Moto Apreendida - DETRAM

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

py5cac
Colaborador

Infelizmente isso acontece..

Nós é que temos que provar depois que estamos corretos, e a maior parte dos policiais não conhecem a lei ou não sabem interpreta-la.
Mas se estiver fora do original, está sujeito a retenção, não é muito dificíl eles identificarem peças diferentes.
Se for possível alteração as peças tem que ser vendidas por seus fabricantes, acessórios só originais de fábrica, que como nosso coleta citou acima irão garantir sua estabilidade e não afetaram o conjunto.

Um abraço.
Carlos Alexandre - py5cac
www.diamantesdoasfalto.com.br
py5cac
Colaborador

py5cac escreveu:Infelizmente isso acontece..

Nós é que temos que provar depois que estamos corretos, e a maior parte dos policiais não conhecem a lei ou não sabem interpreta-la.
Mas se estiver fora do original, está sujeito a retenção, não é muito dificíl eles identificarem peças diferentes.
Se for possível alterações as peças tem que ser vendidas por seus fabricantes, acessórios só originais de fábrica, que como nosso colega citou acima irão garantir sua estabilidade e não afetaram o conjunto, tudo bem que também não sigo isto, eu sempre adorei personailar veículos, ter um carro diferenciado ou uma moto, mas as leis andam muito rígida e a fiscalização constante.

Um abraço.
Carlos Alexandre - py5cac
www.diamantesdoasfalto.com.br
Frazao_AM

Irmãos,

A moto saiu ontem, antes do feriado. Mas não pelas vias legais.
Para não me estressar e não perder trabalho, deixei a situação dela com um serviço de despachante.
Vamos lá:
1) Alterações na moto:
a: Guidão customizado.
b: placa lateral.
c: escapamento customizado.
d: pneu traseiro frisado.
Aconselhado pelo despachante, não alterei o documento para "veículo modificado". Segundo ele, se assim o fizesse, minha moto ficaria lá de 20 a 30 dias. E quem pagaria pelas diárias seria eu, claro. Então fica a dica: Se querem alterar o documento, façam com suas motos em casa, guardadinhas na garagem, pois demora um pouco. Paguei as multas que recebi e antecipei o licenciamento 2011, que venceria em Outubro.
É inacreditável que pagamos até o cafezinho que esses malditos bebem. Acreditem ou não, mas paguei pelo guincho da moto a bagatela de R$ 112,00. Taxas e mais taxas, diárias, blá blá blá. Nem vou escrever o montante, senão vou começar a chorar. :cry:
Bom, depois de tudo pago, fui ao parqueamento para a vistoria na moto.
O vagabundo do funcionário do DETRAM, ao ver a moto, começou a rir. Citou todas as alterações que escrevi no começo. Informou que eu teria de:
1) Trocar o guidão pelo original
2) Trocar o escapamento pelo original.
3) Trocar o pneu traseiro.
4) Voltar com a placa para o lugar original.

Óbvio que não teria tempo hábil para eu fazer isso. Ele riu e disse:
"Podemos dar um jeito. É fim de expediente. Arruma meu feriado, que te libero."
Conclusão, R$ 100,00 a mais no bolso do vagabundo.

Mas não tem nada não. Minha moto está em casa e lá ficará até eu arrumar esse documento. Segunda, volto lá com a despachante e mando dar entrada na alteração do mesmo.

É isso.

Abraço a todos.

"Brasil, um país de merd*".
Imagem
zanchetta
Colaborador

Frazao_AM escreveu:Irmãos,

Para não me estressar e não perder trabalho, deixei a situação dela com um serviço de despachante.
Vamos lá:
1) Alterações na moto:
Aconselhado pelo despachante, não alterei o documento para "veículo modificado". Segundo ele, se assim o fizesse, minha moto ficaria lá de 20 a 30 dias. E quem pagaria pelas diárias seria eu, claro. Então fica a dica: Se querem alterar o documento, façam com suas motos em casa, guardadinhas na garagem, pois demora um pouco. Paguei as multas que recebi e antecipei o licenciamento 2011, que venceria em Outubro.
É inacreditável que pagamos até o cafezinho que esses malditos bebem. Acreditem ou não, mas paguei pelo guincho da moto a bagatela de R$ 112,00. Taxas e mais taxas, diárias, blá blá blá. Nem vou escrever o montante, senão vou começar a chorar. :cry:
O vagabundo do funcionário do DETRAM, ao ver a moto, começou a rir. Citou todas as alterações que escrevi no começo. Informou que eu teria de:

Mas não tem nada não. Minha moto está em casa e lá ficará até eu arrumar esse documento. Segunda, volto lá com a despachante e mando dar entrada na alteração do mesmo.

É isso.

Abraço a todos.

Lamento profundamente. Lamento ainda mais viver no país do jeitinho.

"Regularize" a criança. E curta a paisagem...

Abraço!
Zanchetta
Imagem
Monaski

wellrod escreveu:Entendido... aqui no Rio, creio eu que não exista muito dessa cobrança... pelo menos nunca vi algo parecido... pelo contrário... das 2 ou 3 vezes em que já fui parado fui até tratado com um respeito maior do que os demais motociclistas com motos menores...

eles eram revistados, interrogados, com bastante aspereza...

