Intruder 800/1400: Comparativo com Virago 750/1100

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Suzuki

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Mai 2009, 08:08
Localização: São Paulo

Caríssimos colegas,

Gostaria de jogar um questionamento aqui para os próximos meses.

Tenho há menos de um ano uma VIRAGO 250 que é uma das melhores coisas que já tive na vida. Ando principalmente na cidade (de Brasília) sozinho (sem garupa :cry: :lol: ) e fiz algumas poucas viagens.

Porém, nas duas viagens que fiz, com mais de 200 km, em pistas com velocidades de Max. 100km/h (eu andando a 110/120), e nas vezes onde levei uma garupa 8) , senti que a moto ficou aquém do que precisei dela. Sem contar que a viraguinho não é das mais confortáveis para a garupa :? .

Então seria o seguinte: daqui a dois anos, economizando uma grana e tals, pretendo trocar de moto, aumentando a cilindrada 8) . Usaria basicamente para viajar distâncias superiores a 40km, pois penso em comprar ou um carro ou uma intrudinha para a locomoção urbana (em virtude de semáforos, pistas lentas e tals). Além disso, para acomodar uma garupa, dependendo do tamanho da garupa,

O estilo de moto que eu gosto mais é justamente das motos mais antigas, com visual mais chooper (viragos, shadow 600, intruder 800), embora eu também goste de equipar a moto com alforges e bolha, entretanto não me agrada muito aquelas que tem visual “low-and-long” (baixa e curtas, Drag Star, Virago 750) e que tem o tanque grande e largo para caramba.

Depois de muito pesquisar, dispensei a SHADOW 600 :cry: (pela questão da corrente), embora eu ache o desenho dela o mais bonito para meu perfil :cry: . As Vulcans também, algumas pelo desenho, outras por opiniões de proprietários, por causa do custo benefício. Aí, pelo funil passaram 4 motos: as Viragos 750 e a 1100, e as Intruders 800 e 1400.

Tomei como base os sites do Best cars (uol), algumas discussões no Forumnow (Mad), e do próprio Motoscustom.com . Em breve colocarei mais considerações pertinentes sobre as motos.

Qual a opinião de vocês? :P

Abraços e saudações motociclísticas!
Will
XV 535 Virago
Avatar do usuário
Will
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Mai 2009, 08:08
Localização: São Paulo

Já tenho aqui algumas especificações técnicas das motos:

http://virago-mc.sites.uol.com.br/index5.htm
http://www.joelcosta.net/suzuki.html

Nas comparações, dá pra apontar o seguinte, já com o acúmulo de umas 3 semanas de pesquisa.



Virago:
(+) Estilo, moto guerreira, força, torque (um colega disse que ela não tem motor, tem "usina de energia" :lol: :lol: :lol: ; pouca manutenção; o modelo dela permite várias alterações; Pouca distância entre eixos, ajudando nas curvas; Altonomia dos tanques, com 17 L.

(-) Vibração excessiva a partir dos 110 km/h; moto mais alta do que outras custom; Desconhecimento de muitos mecânicos; ambas importadas - a 1100 foi importada pela Yamaha enquanto a 750 foi importada individualmente; Desenho (para meu gosto) pois tem muito motor para pouca moto (meio desproporcional) e o tanque tb é meio largo, embora mais baixo; inclinação do banco do garupa (melhor trocar por ERÊ); e amortecedores traseiros;


Suzuki:
(+) com pouco porte, mas muito torque e força, não sente diferença entre andar com ou sem garupa; estabilidade; visual mais chopper entre as médias e big; câmbio confortável,

(-) (1400) Big custom, mas com pouco porte; muito aquecimento abaixo do banco do condutor; baixa autonomia dos tanques, com 12L; tb apresenta trepidação, mas menos "acusada" que as viragos; fraca suspensão para andar em asfaltos irregulares;

Consumos aferidos até agora (opiniões):
Virago 750: 16km/L na cidade; c/garupa 20km/L a 110km/L.
Virago 1100: s/garupa, a 100km/h, entre 20km/L
Intruder 800: s/garupa, a 110km/h, entre 20km/L. c/garupa, idem, 18km/L.
Intruder 1400: (?)

Valores pesquisados hoje:
Virago 750:
Imagem
Tabela Fipe: R$17.000,00 - ano 97
Pequisa de mercado virtual: de 12,5 té R$15.500,00 - ano 95.


Virago 1100:
Imagem
Tabela Fipe: R$18.700,00 - ano 97
Pequisa de mercado virtual: de 12,5 té R$18.000,00 - ano 95.

Intruder 800:
Imagem
Tabela Fipe: R$16.300,00 - ano 99
Pequisa de mercado virtual: de 14,5 té R$18.000,00 - ano 98.

Intruder 1400:
Imagem
Tabela Fipe: R$20.300,00 - ano 99
Pequisa de mercado virtual: de 17,5 té R$20.000,00 - ano 98.

