Tópico para relatos sobre o pára-brisa (ou parabrisa ou parabrisas ou bolha).
Estou pensando em colocar um na minha moto, mas ainda estou com dúvidas sobre ele.
É bom de se usar na cidade?
Protege somente o piloto ou também o garupa, que vai numa posição mais elevada?
Aumenta o consumo de combustível?
Muda o comportamento da moto, devido à alteração aerodinâmica? Influencia no "peso" da frente e na frenagem?
Risca fácil com pedras vindas da estrada?
Sem o vento no peito, fica quente no verão?
Se chover numa estrada, o piloto molha pouco?
Algumas bolhas são fumê. É bom ou é melhor transparente?
Dá algum tipo de reflexo? Prejudica a visibilidade em alguma circunstância?
Sugestões de marca e preços serão bem-vindas.
Ouvi um ponto a favor muito interessante: o motorista de um carro ao ver uma moto com parabrisa em seu retrovisor sempre acha que é um motão, e abre passagem mais facilmente.
Bolha ou pára-brisa
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tenho vontade de comprar uma bolha... mas além de naum ter bufunfa, acho que usar na grande cidade é meio "trambolhão"... além de ficar com cara de moto de polícia... por isso que abrem caminho... rsrs
mas pra pegar a estrada todo mundo aconselha... pra isso tenho vontade... quem sabe até dia 31 eu consiga comprar a minha...
mas pra pegar a estrada todo mundo aconselha... pra isso tenho vontade... quem sabe até dia 31 eu consiga comprar a minha...
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Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
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- Desvirtuador
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Acho que:
parabrisa é aquele grande
bolha: é um pouco menor...
Meu pai comprou uma bolha pra nossa... é fumê... mas é clarinho... dá pra enxergar normal...
Não notei diferença no comportamento da moto...
ponto forte... em dias de serração só tuas calças vão ficar molhadas... (aqui no sul serração molha igual a garoa)...
Se vc quiser brincar de MOTO-GP... ehhehe é só se baixar atrás da bolha e acelerar... não pega vento nenhum em vc...
PONTO FRACO:
a bolha gera um barulho de turbulência em velocidades maiores, mas nada muito absurdo...
Não peguei chuva, mas acho que protege um pouco...
Foi instalada a menos de 1 mês, então não sei como é no verão... mas se for ruim... é só soltar 2 parafusos e reinstalar no outro inverno....
dica: aperte bem os parafusos na hora de instalar, senão com o vento eles podem afrouxar e cair... ehehehe...
a minha é da marca wallcustom (veio escrito isso na caixa) e é um cara dos Abutres de SP que faz/vende...
não sei o preço acho que deve ser em torno de uns 200... ou menos...
recomendo a "fume claro" pois a escura fica muito preta... eu acho...
a minha é igual a esta:
parabrisa é aquele grande
bolha: é um pouco menor...
Meu pai comprou uma bolha pra nossa... é fumê... mas é clarinho... dá pra enxergar normal...
Não notei diferença no comportamento da moto...
ponto forte... em dias de serração só tuas calças vão ficar molhadas... (aqui no sul serração molha igual a garoa)...
Se vc quiser brincar de MOTO-GP... ehhehe é só se baixar atrás da bolha e acelerar... não pega vento nenhum em vc...
PONTO FRACO:
a bolha gera um barulho de turbulência em velocidades maiores, mas nada muito absurdo...
Não peguei chuva, mas acho que protege um pouco...
Foi instalada a menos de 1 mês, então não sei como é no verão... mas se for ruim... é só soltar 2 parafusos e reinstalar no outro inverno....
dica: aperte bem os parafusos na hora de instalar, senão com o vento eles podem afrouxar e cair... ehehehe...
a minha é da marca wallcustom (veio escrito isso na caixa) e é um cara dos Abutres de SP que faz/vende...
não sei o preço acho que deve ser em torno de uns 200... ou menos...
recomendo a "fume claro" pois a escura fica muito preta... eu acho...
a minha é igual a esta:
A que veio na minha é grande, mas faz uns 2 meses que tirei e não noto nenhuma diferença, a não ser estetica.
