Óleo - câmbio e motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

Amigos a classificação da viscosidade do óleo 20/40 quer dizer que atende a especificaçaõ do óleo 20,30,40 a de 20/50 atende 20, 30, 40 e 50 , agora o uso varia de região para região , tipo em lugares de muito calor , como no norte ,nordeste o ideal é usar óleo 20/50 em lugares de menos calor como São Paulo não tem problema de se usar o 20/40 , no sul o ideal é o 20/40 devido a temperaturas mais amenas, a muito tempo atrás não tinha óleos com varios graus de viscosidade na época era óleo 20 , 30, 40 ou 50 quer dizer no lugar quente se usava o 40 ou 50 , nos lugares frios o 20 , outra coisa todos os óleos nacionáis são feitos na Petobras , o que as distribuidoras fazem é adicionar um ou outro aditivo para que o óleo atenda as normas da classificação tipo SF , SL , SE , procure colocar o que tem a letra final mais para o fim do alfabeto se não me engano a mais recente é a SL , mas nada impede o uso do óleo SF , em suma o óleo vendido pelas várias distribuidoras é praticamente o mesmo , excluindo-se ai as que vendem óleo recuperado
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

Obrigado Santista.

NAda como ter um leque de conhecimento distribuido em várias especialidades. Como num fórum.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Dias atrás lendo um dos e-mail do Boteco da Mirage, alguém comentou que o Motul seria um bom oleo bla bla
Bom, como estava na epoca de trocar (ou quase) usei ess Motul 4T 20W50, frasco preto, custou 18 pila cada um, 2 frascos usando 1,400 ml sobra meio....

Agora na proxima troca compro só um litro...

Resumo da opera, achei a principio que o cambio ficou realmente mais macio, e mais preciso, mas isso pode ser do oleo, novo, quem sabe... mas qualquer coisa leiam aqui:

http://www.motonline.com.br/tecnica/tec ... e-bom.html
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Galera a minha mirage 2007/2008

tem no manual a seguinte frase:

"Use apenas óleos que possuam classificação sg ou sf, com grau de viscosidade SAE 20W 50."

OU SEJA.. No manual das mirage novas já vem escrito este óleo 20w50

Meu pai vai trocar o óleo hoje e vai colocar um YAMALUBE 20W50... O que acham desta marca ???

Qual o melhor óleo de motor que vcs recomendam ?

abraço
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Hoje a tarde andando nesse calor do cão, nessa cidade travada, notei que as marchas dão umas trancadas, acho que o óleo afina com o calor demasiado e causa isso..

Quem sabe acrescentar uma graxa!!!
Imagem
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

GRAXA????? não faz isso não....
Yamalube é uma das melhores marcas de óleo para motos, eu sempre usei na minha xtz e to usando tambem na Mirage. Acho importante usar lubrificantes próprios para motos por causa da embreagem que trabalha em banho de óleo. Oleo para carro tem aditivos anti atrito que podem dar problemas em motos (embreagem patina, prende quando muito tempo parado etc.)
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Calma , tava só brincando...
Imagem
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

Cros;

Não tinha me ligado do calor. Semana passada várias vezes andando na cidade ao parar na sinaleira (farol pros paulistas) a moto entrava em ponto morto e não engatava a primeira. Só entrava depois de soltar a embreagem e voltar a apertar.

Outra coisa estranha: estava na estrada e reduzi de quarta pra terceira e entrou o neutro.... COMO? Toquei uma pra cima e entrou a quarta normal.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
Boaventura
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Mar 2008, 07:55
Localização: São Paulo

Pessoal me surgiu uma dúvida!!!

2000KM ta bom pra trocar o óleo?? é muito, ou pouco?
tipo no caso se eu for fazer uma viagem, qual seria o máximo a percorrer c/ o msm óleo??
E o Repsol é uma boa marca???

Vlw
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Manual 4000 kms eu troco com 3000 e o filtro de oleo a cada 6000, mas eu rodo praticamente so em estradas se vc roda muito na cidade (transito) é melhor diminuir o tempo de troca.
Imagem
Responder