Óleo - câmbio e motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Boaventura
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Mar 2008, 07:55
Localização: São Paulo

Vlw jbrigagao...

Rodo 85% tbm em estrada...
Vou esperar + um poco pra trocar então...
Vegasus
Mensagens: 350
Registrado em: 08 Mai 2008, 21:52
Localização: Belo Horizonte

Pessoal sou projetista mecânico e trabalho em uma empresa de engenharia, e a algum tempo atraz conversando com meu amigo que é engenheiro de maquinas falei com ele que meu colega trocava o oleo dele a cada 1000km (ybr) e ele me falou que ele simplesmente ta jogando dinheiro fora, pois no manual fala que é a cada 3.000km e nisso ja está embutido uma margem de segurança de 30% ou seja, ja estão falando 3.000 pq sabem que tem gente que poderia rodar mais. Ou seja o oleo na moto poderia rodar até 30% mais do que os 3.000 o que daria quase 4 mil. Porem muitas pessoas querem vender oleo e ficam falando essas bobeiras ai que as pessoas acreditam e acabam acatando. O unico ponto que foi resaltado era que sempre devemos observar o nivel de oleo pois é normal com o calor excessivo o oleo afinar e vencer a folga dos aneis entrando na camara de combustão e queimando. Algumas motos abaixam o oleo mais rapido que outras a minha GS500 assim como a de todos desde zero abaixa entre 100 a 200 ml a cada 1000km pois ela não tem refrigeração alguma. Só ar. Então galera, vamos parar de ficar discutindo com quem projetou a moto e conhece ela melhor que a gente, se é pra trocar com x km vamos trocar com x km.
Thiago Willys
Belo Horizonte MG
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Vegasus escreveu:pois no manual fala que é a cada 3.000km e nisso ja está embutido uma margem de segurança de 30% ou seja,
Não sei o manual da Mirage, mas eu troco em média entre 3.000 e 3.500 km. :roll: :roll: :P :P
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Eu uso o manual da Aquila e la ta marcando 4000 kms, mas é isso mesmo a margem de segurança que as fabricas colocam em cima da quilometragem recomendada é bem grande.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Trocando o oleo e o filtro de oleo

Precisamos de:
1- 2 Chave cachimbo (de preferencia)
2- Oleo (ao gosto do fregues)
3- Filtro de oleo
4- Jornal, panos ou estopa.
5- Fuinil ou uma ponta de garrafa plastica

Os pontos onde devemos atuar são:
Imagem
Tampão ou parafuso de saida de oleo em baixo do motor

Imagem
Tampão de entrada de oleo

Imagem
Compartimento do filtro de oleo (chave cachimbo L 10mm)

Abrindo o Tampão de saida de oleo
Imagem
Forre o chão com jornal, coloque uma vasilha em baixo e solte o parafuso de baixo do motor, deixe escorrer todo o oleo, normalmente sai menos de 1,5l

Abra o compartimento do filtro de oleo
Imagem
Quando retirar a tampa, se a moto estiver no cavalete, vai escorrer oleo pelo lado, coloque um pano ou estopa em baixo, não vai perder ou danificar o anel de borracha que fica nesta tampa.

Imagem
Limpe esta area, depois de sair todo o oleo do motor, eu costumo ligar o motor por 1 minuto, quando se faz isso mais oleo sai pelo compartimento do filtro de oleo.

Imagem
Quando colocar o oleo, vai precisar de um funil, usei um bico de garrafa de refrigerente pequena, o Motul tem um bico que sai pra fora (essa embalagem é toda bodosa, mais um motivo pra ser mais cara) e ajuda na reposição do oleo.

Filtro de oleo
Imagem
Do lado esquerdo o filtro usado, do meio o novo, e da direita um filtro de Virago.

Oleo
Imagem
Esses foram os oleos que usei até agora, Mobil, Motul fiz 2 trocas em 7 mil km.

Imagem
Esse é o oleo que estou usando agora aos 21.900 km.
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Cros,

Ficou muito bom!!!! :P
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Vou saber amanha quando sair com ela... :lol: :lol:
Imagem
Andretti
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Ago 2008, 11:09

Yamaha não fabrica óleo assim como ACDELCO (GM) e MOTORCRAFT (FORD). Sempre que pegar um tubo de óleo olhe atrás que informa o FABRICANTE, para os três tipos citados acima aparece o seguinte: PRODUZIDO POR CHEVRON do BRASIL, ou seja TEXACO. Deve ser o memso HAVOLINE 4T, dos óleos minerais observei que é o melhor pois tem a caracteristica API SL (que é classificado do pior para o melhor da seguinte forma, SE, SF, SG, SH, SJ SL). O lubrax GP é SG uma boa pedida. Observe que óleo de CARRO não é o mesmo de MOTO, pois o óleo de MOTO lubrifica motor e engrenagens e o de carro somente o motor, pois as engrenagens de carro são separadas do motor.

Na minha opinião :
1º TEXACO - HAVOLINE 4T
2º LUBRAX - GP 4T

Essa lista dos minerais, gostaria de saber se vocês conescem algum tipo de óleo sintético ou semi-sintético para motos. Com certeza devem ser melhores.
Shineray XY 250-4
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Ainda estou atrás do oleo perfeito..

Já usei o Mobil, Motul e agora Yamalube
Imagem
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

e como tu sabe se ele é mais ou menos eficiente que o outro??

Só pela cor quando tu troca?
Ou dá uma esperimentadinha??? :lol:
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
Responder