ML bobber

Motos: Choppers, Bobbers e projetos exclusivos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

olá, sou novo aqui no fórum e pra me apresentar nada melhor que minha história!
eu tenho uma muito loka, digo, ML 87, motor OHC 125
que eu quero fazer bobber!!! será que é possível!?!?
eu arrisquei!!

[montagem, projeto inicial]
Imagem

quando comprei a ML (metade do ano) a minha idéia era desmontar ela fim do ano agora, mas ela tava muito fraca, nao chegava nem a 6 mil giros, nem passava dos 60 por hora, e ia ficando cada vez pior. queimando óleo adoidado e com problemas na elétrica.
vi que valia a pena já desmontar ela.
o começo de tudo foi comprar o pistao de strada, mas nao quis trocar o virabrequim, entao ela nao vai ficar 200cc, mas umas 180 talvez.
Em um domingo chuvoso, eu fiquei vendo fotos de bobbers, kikkers e brat style e daí eu fui lá, desmontei ela.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Mas eu nao sou mecanico nem nada, conheço bastante motor de carro por gostar de carro antigo mexido, até conheço bastante, mas nada muito na prática.
assim que tirei a tampa de válvulas vi que o comando tava desgastado muito, talvez um meio milímetro, 0,7mm...
Imagem
depois vi que o óleo que tava no filtro era mais limalha de metal que óleo; acho que ela rodou sem óleo algum tempo, ou a bomba já nao presta mais
quando desmontei e vi o virabrequim....
Imagem

[continua]
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

continuei desmontando, o pistão tava com uma camada gigante de carvão, e desgastado nas paredes debaixo, onde nao devia. do mesmo jeito o cilindro, gasto onde nao devia.
mandei o pistao, camisa e cabeçote para a retífica. falou o bloco, que estava ainda montado. eu ainda tentei desmontá-lo, tirei as tampas laterais, só que os parafusos que unem as duas metades do bloco estavam presos dum jeito firme DEMAIS! e o pior: philips. em 4 (dos oito) enfiei a broca até arrancar a cabeça fora, nos outros, fiz uma marca com a talhadeira e começei a girá-los até que conseguisse girar com a fenda. tirei a embreagem, mas pra separar as metades do bloco precisa duma ferramenta especial, pra tirar uma peça, o que travou o trabalho todo. fui na oficina pedir pra me emprestarem essa ferramenta
imagine alguem numa shadow 600 escape aberto, com na mochila, um bloco do motor da ML, e os prisioneiros pra fora da moichila uahuahuahauha
daí consegui desmontar e mandei pra retífica, seguem fotos.
bloco torneado pra nova camisa
Imagem
o guia quase que nao tem espaço deopis da retifica
Imagem
direfença entre o diametro novo e antigo
Imagem
começei a retificar os dutos do cabeçote, em casa mesmo
Imagem
carburador novo
Imagem

o motor todo desmontado, esperando eu terminar remoção de tinta e jateamento, pra pintar ele de preto denovo depois
Imagem
sergiogonsalo
Mensagens: 30
Registrado em: 30 Out 2009, 17:21
Localização: Paranavaí

legal a iniciativa
o projeto se for bem executado ficara muito bom
pois as kikers q tem como referencia são top
parabens
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Helmann, muito legal a sua iniciativa. Aliás, se eu tivesse uma oficina como esta sua, eu colocaria uma cama e uma geladeira em um cantinho, e passaria o final de semana me divertindo! :lol:

Gosto também de mecânica: sou um entusiasta, e procuro sempre fazer a manutenção de minha Mirage. Já fiz revisão de rolamentos, bomba de gasolina, troca de velas, tanque, etc. Agora vou trocar a relaçao e aproveitar para verificar os rolamentos traseiros, lonas de freio, eixo da balança.

