Bolha ou pára-brisa

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

Tópico para relatos sobre o pára-brisa (ou parabrisa ou parabrisas ou bolha).

Estou pensando em colocar um na minha moto, mas ainda estou com dúvidas sobre ele.

É bom de se usar na cidade?

Protege somente o piloto ou também o garupa, que vai numa posição mais elevada?

Aumenta o consumo de combustível?

Muda o comportamento da moto, devido à alteração aerodinâmica? Influencia no "peso" da frente e na frenagem?

Risca fácil com pedras vindas da estrada?

Sem o vento no peito, fica quente no verão?

Se chover numa estrada, o piloto molha pouco?

Algumas bolhas são fumê. É bom ou é melhor transparente?

Dá algum tipo de reflexo? Prejudica a visibilidade em alguma circunstância?

Sugestões de marca e preços serão bem-vindas.

Ouvi um ponto a favor muito interessante: o motorista de um carro ao ver uma moto com parabrisa em seu retrovisor sempre acha que é um motão, e abre passagem mais facilmente.
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

tenho vontade de comprar uma bolha... mas além de naum ter bufunfa, acho que usar na grande cidade é meio "trambolhão"... além de ficar com cara de moto de polícia... por isso que abrem caminho... rsrs
mas pra pegar a estrada todo mundo aconselha... pra isso tenho vontade... quem sabe até dia 31 eu consiga comprar a minha...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Acho que:

parabrisa é aquele grande

bolha: é um pouco menor...

Meu pai comprou uma bolha pra nossa... é fumê... mas é clarinho... dá pra enxergar normal...

Não notei diferença no comportamento da moto...

ponto forte... em dias de serração só tuas calças vão ficar molhadas... (aqui no sul serração molha igual a garoa)...

Se vc quiser brincar de MOTO-GP... ehhehe é só se baixar atrás da bolha e acelerar... não pega vento nenhum em vc...

PONTO FRACO:

a bolha gera um barulho de turbulência em velocidades maiores, mas nada muito absurdo...

Não peguei chuva, mas acho que protege um pouco...

Foi instalada a menos de 1 mês, então não sei como é no verão... mas se for ruim... é só soltar 2 parafusos e reinstalar no outro inverno....

dica: aperte bem os parafusos na hora de instalar, senão com o vento eles podem afrouxar e cair... ehehehe...

a minha é da marca wallcustom (veio escrito isso na caixa) e é um cara dos Abutres de SP que faz/vende...

não sei o preço acho que deve ser em torno de uns 200... ou menos...

recomendo a "fume claro" pois a escura fica muito preta... eu acho...

a minha é igual a esta:

Imagem
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

A que veio na minha é grande, mas faz uns 2 meses que tirei e não noto nenhuma diferença, a não ser estetica.
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Amigos,

Para manter relacionado, temos alguns tópicos que citam bolhas e para-brisas:

:arrow: http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=231

:arrow: http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=638

:arrow: http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=611

Acho que esse tópico é adequado à discussão desse item em particular, porém fica ai o registro para quem estiver pesquisando verificar os comentários dos tópicos citados acima! :arrow:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

Cros;
Nem na estrada tu nota diferença??
Deveria ter menos vento e barulho no capacete.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

rgallas escreveu:Cros;
Nem na estrada tu nota diferença??
Deveria ter menos vento e barulho no capacete.
Na verdade tem uma diferença sim, aparece mais inseto morto na jaqueta...
Imagem
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kamerads:

Disso eu entendo um pouco, pois sou adepto das "bolhas" desde 2001 e já experimentei vários modelos. Atualmente, tenho 4 delas em casa, de diversos tamanhos.

Para uso na cidade, a bolha tem função praticamente estética, mas ajuda um pouco nas localidades em que faz frio e garoa... se bem que nessas circustâncias alguns "motociclistas" preferem deixar a moto em casa e sair com o carro, eheheheh...

Já na estrada, a conversa é outra. A bolha ou parabrisa ajudam prá caramba. Já fiz diversas viagens, todas percorrendo distâncias superiores a 1.000 km (ida e volta), com várias "configurações" diferentes:

- sem bolha ou parabrisa;
- com parabrisa grande;
- com bolha ou parabrisa médio;
- com bolha pequena.

O que eu aprendi com essas experiências:

- sem bolha: não rola viajar, é extressante demais. Depois de uns 200 km os braços ficam mais doloridos por suportar o vento no peito, principalmmente se viajar contra o vento. O capacete, a viseira, as luvas e a jaqueta viram "cemitério de mosquito".

- bolha grande: igualmente ruim, proteje contra o vento, chuva fina e insetos, porém gera turbuência, deixando a frente da moto instável, exigindo uma pilotagem muito mais cautelosa. Além disso, nas motos com menos de 50cv ela funciona como um "freio-aerodinâmico", segurando a moto, principalmente quando se está contra o vento. Ao meu ver são indicadas para as custom "parrudas", que são pesadas o suficiente para não ficarem instáveis e potentes o suficiente para vencer a resistência aerodinâmica.

- por fim as bolhas (pequenas) os os parabrisas (médios): esses são os melhores para viagem, pois proporcionam boa proteção contra o vento, insetos e chuva leve e, ao mesmo tempo, não favorecem a aerodinâmica.

A função da bolha ou do parabrisa médio é desviar o fluxo de ar para os lados e principalmente para cima, direcionando o fluxo de ar para o capacete (ele que se vire, eheheh...) daí a importância de viajar com um capacete bom.

A maneira mais adequada de instalar a bolha é instalá-la de forma a que ela fique "paralela" à suspensão dianteira, mantendo um ângulo de inclinação o mais próximo possível do ângulo de inclinação das bengalas.

Para diminuir as turbuências na parte inferior da bolha ou parabrisa, é importante que a distância da base da bolha ao copo do farol seja próxima dos 2 cm. Distâncias maiores ou menores geram mais turbulências.

Uma dica útil: Sempre encere a bolha ou parabrisa. Pode utilizar a mesma cera que usa na moto. Isso facilita o escoamento da água da chuva e ajuda, depois, na remoção dos cadáveres dos insetos.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

Russo;

Sempre pensei em colocar um párabrisa, grande na minha Mirage, pois acreditava, mas agora tô em dúvida, que seria a melhor escolha.

Teu comentário, completo, me deixa apenas uma dúvida.
Colocando um párabrisa grande na Mirage, pra mim que viajo sempre com garupa (pesado) porém nunca acima dos 90Km/h (cerca de 7000 rpm)(sobra motor dela pois nessa condição ela vai a 140Km/h a 10mil rpm) você acredita que a moto pode "apanhar"? e/ou perder estabilidade?

Tem uma fábrica de párabrisas e bolhas aqui próximo e um com ferragens em inox, igual aos da Harley custa R$280,00 e ele tem regulagem de altura.
Minha intenção dele ser grande seria justamente tirar o vento do capacete pra não ficar aquele barulhão nas orelhas.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

rgallas escreveu:...
Minha intenção dele ser grande seria justamente tirar o vento do capacete pra não ficar aquele barulhão nas orelhas.
então esquece... pois o barulho de turbulencia no capacete fica igual ou aumenta... pois a bolha desvia o vento do corpo para cima e para os lados...

Mas eu gostei da minha com bolha... talvez eu tire no verão...

Pra nós aqui do RS acho que uma grande vantagem é desviar o ar gelado do peito para cima e laterais......
Imagem
Responder