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- Administrador
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Amigos,
Para manter relacionado, temos alguns tópicos que citam bolhas e para-brisas:
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=231
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=638
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=611
Acho que esse tópico é adequado à discussão desse item em particular, porém fica ai o registro para quem estiver pesquisando verificar os comentários dos tópicos citados acima!
Para manter relacionado, temos alguns tópicos que citam bolhas e para-brisas:
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=231
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=638
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=611
Acho que esse tópico é adequado à discussão desse item em particular, porém fica ai o registro para quem estiver pesquisando verificar os comentários dos tópicos citados acima!
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
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http://www.jovi.net.br
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Cros;
Nem na estrada tu nota diferença??
Deveria ter menos vento e barulho no capacete.
Nem na estrada tu nota diferença??
Deveria ter menos vento e barulho no capacete.
Na verdade tem uma diferença sim, aparece mais inseto morto na jaqueta...rgallas escreveu:Cros;
Nem na estrada tu nota diferença??
Deveria ter menos vento e barulho no capacete.
Ae Kamerads:
Disso eu entendo um pouco, pois sou adepto das "bolhas" desde 2001 e já experimentei vários modelos. Atualmente, tenho 4 delas em casa, de diversos tamanhos.
Para uso na cidade, a bolha tem função praticamente estética, mas ajuda um pouco nas localidades em que faz frio e garoa... se bem que nessas circustâncias alguns "motociclistas" preferem deixar a moto em casa e sair com o carro, eheheheh...
Já na estrada, a conversa é outra. A bolha ou parabrisa ajudam prá caramba. Já fiz diversas viagens, todas percorrendo distâncias superiores a 1.000 km (ida e volta), com várias "configurações" diferentes:
- sem bolha ou parabrisa;
- com parabrisa grande;
- com bolha ou parabrisa médio;
- com bolha pequena.
O que eu aprendi com essas experiências:
- sem bolha: não rola viajar, é extressante demais. Depois de uns 200 km os braços ficam mais doloridos por suportar o vento no peito, principalmmente se viajar contra o vento. O capacete, a viseira, as luvas e a jaqueta viram "cemitério de mosquito".
- bolha grande: igualmente ruim, proteje contra o vento, chuva fina e insetos, porém gera turbuência, deixando a frente da moto instável, exigindo uma pilotagem muito mais cautelosa. Além disso, nas motos com menos de 50cv ela funciona como um "freio-aerodinâmico", segurando a moto, principalmente quando se está contra o vento. Ao meu ver são indicadas para as custom "parrudas", que são pesadas o suficiente para não ficarem instáveis e potentes o suficiente para vencer a resistência aerodinâmica.
- por fim as bolhas (pequenas) os os parabrisas (médios): esses são os melhores para viagem, pois proporcionam boa proteção contra o vento, insetos e chuva leve e, ao mesmo tempo, não favorecem a aerodinâmica.
A função da bolha ou do parabrisa médio é desviar o fluxo de ar para os lados e principalmente para cima, direcionando o fluxo de ar para o capacete (ele que se vire, eheheh...) daí a importância de viajar com um capacete bom.
A maneira mais adequada de instalar a bolha é instalá-la de forma a que ela fique "paralela" à suspensão dianteira, mantendo um ângulo de inclinação o mais próximo possível do ângulo de inclinação das bengalas.
Para diminuir as turbuências na parte inferior da bolha ou parabrisa, é importante que a distância da base da bolha ao copo do farol seja próxima dos 2 cm. Distâncias maiores ou menores geram mais turbulências.
Uma dica útil: Sempre encere a bolha ou parabrisa. Pode utilizar a mesma cera que usa na moto. Isso facilita o escoamento da água da chuva e ajuda, depois, na remoção dos cadáveres dos insetos.
Disso eu entendo um pouco, pois sou adepto das "bolhas" desde 2001 e já experimentei vários modelos. Atualmente, tenho 4 delas em casa, de diversos tamanhos.
Para uso na cidade, a bolha tem função praticamente estética, mas ajuda um pouco nas localidades em que faz frio e garoa... se bem que nessas circustâncias alguns "motociclistas" preferem deixar a moto em casa e sair com o carro, eheheheh...
Já na estrada, a conversa é outra. A bolha ou parabrisa ajudam prá caramba. Já fiz diversas viagens, todas percorrendo distâncias superiores a 1.000 km (ida e volta), com várias "configurações" diferentes:
- sem bolha ou parabrisa;
- com parabrisa grande;
- com bolha ou parabrisa médio;
- com bolha pequena.