Comigo só pediaram meus documentos e mandaram prosseguir viagem...
Aqui pelo Pará tb é quase do mesmo jeito!

quando sou parado o guarda pede apenas o documento e CNH, e as vezes quer saber se a moto é confortavel, se gasta muito, quanto paguei e por ai vai... (:

Meus escapes nunca usei originais, acho muito silencioso... (: Well troquei o da sombra e n precisei mexer em nada em relação a injeção,

Com relação ao seca suvaco eu usava na minha antiga motoca, assim como escape barulhento e felizmente nunca tive problemas...

e Frazao_AM o jeito agora vai ser vc fazer esse alteração mesmo, pois sua motoca agora ficará um pouco mais visada e vc podera ser apreendido novamente... :(
Imagem
Frazao_AM

Monaski escreveu:
wellrod escreveu:Entendido... aqui no Rio, creio eu que não exista muito dessa cobrança... pelo menos nunca vi algo parecido... pelo contrário... das 2 ou 3 vezes em que já fui parado fui até tratado com um respeito maior do que os demais motociclistas com motos menores...

eles eram revistados, interrogados, com bastante aspereza...

Comigo só pediaram meus documentos e mandaram prosseguir viagem...
Aqui pelo Pará tb é quase do mesmo jeito!

quando sou parado o guarda pede apenas o documento e CNH, e as vezes quer saber se a moto é confortavel, se gasta muito, quanto paguei e por ai vai... (:

Meus escapes nunca usei originais, acho muito silencioso... (: Well troquei o da sombra e n precisei mexer em nada em relação a injeção,

Com relação ao seca suvaco eu usava na minha antiga motoca, assim como escape barulhento e felizmente nunca tive problemas...

e Frazao_AM o jeito agora vai ser vc fazer esse alteração mesmo, pois sua motoca agora ficará um pouco mais visada e vc podera ser apreendido novamente... :(
É irmão, eu sei.
Imagem
KleberGT

Frazao_AM escreveu:Irmãos,

Vamos lá:
1) Alterações na moto:

É isso.

Abraço a todos.

Trocar o guidon não é alteração de característica, assim como mudar o escapamento, isto é excesso da "ortidade".

O local da placa é que dá uma margem a interpretação, pois, ela tem que ser vista facilmente pela autoridade policial, por isto, existem os locais predeterminados nos automoveis e motocicletas, aliás, existe resolução que regula isto, é bem antiga, não lembro de quando. É a mesma que fala de placa dianteira e traseira em automóvel. As motocicletas tem placa traseira, mas, quiseram fazer como na Inglaterra, por cima do paralama dianteiro, gostaria de ver como iriam colocar em uma Tornado.
Outra coisa inaceitável é pneu frisado (é careca, né?) ou de aros dimensões diferentes dos originais, isto tem que passar por vistoria e obter laudo tipo oficinas do Inmetro. O resto é bobagem, periga estar com o certificado como veículo modificado e o mesmo policial dizer que a moto não corresponde ao documento. Com policia quanto menos falar, melhor, desde que não inventem coisas, como inventaram.
Como visto, tem um monte de engraçados espalhados pelo Detran. Critério subjetivos não saão a expressão da Lei. Recorra das multas e ingresse com medida cabível em Vara de Fazenda Pública.

Um abraço,
Kleber
In The End There Can Be Only One.
The Highlander.
Frazao_AM

Kleber,

Infelizmente o que nós sabemos e o que eles querem fazer são duas coisas completamente distinttas. A verdade é que somos reféns de um orgão sucateado, com profissionais risíveis, sem nenhuma informação ou treinamento.
Darei alguns exemplos.
Há cerca de 1 mês atrás, fui multado por estar com capacete irregular. Sendo que eu estava com um NeXX, que me custou a bagatela de 500 contos. O Nexx é um capacete Europeu, aberto, porém é regulamentado pelo INMETRO, com selo e tudo. Não é customizado, feito na garagem do vizinho. Tentei argumentar, em vão.
No dia em que me pararam na blitz, estava com o Guidão de uma Harley Davidson instalado em minha shadow, escapamento alterado, placa na lateral e pneu frisado. Detalhe, estava com capacete NAZISTA (Coquinho).
O zé ruela do Detram me multou: "Dirigir veículos fora de suas características. E a moto foi apreendida.
Não falou nada sobre o coquinho.
Ou seja, eles são "de lua". Não há como saber o que eles pensam ou querem fazer. Estava óbvio que o vagabundo queria dinheiro, mas não dei.
Eu ando com minha moto em dia e minha habilitação também.
Infelizmente estamos em um país de merd*, onde nem sempre a justiça é feita.
Meu irmão passou pelo mesmo problema, com um guidão SECA-SUVACO.
Imagem
Frazao_AM

Só pra exemplificar o capacete em questão:

Imagem

Tem algo irregular com ele? Óbvio que não.
Imagem
Edson Agostini

Se está tudo ok, só pode ser inveja. Tem umas “otoridades” por aí que pune porque morrem de inveja mesmo. Cretinos!
ON THE ROAD AGAIN
Responder