Fênix 200: Bengala

Motos: MVK Fenix, MVK Fenix Gold, MVK Spyder 300, MVK Black Star, MVK Halley

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores MVK

Responder
lipenur
Mensagens: 61
Registrado em: 21 Set 2008, 16:18

Hj tomei coragem de desmontar as bengalas da minha fenix. A cerca de um mês, notei um vazamento na bengala do freio, mas na correria do dia-a-dia foi ficando para depois... devido as más experiências com mecânicos resolvi que faria eu mesmo.

Desculpe pela falta de fotos, mas estava sem máquina fotográfica...

Mas fica a dica para o pessoal.. não é necessário retirá-la para efetuar a troca, desmontando por baixo dá para efetuar a troca.

O modelo da gaxeta é o mesmo da Twister 250 (custo de R$ 20,00 o par em SP).

O maior problema foi encontrar informação sobre o volume de fluido ATF que deveria ser colocado, liguei em 2 concessionárias MVK e com muito sacrifício consegui a informação de 380ml por bengala. Efetuei a troca do fluido, mas ainda não testei para saber se os tais 380ml serão suficientes (andei 500m).

Alguem tem alguma informação se esse volume de fluido é o adequado???

Boa Sorte aos que se aventurarem !!! :lol:
FLIT
Mensagens: 69
Registrado em: 27 Fev 2009, 09:26
Localização: São Paulo

parabéns pela iniciativa! tem que ser assim mesmo!

será que ligando na mvk do brasil não poderiam dar esta informação??


obs: com relação ao óleo da bengala, o excesso pode ser pior que a falta ( desde que não seja muita), pois com excesso os retentores podem estourar.

vc mediu a qde de óleo que saiu?para verificar a informação ( apesar de que não dá para garantir que a qude que estava lá era a correta..)

como esta suspensão não deve ter regulagem (não conheço detalhes) a forma de deixá-la com maior ou menor "rapidez" seria alterando o óleo ( mais grosso ou mais fino) ou revalvulando ( o que com certeza sairia bem mais caro).

creio que o óleo que saiu deveria estar muito sujo 9 na minha estava horrível já com 6 mil km).
com a troca a suspensão melhorou muito!
não importa a velocidade,pilote com responsabilidade!!

GENTILEZA GERA GENTILEZA
lipenur
Mensagens: 61
Registrado em: 21 Set 2008, 16:18

FLIT escreveu:
será que ligando na mvk do brasil não poderiam dar esta informação??


obs: com relação ao óleo da bengala, o excesso pode ser pior que a falta ( desde que não seja muita), pois com excesso os retentores podem estourar.

vc mediu a qde de óleo que saiu?para verificar a informação ( apesar de que não dá para garantir que a qude que estava lá era a correta..)

como esta suspensão não deve ter regulagem (não conheço detalhes) a forma de deixá-la com maior ou menor "rapidez" seria alterando o óleo ( mais grosso ou mais fino) ou revalvulando ( o que com certeza sairia bem mais caro).

creio que o óleo que saiu deveria estar muito sujo 9 na minha estava horrível já com 6 mil km).
com a troca a suspensão melhorou muito!
Pois é... minha experiência com bengalas de moto é 0 (pelo menos era :lol: ), mas com cilindros hidráulicos... retentores...raspadores..gaxetas... eu tiro de letra, por isso meti a cara !!

Qto a informação da quantidade de óleo, foi difícil conseguir, mas ainda vou continuar tentando, pois acho que os 380ml recomendados ainda não é suficiente, pois em valetas ela bate final de curso muito fácil (peso 80kg e ando só), ela não era assim...

uma das bengalas (que vazava), estava praticamente vazia, tinha uns 30ml no máximo, a outra eu até ia medir... coloquei um recipiente para colher o óleo, mas ele saiu com pressão :evil: , e a maior parte dele caiu fora.

Regulagem nessa suspa é inexistente.

Algo que me eixou intrigado e parece uma duvida besta, é que qdo eu soltei a tampa superior da bengala para inserir o óleo, tinha um outro tubo no interior da haste, fiquei na duvida de onde iserir o óleo, nesse tubo central ou ao redor dele, acabei optando pelo tubo central !!
Avatar do usuário
Rinabon
Mensagens: 854
Registrado em: 28 Abr 2009, 17:48
Localização: São Paulo

lipenur escreveu:
FLIT escreveu:
será que ligando na mvk do brasil não poderiam dar esta informação??


obs: com relação ao óleo da bengala, o excesso pode ser pior que a falta ( desde que não seja muita), pois com excesso os retentores podem estourar.

vc mediu a qde de óleo que saiu?para verificar a informação ( apesar de que não dá para garantir que a qude que estava lá era a correta..)

como esta suspensão não deve ter regulagem (não conheço detalhes) a forma de deixá-la com maior ou menor "rapidez" seria alterando o óleo ( mais grosso ou mais fino) ou revalvulando ( o que com certeza sairia bem mais caro).

creio que o óleo que saiu deveria estar muito sujo 9 na minha estava horrível já com 6 mil km).
com a troca a suspensão melhorou muito!
Pois é... minha experiência com bengalas de moto é 0 (pelo menos era :lol: ), mas com cilindros hidráulicos... retentores...raspadores..gaxetas... eu tiro de letra, por isso meti a cara !!

