Santista escreveu:Amigo Yan, quem está errado é vôce, primeiro desde que se mantenha a mesma relação entre o eixo final da caixa de cambio e a roda, tanto faz ser correia, corrente ou cardã, vai ser a mesma coisa, tipo uma relação 5:1 quer dizer que 5 voltas do eixo primario da uma volta na engrenagem da roda motriz, não importa se é com corrente ou correia, (...)
como já falei para provar isso tem que pegar a mesma moto e colocar os três sistemas obedecendo a mesma relação, se der diferença eu jogo fora meu conhecimento de mecânica
a relação pode até ser a mesma, mas voce nao pode dizer que o atrito e a eficiência da transmissão é a mesma. se for assim, coloca um elástico no lugar da corrente, tendo a mesma relação, vai continuar a mesma potência...
a corrente voce precisa ficar 'dobrando' ela, a correia voce precisa ficar torcendo ela e o cardã precisa ser mancais, rolamentos ou buchas. isso tudo 'come' energia. e não vai ser exatamente a mesma energia perdida nisso.
agora se dá muita diferença eu nao sei, mas mesmo assim, eu NUNCA diria que não dá diferença, ainda mais apostando todos meus conhecimentos de mecânica.
uma cois mais prática: já viu uma correia montada em duas polias? sem nada, só as polias? tentou girar isso? nao é tão fácil se está esticado a medida certa. agora imagine que fosse por corrente, tipo bicicleta. é mais fácil, qualquer um que fuçe com máquinas sabe disso
esses valores que voce usou pra calcular, voce tem certeza que nao é a potência NA RODA? talvez esse cálculo já esteja embutido cara.