Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
wellrod
Contato:

Tenho notado algumas dificuldades de pilotagem durante meu percurso diário casa-trabalho-casa

Vou por ordem de "tensão"... rsrs gostaria que o pessoal relatasse suas experiências e conselhos a respeito do que fazer diante de alguma dessas situações... aqui vão as minhas... é um texto grande, mas relata tudo que tenho vivido em apenas 1 ano de pilotagem... com certeza o pessoal mais antigo terá muito mais a acrescentar!!!

Ventanias - Esta tem sido minha maior dúvida atualmente... como sou grande e minha moto é grande, fisicamente ofereço uma maior resistência aerodinâmica... ou seja... sou uma pedra ambulante voando... mas notei que se eu conseguir aumentar um pouco a velocidade e manter bastante atenção eu consigo controlar melhor as rajadas de vento que balançam de forma intensa a moto...

Chuva - nesse momento já notei que requer o triplo de atenção. A pista se torna um verdadeiro QUIABO... os freios funcionam basicamente em baixa velocidade. Tento sempre evitar as faixas brancas no meio das pistas e os acostamentos. As faixas ficam completamente lisas, sem aderência alguma com o pneu e os acostamentos repletos de lama e areia. Então, reduza a velocidade e faça possíveis testes de frenagem para saber se numa situação emergência sua moto vai conseguir parar. Outra atenção a ser tomada são as capas para o pé. Elas também deslizam muito na chuva, mesmo as emborrachadas, tipo ALBA, num caso de ter de colocar os pés no chão podemos levar tombos pois não haverá aderência dos pés no chão...
poças d'água... como nos carros, estas causam aquaplanagem... nem preciso comentar isso...
é importante também se atentar à diferenças de cor na pista... listas mais escuras podem indicar sinal de vazamento de óleo na pista...

outro fator que enfrentei dia desses foi o SOL saindo depois da chuva... a pista vira um verdadeiro espelho luminoso... todos os carros ficam como silhuetas, perdemos completamente os detalhes de cores... é só o brilho do sol refletido intensamente no asfalto... a solução que encontrei (pois não uso insulfilm no capacete) foi abaixar um pouco a cabeça e fazer a parte superior do capacete fazer uma sombra sob meus olhos... o que me causou menos incômodo, além, é claro de reduzir a velocidade...

se possível, evite as chuvas. entre num posto e aguarde a situação normalizar...

Noite - à noite tudo fica complicado... o campo de visão diminui bastante... o capacete fica parecendo um caixote fechado... nossos reflexos diminuem, assim como o senso de localização e distância dos objetos ao nosso redor... a buzina notei que se torna um pouco inútil, pois assim como eu, os motoristas a noite, ouvem as buzinas mas não têm como precisar de onde elas vêm... minha dica... evite andar à noite... mas caso seja necessário, utilize em sua roupa e capacete material reflexivo, para aumentar a visibilidade dos motoristas pra você na pista. Utilize a sinalização sempre. setas, farol... é sua vida que está em jogo...

Engarrafamentos - Corredores são inevitáveis, por mais que tenhamos a hipocrisia de dizer que não fazemos, eles existem, e se existem deve-se tomar as devidas precauções... sempre tento andar cerca de 10% a mais que os carros... agora, se o transito está completamente parado, minha velocidade é sempre 40km, pois pelo meu peso e peso da moto, é a velocidade que consigo parar com segurança e de forma mais imediata... quando o transito começa a andar é hora de prestar atenção, pois é o momento em que os carros começam a mudar de pista para procurar uma pista com melhor fluxo... esse momento é perigoso, pois ele não está prestando a atenção em você, e sim na pista que está mais livre ao redor dele... e se ele conseguir uma vaguinha, mesmo que seja pra andar 2metros, ele vai enfiar o carro e se você não estiver atento a isso, vai pro chão...
transito intenso mas movimentando, sempre vou buzinando e tendo a certeza de que os motoristas que vão à minha frente estão me vendo e que posso fazer a ultrapassagem mais lenta porém segura... ou seja... sempre peço pra passar... nunca passo alguém sem a visualização e um consentimento prévio... o interessante é que alguns motoristas até afastam os carros para podermos passar tranquilamente... sempre agradeço com um gesto e sigo em frente para a próxima "barganha" de vaga... é claro que existe aquele que vai achar que eu quero tirar vantagem e vai fechar o carro... simplesmente espero até ele se cansar... não buzino e não tento estressa-lo mais ainda... ele vê que eu não me estressei e fica sem graça... e abre o caminho... paciência é um ótimo exercício a se praticar...