Qto a informação da quantidade de óleo, foi difícil conseguir, mas ainda vou continuar tentando, pois acho que os 380ml recomendados ainda não é suficiente, pois em valetas ela bate final de curso muito fácil (peso 80kg e ando só), ela não era assim...

uma das bengalas (que vazava), estava praticamente vazia, tinha uns 30ml no máximo, a outra eu até ia medir... coloquei um recipiente para colher o óleo, mas ele saiu com pressão :evil: , e a maior parte dele caiu fora.

Regulagem nessa suspa é inexistente.

Algo que me eixou intrigado e parece uma duvida besta, é que qdo eu soltei a tampa superior da bengala para inserir o óleo, tinha um outro tubo no interior da haste, fiquei na duvida de onde iserir o óleo, nesse tubo central ou ao redor dele, acabei optando pelo tubo central !!
Pelo visto tudo deu certo isto é muito bom :!: :!:
Rinabon
Viageiros MT
www.viageiros.org
Amizade não se mede em Cilindradas!!!
FLIT
Mensagens: 69
Registrado em: 27 Fev 2009, 09:26
Localização: São Paulo

Lipenur, pode ser que tenha que utilizar um óleo mais viscoso. os hidráulicos tem tipo a , tipo b,.. e da repsol tem 15W30 se não me esngano. mas tem de diversas viscosidades.

mas se for somente substituir, dá pra tirar quase todo óleo velho sem ter que desmontar a frente, ainda mais pq este óleo está bem novo..

tem que pesquisar mais, mas pelo tipo dessa bengala, não deve ser muito diferente disso. na minha green são 205 ml por bengala e já tive motos especiais ( YZ 250 cc) com enormes bengalas com grande curso em que usava +- 450 ml por bengala.
pode ser que seja a viscosidade, não o volume.
não importa a velocidade,pilote com responsabilidade!!

GENTILEZA GERA GENTILEZA
lipenur
Mensagens: 61
Registrado em: 21 Set 2008, 16:18

FLIT escreveu:Lipenur, pode ser que tenha que utilizar um óleo mais viscoso. os hidráulicos tem tipo a , tipo b,.. e da repsol tem 15W30 se não me esngano. mas tem de diversas viscosidades.

tem que pesquisar mais, mas pelo tipo dessa bengala, não deve ser muito diferente disso. na minha green são 205 ml por bengala e já tive motos especiais ( YZ 250 cc) com enormes bengalas com grande curso em que usava +- 450 ml por bengala.
pode ser que seja a viscosidade, não o volume.
Ela está muito estranha, qdo freio ela praticamente chega no final do curso (rapidamente), o que me leva a crer que o problema pode ser a viscosidade sim!!

Coloquei o ATF tipo A da Valvoline, mas inexiste especificação (15w30 / 20w50 ...). O maximo q consegui no site foi isso:

Densidade 20/4ºC 0,871
Cor Vermelho
Viscosidade Cinemática @ 40ºC, cSt 36,1
Viscosidade Cinemática @ 100ºC, cSt 7,7
IV (Índice de Viscosidade) 190
Viscosidade Brookfield, cP a -40ºC Max 17.500

Vou mandar e-mail para a MVK e seus concessionários... espero que respondam ainda esse ano :?
lipenur
Mensagens: 61
Registrado em: 21 Set 2008, 16:18

O que consegui até agora:

Obrigado pelo contato. O fluido a ser utilizado é o ATF e sua quantidade é 380ml por bengala.
Qualquer dúvida, estarei a disposição.
Atenciosamente,
Nelson
MAV MOTOS



Boa , sou o Mecânico da SJT MVK de São Caetano do Sul.
A quantidade de Fluido ATF é de 380 ml.
Atenciosamente Alan Parte técnica.


Bom... foi feito isso. fluido ATF (tb recomendado para bengalas de motos), no volume de 380ml por bengala.

Mas só de frear (forte) ela já chega no fim de curso.

Alguem tem alguma ideia do que possa ser feito?? mais fluido??? Fluido de maior densidade ???
Responder