Amigo, por favor, continue com seus relatos :D

Espero poder comprar uma CB400 bem surrada e usá-la de laboratório como você está fazendo nesta ML :P

Abraço!
Imagem
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

valeu!!
pois entao, essa é minha garagem, tenho mó orgulho dela, eu mesmo ergui todas as telhas, fiz a terraplanagem e ajudei a cimentar o piso todo. é um ótimo espaço, tem 5,5*5m e bem, rede já tem, só falta o frigobar e fechar uma das paredes :D
é esse o espírito, ir fazendo revisões assim em casa, e deopis ir pegando coisas mais complicadas até manjar tudo já!
pode ficar tranquilo que dou continuidade aqui assim que der continuidade ao projeto, amanha mesmo quero ir jatear o motor e resovler outros assuntos também!
quanto à CB, cara, ia ser minha primeira moto, mas meu pai nao foi muito a favor, por medo deu morrer à toa. mas ia comprar uma CBzona velha também, e ia fazer exatamente a mesma coisa! ou melhor, ainda vou fazer isso uahauhauhauhaua
abraço!
japoralho
Mensagens: 33
Registrado em: 02 Jan 2010, 21:55
Localização: Araraquara

AE PARCEIRO , VC É DOS MEUS , :D ESTOU COM UM PROJETO DE CUSTOMIZAÇÃO DA MINHA YBR , O PROBLEMA QUE EU MORO NUM AP E SÓ TENHO A EMPRESA PARA USAR OS RECURSOS COMO SOLDA , CORTE COISA E TAL, MAS AE...
CONTINUE ASSIM :wink:
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

fala ae galera!
então, vim manter contar da continuidade do projeto e DA MINHA INDIGNAÇÃO!
o motor da moto ficou pronto, ficou bom, forte, dá pra andar junto com 250 tranquilo. só o ronco do escape está motoboy demais por enquanto, vou mudar isso.

quanto À MECANICA: tive que trocar toda parte de corrente de comando, engrenagens, cambio. troquei as válvulas (2mm maior), troquei balancins e rolamentei os dois lados do comando. (nao era planejado)
a compressão ficou tao grande que os anéis nao vedavam. foi preciso colocar anéis uma medida maior (e limar a ponta pra caberem) pra segurar.

quanto À ESTÉTICA: fui procurar guidão seca suvaco, que decepção. nao existe em ctba gente decente que nao vá olhar pra voce e dizer 'agente só meche com harley e moto grande' e o cara nao tá nem aí se a peça caberia na sua moto.
dei as costas pra ele e fui no ferro velho comprar um tubo e fui nos lugares mais boca podre e industriais aqui do meu bairro (que já é no limite da cidade), e achei um lugar onde cromam peças, do lado do trilho do trem, e vou fazer essa porcaria toda eu memso. nao dá pra querer achar alguem que nos entenda, tem que fazer sozinho e fazer do seu próprio jeito. do nosso proprio jeito.
fiz suportes pros piscas, e coloquei os piscas da broz, presos no guidão. já coloquei o farol da intruder e estou fazendo um suporte pra ele.

já fiz 200km nela e nao tenho do que reclamar, exeto que ela nao está engatando a primeira direito, mas isso é coisa pequena. estou orgulhoso do que fiz até agora e vou continuar, havendo ou não dinheiro pra legalizar tudo no final.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Que Beleza hellmann! É isso aí! Customização aqui no Brasil ainda está engatinhando e é tudo muito caro. Então acham que apenas quem é milionário, ou só quem tem HD é que pode fazer essas coisas. Isso é uma cultura bem diferente nos USA, onde HD é mais uma marca de motocicleta. Aqui no Brasil, a maioria dos que tem HD se posiciona como elite e não se mistura. Conheço poucos amigos que não se renderam a esta bobagem.

Não é porque seu motor não tem mais de 1000cc que você não possa customizar artisticamente sua motocicleta! Vá em frente, camarada, e poste as fotos para vermos seu trabalho.

Boa sorte!!!
Imagem
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

pois é, realmente me lembra muito o que vi dois dias atrás, um cara numa harley com um pneu que devia ser 300 de largura, um motor pra lá de 1500. capacete e jaqueta da harley. e uma bolsinha de pendurar no pescoço da 'living in paris' ou algo parecido, uma grife renomada. me deu ânsia.
ter harley nao é ter estilo, é apenas ter dinheiro.
NightTrain
Mensagens: 55
Registrado em: 14 Abr 2009, 19:19
Localização: São Paulo
Contato:

Fato!
Eu e Teodora, companheiros inseparáveis nas BRs e SPs afora.
Responder