GPS, Mapas, Guia etc

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

frango veloz escreveu:...adquiri um gps foston fs 430, e estou super satisfeito com ele. Ele possui tres navegadores, IGO8, IGO AMIGO E MIOMAP. Achei excelente o seu custo-benefício...
Camarada, como é a atualização deste GPS? É possível atualizar? Você precisa pagar pela atualização?

Comprei um TOMTOM 720 nos EUA, e andei fuçando na Internet até conseguir o mapa do Brasil. E através do software de atualização (TomTom Home) é possível acessar uma base de dados que é atualizada por qualquer pessoa que queira compartilhar suas informações. Mas quão íntegro devem ser estas informações? Pois já instalei uma destas bases de dados que tinha apenas 1 restaurante. Instalei bases de radares que mostram posições diferentes de radares.

Mas o que achei muito interessante no TOMTOM, é que é possível editar esta base de informações, inclusive no computador, o que facilita muito, pois a interface é melhor. Tem programas onde você indica a coordenada e atribui as informações e depois gera um banco de dados com estas informações.

Agora preciso comprar mais 1 GPS, mas não sei se comprarei outro TOMTOM por causa do alto preço deste produto no mercado brasileiro. Enquanto vende-se TOMTOM 720 à R$1.300,00 aqui no Brasil, eu comprei o meu no Amazon por US$150,00. (produto novo, não é remanufaturado).
Imagem
HigorGF

jirschik,

sugestão: dê uma olhada no paraguai. Soube que os tomtom estão com preços bem em conta lá. O 720 tá saindo menos de 200 dólares lá.
Miau
Moderador

Bom, eu instalei um GPS na minha. Marca Midi Japan modelo MD-5119

apesar da ventosa parecer segurar perfeitamente na superficie do tanque, eu fico cabreiro ainda.

Entao comprei um suporte para bike/moto. so que meu gps parece ter tela de 5" e nao coube nele. mas na parte de tras do gps tem uma furacao padrao que é um pouco menor da que veio no suporte. entao eu fiz um arranjo tecnico, aproveitando parte do suporte de ventosa e adaptando no suporte que comprei de braçadeira para guidao e deu perfeitamente.

aproveitei o cabo de alimentação mini usb para isqueiro e liguei na fiação dentro do gabinete do farol. aquela chapinha que faz pressao no soquete do isqueiro, eu cortei de forma que ficasse uma chapa reta e soldei no fio da placa do carregador do gps. entao apenas inseri a chapinha positiva no soquete do fio laranja e a outra chapinha negativa/neutra eu liguei no soquete negativo da lanterna. ou seja, a fiação da moto está original, nao cortei nem nada.

desta maneira a alimentacao so passa para o gps se a chave da moto estiver na posicao ON.

passei o cabo junto dos demais pelo lado esquerdo do guidao e ficou imperceptivel.

até que ficou um serviço impecavel hehe.

depois tiro algumas fotos.

complementando, eu mesmo atualizei meu gps com os mapas mais recentes, incluindo radares e o sistema IGO 8.3 e IGO amigo que eu posso escolher qual usar.

fiz uma viagem para macaé com o gps e foi tranquilo.

abraços
shagost

Humm escreveu:Bom, eu instalei um GPS na minha.
Agora fiquei curioso pra ver como fica e tb como vc fez com a fiação! :D :D :D
Shagost
---------
"Se eu tiver que explicar, você não vai entender..."
Miau
Moderador

Imagem

Imagem
repare que eu adaptei o suporte original do gps ao suporte para moto com 4 parafusos. 2 por tras e dois pela frente.

Imagem
tem uma opcao de regulagem boa. mas como o sol atrapalha o visor, é bom deixar o mais vertical possivel.

Imagem
posso colocar um adaptador para transformar em usb padrao femea, pra carregar meu cel por exemplo.

Imagem

Imagem
essa é o ponto de vista de pilotagem. nao atrapalha a visao dos demais instrumentos.

Imagem

Imagem
o cabo ligado e alimentando o gps
jirschik
Moderador
Contato:

Ficou legal, mas atente para:

- Só poderá usar em dia seco, certo? O ZéRico disse que embalou o GPS com preservativo masculino. Experimente. No mínimo, o que pode acontecer, é você dar boas risadas! hehehe :lol:

- Outra forma de proteger o aparelho (e você tb), é instalar um parabrisas na motocicleta. Muda o visual, mas a proteção nas estradas (e cidade tb) é muito boa.

- Já fez o teste em ruas esburacadas? Se o holster soltar o GPS, o que irá segurá-lo para não ir ao chão?

A adaptação que eu fiz ficou interessante - para não dizer "engraçada", pois parece uma marmita :lol: - mas funcional.

