Xenon, Motovision, Cristal Vision

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
egabriel

E ai galera, acabei de comprar minha Shadow 750, ainda não conheço bem a moto mas já tirei muitas dúvidas aqui com vocês. Uma ficou, aquela luz branca de farol de carro (não é xenon) ela serva na moto, ou será necessária alguma adaptação?

Abraços
Ze Rico

Na minha sombra eu coloquei, um farol maior, de 20mm é um pouco maior do que o farol original da 750, com isso o kit serve direitinho e fica dentro do conjunto, recomendo muito, já uso assim a muito tempo e não tem erro. :wink:
ZE RICO BROTHERS
Facção São Paulo SP

Imagem
lipenur

vou postar aqui algumas considerações sobre Xenon em nossas fenix, se alguem quiser/puder complementar as informações para os demais do forum será muito bem vindo.

Inicio:

nossas fenix não foram projetadas para a utilização de lampadas modelo H4, muito menos a Xenon, ocorre que o angulo do conjunto ótico (parte interna cromada), foi projetada para o modelo de lâmpada original de fábrica (não me recordo o modelo), é possivel tecnicamente colocar outras lâmpadas, mas o resultado será apenas satisfatório (diga-se de passagem, melhor que o original).

Parte Elétrica:

Como dito, ela não foi projetada para o xenon, por isso é necessário puxar fiação direto da bateria para o xenon, e esta fiação deverá ter fusível apropriado o mais próximo possivel da bateria. O Terra não menos importante tambem será puxado de um ponto do chassi próximo ao conjunto ótico.

positivo e negativo já dentro do conjunto ótico, agora o próximo passo é utilizar um relê. Para os que se espantam qdo falamos essa palavra, veja como é simples utilizá-lo:

relê 4 pinos

30 - ligar o fio adicional que vem do positivo da bateria
87 - ligar no positivo do kit xenon
85 - ligar no positivo que vai para a lampada (farol baixo)
86 - ligar um terra comum (pode ser o que foi puxado ou o da lampada antiga)

Imagem

Quanto ao alto e o baixo, cada kit xenon trabalha de uma maneira, mas não é nada complicado, é só localizar qual o fio do alto e do baixo que está na lampada original.

Conjunto ótico.

Muito fácil colocar uma lampada H4 (bixenon), no conjunto ótico, mas este é de plastico, e com o tempo irá "queimar" (perder o cromado e até ficar escuro), já que a lampada xenon trabalha em uma temperatura maior e posição diferente do que a lampada original. Uma solução barata é adaptar um conjunto ótico de maior qualidade, o meu eu comprei como "universal" não sabendo a qual veículo pertencia (comprei em loja de acessórios para carros, na rua: Duque de Caxias - SP, com o custo de R$ 30,00), sua instalação é quase "plug em play", bastando apenas algumas arruelas para fazer a fixação.

Precaução:

Para não esquentar muito o reator do xenon, adaptei um cooler na parte de baixo, ele puxa o ar por pequenos furos (que fiz), e o desloca para a parte traseira onde é aberta para a fiação.

Imagem

Capacidade da bateria/estator:

Com o xenon instalado ele irá consumir mais energia que o original, por isso se gastamos por um lado temos que economizar por outro, é essencial colocar uma lampada e lanterna/freio de led´s, já que esta possui um consumo continuo de 5W qdo ligada, e passará para 26w qdo o freio for acionado, parece pouco mas lembre-se que o xenon consome apenas 35w.

Já utilizei com lampada comum, mas o estator fica sobrecarregado, não conseguindo carregar a bateria, principalmente no "anda e para" do transito, alem da rotação ser baixa a luz de freio é uilizada constantemente.

Algumas considerações:

Se não tiver um pouco de habilidade e paciência para adaptações, sugiro procurar proficional especializado.

resultado final:

A iluminação muda bem, é muito mais seguro na cidade ou em rodovias, só evitem Xenon acima de 8.000 Kelvin, pois estes iluminam menos, o ideal seria o 6.000K que é bem branco, o utilizado e que está na foto é 8.000K e é levemente azulado.

