a não levar mais a sombra pra fazer revisão na CC e procurar outro lugar, não vai ser pelo óleo que vou voltar pra la.
André

Imagem
Sérgio Soares

wellrod escreveu:
Sérgio Soares escreveu:Caro Gogó,

Na minha Shadow não foi diferente. No final dos primeiros 1000Km, usando óleo comum, sentia o motor "chorando" por óleo novo. Mas com o óleo semissintético utilizado a partir da revisão dos 1000Km, a moto está muito macia. Já estou com 2200Km e parece que o óleo é tão novo quanto na hora que tirei a moto da revisão. há, portanto, na minha opinião, uma vantagem bem marcante na substituição do óleo comum para o semissintético.
Foi baseado nessa sua informação que coloquei em negrito aí que supus, interpretei que você tivesse verificado o óleo através da varetinha e constatado que após os 2200km de rodada o óleo ainda apresentava a consistência de novo... por isso comentei...
Caro Wellrod,

Lamento a confusão. Deveria ter sido mais claro na minha escrita. Nunca fui bom em redação. :oops:

Mas não me dei por vencido. Tentei o telefone do SAC para motocicletas que está no site da Honda (0800 055 22 21), mas chamou chamou e ninguém atendeu.

Telefonei então para o chefe da oficina que fez a revisão de 1000Km na minha Shadow e perguntei com base em que ele fez a alteração do óleo Mobil para o semissintético. Ele disse ter recebido uma Publicação Técnica da Honda contendo a alteração. Fui bem específico quanto ao uso desse óleo no meu modelo 2010 e ele disse que a tal Publicação confirmava o uso na Shadow 2010.

Amanhã continuarei tentando o telefone do SAC, pois quero ouvir essa estória diretamente da Honda.

Tirei do site da Petrobras:
Para realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter em suspensão as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo, para que elas não se depositem no motor. Desta forma, o óleo fica escuro e o motor fica limpo.

Embora os lubrificantes sintéticos possuam características de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca, caso sejam utilizados óleos sintéticos ou minerais. Recomendamos seguir a indicação do “Manual do Proprietário” para intervalo de troca.

Vejam que a Petrobras considera os lubrificantes sintéticos com características de qualidade superiores, mas que seja respeitado o que está preconizado no manual do fabricante.

Segue abaixo uma foto contendo 2 picotes de papel toalha. No primeiro foram colocadas umas gotas do óleo que tirei do cárter frio (sujeira mais pesada já decantada) e no segundo umas gotas de óleo virgem que tirei do recipiente cuja foto postei ontem. Vejam que há uma diferença entre os dois. Como este óleo, pelo manual do fabricante ainda deverá rodar até 6000Km, ele ainda tem muito que sujar. Logo, smj, a característica de detergente e dispersante desse óleo existe. :wink: :D

Sérgio

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Moto é lazer.
rodneygimenes

Sérgio Soares escreveu:
wellrod escreveu:
Mas não me dei por vencido. Tentei o telefone do SAC para motocicletas que está no site da Honda (0800 055 22 21), mas chamou chamou e ninguém atendeu.

Amanhã continuarei tentando o telefone do SAC, pois quero ouvir essa estória diretamente da Honda.
Sérgio,

não querendo ser pessimista, mas esse pós venda da HONDA, não presta.

Eu uma vez fiquei mais de uma semana para falar com alguém, tentando todos os dias de manhã até de noite, e todas as vezes caia na maldita gravação de que todos os operados estavam ocupados. Das duas uma, ou a HONDA está com falta de funcionários ou ela tem muitas reclamações e que não está dando conta do recado.
Enfim, isso já faz mais de 4 meses, sempre deixei meus contatos e resumia o meu problema, e até hoje ninguém retornou a ligação para saber se meu problema foi resolvido, que a única coisa que eu precisava saber é se uma peça que eu precisava para a minha(chassi Traseiro) ia demorar para chegar. O pior é que nem a própria CC conseguia me passar essa informação.

Eu moro em Hortolândia, que fica cerca de 15 KM da Matriz de peças deles em Sumaré-SP, mas ninguém sabia me informar nada.

A Shadow é uma excelente moto, mas fiquei muito insatisfeito com o atendimento que o pós-venda deles presta para os consumidores.
Rodney - VIAGEIROS MT
Imagem
wellrod
Contato:

Comigo a mesma coisa... liguei, deixei recado, mas até hoje não retornaram... HONDA = DESCASO...

E sobre óleos... no dia que não venderem mais o Mobil eu penso em mudar... mas enquanto houver a venda o Mobil, não vou mudar para os sintéticos... ainda mais com essa ausência de satisfação técnica por parte da Honda...

Para as motos ZERO, já saindo de fábrica com esse óleo novo, tudo bem... mas a minha continua com o Mobil...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Sérgio Soares

Sérgio Soares escreveu: Mas não me dei por vencido. Tentei o telefone do SAC para motocicletas que está no site da Honda (0800 055 22 21), mas chamou chamou e ninguém atendeu.
Consegui falar com o 0800 055 2221 da Honda. Fui muito bem atendido pela Fabiana que me explicou que a Honda ainda não fez uma campanha de esclarecimento sobre a mudança do óleo para semissintético.

Segundo ela informou, o óleo passará a ser usado e será recomendado para todas as motocicletas Honda.

Disse ainda que a qualidade do óleo é superior e que podemos usar sem receio.

O site que aparece algum comentário sobre o novo óleo tem o link http://www.hondapecas.com.br/. Ou pode ser acessado em "Peças" no www.honda.com.br.

Outra opção é o site http://www.honda.com.br/imprensa/notici ... letas.aspx, que apresenta a reportagem sobre o lançamento do óleo em todo o país.

Nessa reportagem a Honda chama a atenção quanto aos seguintes aspectos: "Formulado com óleos selecionados e aditivos de alta tecnologia, possui características de alto desempenho e proporciona excelente proteção para o motor, transmissão e embreagem, melhorando a vida útil destes componentes, além de contribuir para redução do nível de emissão de poluentes ou mesmo o consumo de combustível",

Como revelei anteriormente, estou muito satisfeito com o novo óleo e o custo é apenas 2 reais mais caro do que o Mobil aqui em Brasília, na CC Honda. :D :D

Sérgio
Moto é lazer.
djleo

wellrod escreveu:Comigo a mesma coisa... liguei, deixei recado, mas até hoje não retornaram... HONDA = DESCASO...

E sobre óleos... no dia que não venderem mais o Mobil eu penso em mudar... mas enquanto houver a venda o Mobil, não vou mudar para os sintéticos... ainda mais com essa ausência de satisfação técnica por parte da Honda...

Para as motos ZERO, já saindo de fábrica com esse óleo novo, tudo bem... mas a minha continua com o Mobil...
[2]
PedroMarques

Mudando um pouco o foco, mas ainda falando sobre oleo,com a moto fria e em repouso, o oleo deve marcar onde na vareta, alguém ai sabe ? tem como manda uma foto ?
Responder