Noite com Chuva e engarrafamento - Talvez essa seja a pior condição de pilotagem, e talvez a que o pessoal mais tem de enfrentar... se possível evitar, evite!!! espere pelo menos a chuva passar...
tudo fica mais vulnerável... a nossa visibilidade, a dos motoristas ao nosso redor, os vidros, as viseiras, espelhos retrovisores, tudo embaça... e se não tiver jeito, aconselho uma boa capa de chuva, onde não haja vazamentos nos pés, no cofrinho e muita calma... é um exercício de paciência, de "premunição" das possíveis atitudes dos condutores ao seu redor e muita sinalização... reduzir a velocidade e não esquecer de uma boa oração também ajuda muito (pro pessoal que acredita que nem eu)...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
wellrod
Contato:

no mais, tenham o habito de manter distância dos demais veículos, até mesmo das motos... andem com uma "reserva" de espaço, para eventuais emergências... se vocês notarem, numa pista de 3 faixas, como a Linha Vermelha, aqui no Rio, os carros sempre estão andando em grupinhos engalfinhados e tentando ultrapassar um ao outro... note que antes e depois desse grupinho haverá sempre um enorme espaço que poderemos pilotar tranquilamente... tem sempre aquele motorista despreocupado que utiliza a faixa de velocidade pra andar despreocupadamente, causando esse "emparelhamento" com os carros nas outras pistas...

em vias que temos preferência pela faixa da direita, façamos valer esse direito... sempre que possível andar na faixa da direita... exceto em casos de saídas para outras estradas... por exemplo... na Linha Vermelha existem umas 2 ou 3 saídas para Rodovia Washington Luiz e para Duque de Caxias, sentido São Paulo... então os carros que estão na faixa da esquerda, faltando uns 100m para entrar nessas vias resolvem entrar a todo custo, atravessando bruscamente as faixas até atingir seu objetivo... e nós, que estamos ali na faixa da direita levamos aquela famosa fechada que arrepia até os cabelinhos do pé... então tomo sempre a atitude de nesses trechos ir para a faixa da esquerda e ficar ali, pois sei que não serei fechado... depois retorno pra pista da direita...

outra dica, que uso muito aqui no Rio é "mapear" na cabeça os buracos do trajeto... ajuda bastante num caso de um desvio rápido...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod
Contato:

nada? nenhum comentário?!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
cros
Moderador

wellrod escreveu:Tenho notado algumas dificuldades de pilotagem durante meu percurso diário casa-trabalho-casa
Ventanias - Isso é inevitavel, tem apenas que diminuir a velocidade e ficar o mais a favor da pista, digo se o vento vem do lado esquerdo te empurrando pra fora da pista ando mais pelo lado esquerdo, e vice-versa.

Chuva - Outra situação inevitavel, se a chuva me pegar já na estrada, velocidade segura e equipamento adequado (jaqueta e calça de cordura dão bastante segurança)

Noite - Bom, normalmente não ando a noite, nem na cidade.

Engarrafamentos - Corredores são inevitáveis,
e não uso nunca, mesmo quando a sineleira esta fechada.

Noite com Chuva e engarrafamento - Idem anteriores
Imagem
wellrod
Contato:

eu experimentei as ventanias em baixa velocidade e parece que o vento fica mais forte ainda... tem um trecho da Linha vermelha que é uma longa ponte e as rajadas de vento são fortíssimas... senti muita dificuldade com uma velocidade mais lenta... e ainda tendo de enfrentar o transito intenso de carros... equilibrando a moto, fugindo das rajadas do vento e ainda controlando pra não bater em nenhum carro...
tenho achado muito difícil esses trajetos... e olha que ainda nem peguei a ponte Rio Niterói pra atravessar... acho que ali deve ser pior ainda... não noto muita gente reclamando das ventanias, acho que é por causa do meu tamanho mesmo... devo servir de vela de barco pra moto... rsrsr
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
jcfjunior

wellrod escreveu:devo servir de vela de barco pra moto... rsrsr
Salve, salve

É isso aí, a sua área vélica é maior.
jirschik
Moderador
Contato:

wellrod escreveu:...
Ventanias - Esta tem sido minha maior dúvida atualmente... como sou grande e minha moto é grande, fisicamente ofereço uma maior resistência aerodinâmica...
Tive grande melhora na estabilidade com a instalação de um párabrisas de tamanho médio (na Mirage, uso o Custom Klein). Já na ventania lateral, essa continua atrapalhando e influencia inclusive no traçado. Já vi em uma reportagem sobre a HD Fat Boy que também sofre muito por conta das rodas praticamente fechadas.
Imagem
wellrod
Contato:

outro fator interessante que observei hoje foi a existência de poças de água nas pistas contrárias... os carros passam nela e jogam a água toda pro lado oposto, molhando quem quer que esteja no caminho... não sei se isso pode causar acidente, mas pelo menos dá um susto danado... sorte que não fui premiado com um banho desses... mas fica aí uma dica...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod
Contato:

outra coisa absurda que notei hoje foram motoristas com um jornal no volante, simplesmente lendo e esquecendo da direção... quase levei uma fechada de um retardado desses... tava lendo o jornalzinho, dirigindo e simplesmente esqueceu de olhar pra frente... outra coisa que vejo sempre também são os retardados no celular... e o carro só guinando pro meio da pista...
fica aí mais uma dica... sempre ao ultrapassar, avisem com antecedência a ultrapassagem e se possível olhem no retrovisor do motorista e veja se ele está olhando pra você ou simplesmente lendo um jornalzinho ou papeando no celular...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod
Contato:

Link muito maneiro falando sobre a chuva...

http://www.revistaduasrodas.com.br/dica ... aspx?id=51
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Responder