O que eu aprendi com essas experiências:
- sem bolha: não rola viajar, é extressante demais. Depois de uns 200 km os braços ficam mais doloridos por suportar o vento no peito, principalmmente se viajar contra o vento. O capacete, a viseira, as luvas e a jaqueta viram "cemitério de mosquito".
- bolha grande: igualmente ruim, proteje contra o vento, chuva fina e insetos, porém gera turbuência, deixando a frente da moto instável, exigindo uma pilotagem muito mais cautelosa. Além disso, nas motos com menos de 50cv ela funciona como um "freio-aerodinâmico", segurando a moto, principalmente quando se está contra o vento. Ao meu ver são indicadas para as custom "parrudas", que são pesadas o suficiente para não ficarem instáveis e potentes o suficiente para vencer a resistência aerodinâmica.
- por fim as bolhas (pequenas) os os parabrisas (médios): esses são os melhores para viagem, pois proporcionam boa proteção contra o vento, insetos e chuva leve e, ao mesmo tempo, não favorecem a aerodinâmica.
A função da bolha ou do parabrisa médio é desviar o fluxo de ar para os lados e principalmente para cima, direcionando o fluxo de ar para o capacete (ele que se vire, eheheh...) daí a importância de viajar com um capacete bom.
A maneira mais adequada de instalar a bolha é instalá-la de forma a que ela fique "paralela" à suspensão dianteira, mantendo um ângulo de inclinação o mais próximo possível do ângulo de inclinação das bengalas.
Para diminuir as turbuências na parte inferior da bolha ou parabrisa, é importante que a distância da base da bolha ao copo do farol seja próxima dos 2 cm. Distâncias maiores ou menores geram mais turbulências.
Uma dica útil: Sempre encere a bolha ou parabrisa. Pode utilizar a mesma cera que usa na moto. Isso facilita o escoamento da água da chuva e ajuda, depois, na remoção dos cadáveres dos insetos.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Russo;
Sempre pensei em colocar um párabrisa, grande na minha Mirage, pois acreditava, mas agora tô em dúvida, que seria a melhor escolha.
Teu comentário, completo, me deixa apenas uma dúvida.
Colocando um párabrisa grande na Mirage, pra mim que viajo sempre com garupa (pesado) porém nunca acima dos 90Km/h (cerca de 7000 rpm)(sobra motor dela pois nessa condição ela vai a 140Km/h a 10mil rpm) você acredita que a moto pode "apanhar"? e/ou perder estabilidade?
Tem uma fábrica de párabrisas e bolhas aqui próximo e um com ferragens em inox, igual aos da Harley custa R$280,00 e ele tem regulagem de altura.
Minha intenção dele ser grande seria justamente tirar o vento do capacete pra não ficar aquele barulhão nas orelhas.
Sempre pensei em colocar um párabrisa, grande na minha Mirage, pois acreditava, mas agora tô em dúvida, que seria a melhor escolha.
Teu comentário, completo, me deixa apenas uma dúvida.
Colocando um párabrisa grande na Mirage, pra mim que viajo sempre com garupa (pesado) porém nunca acima dos 90Km/h (cerca de 7000 rpm)(sobra motor dela pois nessa condição ela vai a 140Km/h a 10mil rpm) você acredita que a moto pode "apanhar"? e/ou perder estabilidade?
Tem uma fábrica de párabrisas e bolhas aqui próximo e um com ferragens em inox, igual aos da Harley custa R$280,00 e ele tem regulagem de altura.
Minha intenção dele ser grande seria justamente tirar o vento do capacete pra não ficar aquele barulhão nas orelhas.
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- Desvirtuador
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- Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
- Localização: Montenegro
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então esquece... pois o barulho de turbulencia no capacete fica igual ou aumenta... pois a bolha desvia o vento do corpo para cima e para os lados...rgallas escreveu:...
Minha intenção dele ser grande seria justamente tirar o vento do capacete pra não ficar aquele barulhão nas orelhas.
Mas eu gostei da minha com bolha... talvez eu tire no verão...
Pra nós aqui do RS acho que uma grande vantagem é desviar o ar gelado do peito para cima e laterais......