Imagem
cros
Moderador

Vale lembrar (ainda bem) que Xenon é passivo de multa.
Imagem
Jonir

Egabriel, verifique no manual se a tua lâmpada é de 55/60w.
Como o Rocha mencionou, e eu tenho instalada na minha moto, a lâmpada MOTOVISION H4 da Philips é excelente. No farol baixo ela tem uma luz avermelhada na parte inferior que faz não incomodar outros motoristas quando à noite. No farol alto(utilização durante o dia) o farol aparece bastante, fica bem visível.
Analisando CUSTO X BENEFÍCO é nota 10, pois não é necessário nenhuma adaptação, apenas a troca da lâmpada.
Boa sorte.
Jonir
L340
Moderador
Contato:

Pesquisei a tal Moto Vision da Phillips e achei uma com a mesma potência do Farol da Intruder por R$19,90.
Conversei com a moça da GPS se tinha a tal lâmpada por lá, mas ela disse que o farol da Intruder usa uma Lâmpada diferente e que a Moto Vision ficaria com um encaixe solto, que funcionaria, mas que é gambiarra. Alguém já abriu o farol da Trudi? Já colocaram uma Lâmpada diferente? Estou quase pegando uma chave de fenda e inventando uma desculpa qualquer para ir ao estacionamento e desmontar.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
cros
Moderador

L340 escreveu:Pesquisei a tal Moto Vision da Phillips e achei uma com a mesma potência do Farol da Intruder por R$19,90.
Tá barato, aqui custa 55 dinheiros
L340 escreveu: Conversei com a moça da GPS se tinha a tal lâmpada por lá, mas ela disse que o farol da Intruder usa uma Lâmpada diferente e que a Moto Vision ficaria com um encaixe solto, que funcionaria, mas que é gambiarra. Alguém já abriu o farol da Trudi? Já colocaram uma Lâmpada diferente? Estou quase pegando uma chave de fenda e inventando uma desculpa qualquer para ir ao estacionamento e desmontar.
Isso não é dificil de fazer, abre o farol e olha o soquete da lampada, se for igual é só trocar, normalmente é H4...

Mas.... pra mim o farol da intruder é o melhor que já até hoje... senão fosse pequeno colocava um na minha...
Imagem
L340
Moderador
Contato:

cros escreveu:
L340 escreveu:Pesquisei a tal Moto Vision da Phillips e achei uma com a mesma potência do Farol da Intruder por R$19,90.
Tá barato, aqui custa 55 dinheiros
Realmente está barato, eu achei num site e nesse mesmo site aparecem outras lâmpadas com preço na média desse que você falou.
http://www.mundomax.com.br/motovision/l ... 5w_philips

Será que as de 35 encalharam ou tem algo errado com elas?

Então eu prestei atenção no produto e vi que não se trata de uma lâmpada da linha Moto Vision, mas aparece como se fosse na hora da pesquisa. Quem não prestar atenção acaba comprando errado.

Essa sim é a certa:

http://www.mundomax.com.br/motovision/l ... 5w_philips

Mas esse é o tipo de coisa que eu não gosto de comprar pela internet, então liguei na Maufa, uma moto peças um tanto conhecida na região em que moro, e lá custa R$42,00 a Moto Vision e R$52,00 a Crystal Vision, sendo a diferença entre elas a cor alaranjada da Moto Vision e Azulada da Crystal Vision. Isso faz muita diferença?
cros escreveu: ...
Mas.... pra mim o farol da intruder é o melhor que já até hoje... senão fosse pequeno colocava um na minha...

Sim, o farol da Intruder é bom, principalmente comparado com o da Kansas que (pelo menos o da "minha") é até torto (ilumina mais o lado esquerdo que o direito e no meio não ilumina), mas quero melhorar um pouco, pois eu ando um trecho da Dutra diariamente as 22h00min, quando o tempo fecha fica complicado, isso sem contar uma rua esburacada aqui do lado da Behr que qualquer dia vai me custar um tombo.
Vinícius Melo
L340
Moderador
Contato:

cros escreveu:... Isso não é dificil de fazer, abre o farol e olha o soquete da lampada, se for igual é só trocar, normalmente é H4...
Confirmado, o farol da Intruder 125 2008 é H4.

O bizarro foi o cara da loja ver isso pela frente do farol, eu ia abrir pra ver :shock:

Troquei e tirei umas fotos no quintal de casa, mas não ficaram boas, hoje vou tirar outras.

Tempo entre as fotos de antes e depois: 17 minutos.
Maior dificuldade da troca: Abrir a embalagem.
Vinícius Melo
L340
Moderador
Contato:

Antes que me esqueça de novo, obrigado pelas dicas de Lâmpadas, pois graças a elas, gastando 52 reais já tive uma bela melhora na iluminação.
Como disse, fiz o "antes e depois" no quintal, mas já deu pra ter noção:
Farol Baixo
Imagem
Imagem
Farol Alto
Imagem
Imagem
Peguei um trecho sem iluminação até chegar na Dutra e fez uma bela diferença. Pra quem quer melhora sem "Joselitar", acho que é a melhor opção.
Vinícius Melo
Responder