Imagem

A foto não ficou muito boa, pois foi tirada à noite. Na verdade, fiz este suporte em 02h00, na noite antes da viagem para Barra Velha. Usei um suporte de guidom para bicicleta. Enrrolei uma tira de borracha de câmera de pneu no guidom da moto, para não arranhá-lo. A "caixa-tanque" é uma embalagem do tipo "tupperware". Fixei um toco de madeira na parte inferior, que é presa no suporte do guidom. Dentro da caixa, moldei uma espuma para acondicionar o GPS. Só faltou o furo na parte inferior da caixa para passar o fio do carregador. Mas no dia não deu tempo de instalar o adaptador.

Outra adaptação que precisa é de um pequeno "túnel", para impedir a incidência de luz na tela do GPS, pois isso atrapalha a leitura durante o dia.
Imagem
Miau
Moderador

jirschik escreveu:Ficou legal, mas atente para:

- Só poderá usar em dia seco, certo? O ZéRico disse que embalou o GPS com preservativo masculino. Experimente. No mínimo, o que pode acontecer, é você dar boas risadas! hehehe :lol:

- Outra forma de proteger o aparelho (e você tb), é instalar um parabrisas na motocicleta. Muda o visual, mas a proteção nas estradas (e cidade tb) é muito boa.

- Já fez o teste em ruas esburacadas? Se o holster soltar o GPS, o que irá segurá-lo para não ir ao chão?
cara, gps de moto é muito.. mas muito caro. sem condicao! praticamente so por ser a prova dagua. por isso so ando no seco mesmo. tipo, mas se chover e eu tiver a necessidade de usar, eu tenho um saco hermetico transparente tipo uma necesseir mesmo.. com fecho e tudo e que por acaso é no tamanho do aparelho com alguma folga.

bom, a estrada do rio dourado parece a superficie lunar.. e nao soltou. nem mesmo quando a moto levou tombo nos trilhos do trem, nao soltou. o holster dela parece fraco mas segura legal apenas com 3 pontos de fixacao no aparelho.

a bolha eu ando pensando por causa do lance da aerodinamica. to lendo relatos que ajuda muito. mas nao faz meu estilo.

o aparelho esquenta. imagina ele dentro de uma camisinha, acho q n ia durar 10 min, ia torrar os componentes.

abraços
shagost

Boa dica. Ficou bem feito e funcional. Tirando o lance da chuva, fica ótimo.

Hehehe... a marmita tb ficou legal! :lol:
Shagost
---------
"Se eu tiver que explicar, você não vai entender..."
Yan.Metal
Colaborador

Humm escreveu:
jirschik escreveu:Ficou legal, mas atente para:

cara, gps de moto é muito.. mas muito caro. sem condicao! praticamente so por ser a prova dagua. por isso so ando no seco mesmo. tipo, mas se chover e eu tiver a necessidade de usar, eu tenho um saco hermetico transparente tipo uma necesseir mesmo.. com fecho e tudo e que por acaso é no tamanho do aparelho com alguma folga.

bom, a estrada do rio dourado parece a superficie lunar.. e nao soltou. nem mesmo quando a moto levou tombo nos trilhos do trem, nao soltou. o holster dela parece fraco mas segura legal apenas com 3 pontos de fixacao no aparelho.

a bolha eu ando pensando por causa do lance da aerodinamica. to lendo relatos que ajuda muito. mas nao faz meu estilo.

o aparelho esquenta. imagina ele dentro de uma camisinha, acho q n ia durar 10 min, ia torrar os componentes.

abraços
O GPS de moto não é mais caro só por ser a prova de água não, são mais resistentes a choques mêcanicos também, para resistir as maiores vibraçoes das motos.

Mas isso pode ser relevante dependendo da estada que você trafega, se for só em estrada concessionada não tem problema, mas uma com piso mais inregular (não estou falando estrada de terra, só uma pista com buracos) pode ser que GPS não dure muito.

No caminho que faço de JF a Viçosa uma parte da estrada tem o piso bem ruim e pela velocidade que vou acho que um gps comum pelo menos o que eu usava da Garinni não ia resistir muito não e olha que era um gps de campo esses touchscreen resiste menos ainda.

No seu caso tem que ver se com o tempo ele não vai sofrer problemas, o GPS de moto que ví era bem resistente desse de tampar no chão e não quebrar.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
cros
Moderador

Imagem

96 dolares sem taxa de transporte

Será que aceita mapas braileiros, não fala no sistema de navegação GPS dele...

- Ultra portable PND (portable navigation device) GPS
- 5.0" ultra large vibrant color TFT touch screen LCD
- 480 x 272 pixels wide screen resolution and aspect
- Built-in bluetooth wireless, works as a bluetooth handsfree device
- Built-in FM transmitter transmits all sounds (including bluetooth handsfree, music, video and GPS instructions) to your vehicle's stereo system
- Features rich multimedia features