Mirage 250: Velocidade média e RPM

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
dricogv250rider
Contato:

Não querendo desrespeitar a sua experiência...

Mas ainda tô com a pulga atrás da orelha!
dricogv250rider
Contato:

Caso eu me convença que devo aumentar o giro:

Já era escape esportivo. Vou mandar recolocar os abafadores no escape original, , porque com alto giro não tem quem guente.

E aquele papo de que custom é pra andar na maciota? Quer dizer então que devo engatar a marcha seguinte quando a moto tiver lá pelos 8000 rpm? Então eu nunca vou sair da 2ª marcha.

Pra falar a verdade, começo a discordar do texto do cara. Acho que manter sempre a rotação próximo da faixa de torque máximo é válido para veículos, que possuem mais torque a rotações mais baixas, ou para motos de maior cilindrada.

Resumindo:

PROTESTO!
Jovi
Administrador
Contato:

Então,

Eu faço as primeiras trocas, 2 e 3 por volta de 5.000 e 6.000 respectivamente, depois a 4 já troco a 8.000 e a 5 mantenho em 9.000 se não estiver esticando...

Veja rodei assim até os 72.000 km com a Mirage anterior... a nova tenho andado da mesma forma e na Mirage anterior, lembrando que ainda tenho as duas, deu problema no motor com 72.000 km mas foi apenas a corrente de comando que afrouxou... dai um mecânico de merd* foi mexer e acabou com meu motor, agora vou fazer o motor da moto...

Mas a Mirage é para alta rotação mesmo... para provar esse argumento, veja as tabelas de fábrica para potência declarada:

Potência (HP/rpm): 25.6/8.500
Torque (kg.m/rpm): 1.6/7.500

Isso você encontra no tópico de especificações dela:

viewtopic.php?t=8
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
jbrigagao
Moderador

Vale para a Mirage também, rodar na faixa de torque maximo é o ideal para qualquer motor. É que a Mirage tem um motor meio esquisito para uma moto custom, a faixa de torque e potencia é bem alta, enquanto numa Harley você consegue andar numa boa entre 2500 e 3000 RPM, na Mirage o motor só "acorda" depois de 7500 RPM.
Imagem
gildalfer
Contato:

Normalmente, a "velocidade de cruzeiro" ideal para uma moto deve ser em função da RPM. E essa rotação é cerca de 2/3 da rotação máxima da moto. Portanto a rotação ideal de se andar na Mirage é em torno de 6.000 RPM.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
dricogv250rider
Contato:

Jovi:

Este número da potência da mirage está incorreto. A potência da minha é 27,9 cv a 10000 rpm (potência máxima na rotação máxima)

O torque é de 2,27 kfgm (acho que é essa a sigla) a 7500 rpm.

Ontem à noite, quando eu voltava do trabalho, fiz o teste. Sem abrir muito o acelerador, fui trocando as marchas. Ao invés de andar a 60 km/h em 4.000 rpm na 5ª marcha, reduzi para a terceira marcha. Resultado: condução extremamente desconfortável, uma vez que as trocas de marcha acima não ficam suaves. Notei tbm que mesmo não torcendo o cabo, a mirage já começa a pedir marcha por volta dos 5000 rpm. Daí as providências podem ser duas: ou acelerar mais um pouco pra chegar nos 6000 rpm, ou trocar de marcha, e o giro cair para os 4000 rpm.
Este meu tipo de condução (em médias rotações) 3500-5000 rpm é apenas para retas, em situação de pouco ou nenhum trânsito e sem garupa.

Tenho outro argumento: quando não subo muito o giro, minha moto economiza combustível, o que refuta a tese de manter sempre o motor muito próximo à faixa de torque máximo. Pra gente enriquecer a discussão, poderíamos colar aqui o gráfico de curva de potência e torque da mirage.

Outra coisa: Quando rodo com giro alto no motor, geralmente estou correndo bastante. Acima dos 6000 rpm o comportamento da mirage é bem esportivo (na minha opinião). Ontem, quando estava fazendo o meu "teste", senti mesmo que a força disponível melhora muito acima dos 6000 rpm.

O máximo que consegui colocar com ela andando, foram 11.000 rpm (ainda na faixa branca). Depois disto, parece que acontece um corte. Ou seja, é hora de colocar a marcha seguinte.

Insisto bastante no assunto, porque preciso achar um meio termo. Para mim, trocar em 5000 rpm para condução tranquila parece bastante razoável (na cidade). Claro que na estrada a conversa muda bastante. Realmente é de 6000-7000 para a frente.

Jovi:

A 9000 rpm na 5ª marcha vc já deve estar a uns 140 km/h no ponteiro, não?
Zelson
Contato:

Queria saber a quantos RPMs anda o Cros...
o cara dos 35km/l.
Quase uma lenda entre as Mirages. hehehe

Abs
Jovi
Administrador
Contato:

Sim a 9.000rpm em 5 no ponteiro já marca 140km ou próximo disso, dai costumo apertar ainda mais...

Quando você diz que a tocada da Mirage é esportiva, isso tanto é verdade que ela compartilha o MESMO motor que a Comet e a Comet GTR, portanto quer mais esportivo que isso????

Imagem

E mesmo o CDI sendo diferente nas duas motos, o conta giro delas é semelhante:

Imagem

Você quer ver os comparativos de giro de motor e etc, veja abaixo:

Imagem
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
dricogv250rider
Contato:

JOOOOOOVIIIII!!!

Valeu!

É isso aí mesmo!

Consegui dar uma espiada na curva de torque da mirage e confirmou o que eu já desconfiava: boa parte do torque já está disponível a 5000 rpm.

Ah! eu já sabia que mirage compartilha do mesmo motor da Comet.

Eu tbm tô querendo saber qual é o segredo do Cros, pra conseguir tanta economia! Era exatamente a próxima pergunta que eu ia fazer! A moto dele deve rodar a uns 100 (cem) rpm pra economizar tanto! rsrsr
Savage
Contato:

gildalfer escreveu:Normalmente, a "velocidade de cruzeiro" ideal para uma moto deve ser em função da RPM. E essa rotação é cerca de 2/3 da rotação máxima da moto. Portanto a rotação ideal de se andar na Mirage é em torno de 6.000 RPM.

Mas o RPM da Mirage vai até 14.000( no vermelho)

Ae 2/3 seria : 9.000 RPM ??

ou vc ta contabilizando 11.000 RPM ( faixa branca) ?
Responder