Uma grande pergunta é: se eu quiser sair do Planalto Central, passar em Foz do Iguaçu, de repente dar um pulo nas Cordilheiras ou em Cuzco, e voltar para casa, numa velocidade tranquila de 110 km/h, com garupa, e sem gastar muuuuito (com manutenção e combustível :lol: :lol: :lol: :lol: ), qual moto eu tenho que planejar comprar?
Will
XV 535 Virago
Raphael.azh
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Abr 2009, 10:30
Localização: Curitiba

Will
Na minha opinião, dessas quatro motos todas atenderiam as suas necessidades sem nenhum problema, pensando pelo custo beneficio eu ficaria com a intruder 800. tanto pelo preço, quanto pelo ano da moto. Porem sinceramente pelo valor dessas motos eu compraria uma marauder 800, pra mim a mais bela de todas.
Raphael.AZH
HD Fat Bob
vbari
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2009, 18:25

Will,

procura um tópico sobre a Intruder 800 com um post meu que você vai saber o que acho da motoca; inclusive o lance da Marauder, que um cara comprou e depois voltou para a Intruder por achar que ela tinha "plástico demais".

Não sei se dei sorte na minha mas ela praticamente não deu manutenção. Só trocaria a minha por uma Harley e olha que toda vez que conheço a esquentar essa idéia desisto porque acho que não vale a pena passar de uma moto de R$ 15k para R$ 30K só para ter uma marca mais famosa na garagem.

Aliás, depois que comprei a minha pesquisei um pouco e vi algumas matérias dela em sites dos EUA. Por lá ela foi lançada para competir com a Sportster e aliás tinha o mesmo preço por lá.

Nas matérias ela foi super elogiada, bem porque se a Suzuki queria brigar de igual para igual com a Harley e ainda mais com o mesmo preço, deveria colocar a disposição uma moto tão boa quanto a americana.
Avatar do usuário
Will
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Mai 2009, 08:08
Localização: São Paulo

Raphael.azh escreveu:Will
Porem sinceramente pelo valor dessas motos eu compraria uma marauder 800, pra mim a mais bela de todas.
Então,Rafa, mas aí tem a questão que o brother abaixo colocou. E a Marauder também é estilo "low and long" (baixa e curta), e eu gosto mais de um estilo mais alta e curta, um misto de virago com shadow 600. :oops: :oops:
vbari escreveu:Will,
inclusive o lance da Marauder, que um cara comprou e depois voltou para a Intruder por achar que ela tinha "plástico demais".
Não sei se dei sorte na minha mas ela praticamente não deu manutenção. Só trocaria a minha por uma Harley e olha que toda vez que conheço a esquentar essa idéia desisto porque acho que não vale a pena passar de uma moto de R$ 15k para R$ 30K só para ter uma marca mais famosa na garagem.
(...)
Nas matérias ela foi super elogiada, bem porque se a Suzuki queria brigar de igual para igual com a Harley e ainda mais com o mesmo preço, deveria colocar a disposição uma moto tão boa quanto a americana.
Então, cara, essa informação é importante. Eu não trocaria por uma Harley não. É muito $tatu$ para nem taaanta moto :shock: , embora seja uma baita máquina. Isso sem contar que tem muitos Harlistas q não nos cumprimentam :evil: .

E o desenho, co menos cromados e mais escuro da 883 não me agradou tanto. :roll:
Will
XV 535 Virago
Prado
Mensagens: 152
Registrado em: 24 Nov 2008, 15:50
Localização: Porto Alegre

não estou com tempo de ler todas respostas, então me perdoem se algo q eu for dicer ja tenha sido dito...

eu acho q voce deveria voltar a considerar a shadow 600... eu considero ela o fusca das custons, a bixera anda na boa sem stres... ta certo que eh corrente, que suja, que é chato... mas gosto dela quando lembro que se furar um pneu na estrada com cardã, vai ser bem mais chato tirar a roda pra recauchutar...
é mais facil achar peças e quem sabe mecher/conhece honda...

ok da parte tecnica acho q era isso que te encomodava era isso... deixando isso de lado, se tu quer comprar uma moto pra mecher, deixar chopper/bobber, eu acho a shadow boa opção pois ela é a que tem o angulo de caster mais acentuado, sem atingir o limite que a suspenção telescopica deixe de funcionar...

se tu for comprar outra moto pra aumentar o angulo e isso passar de 37° (se nao me engano eh isso) de caster o certo seria colocar a suspencao springer...

depois vou postar a foto da minha shadow, ela está caminhando para uma bobber, falta eu fazer um paralama central/traseiro novo pra finalizar ela...

outra coisa, eh que ela nao vai desvalorizar muito, apesar de que eu quando comprei a minha, comprei pensando em fuçar na moto e nao vender TÃO CEDO...

edit: falei com o cara que ta mechendo na minha moto e ele falou que a intruder 800 também seria uma boa opção pra fuçar... mas ele compartilha da mesma ideia q eu sobre o cardã, ele também prefere a boa e velha corrente...
Avatar do usuário
JAL
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Jul 2008, 14:14
Localização: Uruguaiana

Caro e indeciso Will

To be or not to be...that is the question

Só falo sobre o que conheço e não conheço nada sobre as Intruder.
Dessa forma, só posso opinar sobre o visual, com base nas fotos que vc apresentou. E nesse quesito, a Virago dá de 10 a 0.
Mas estética é coisa que cada um tem a sua.
Abs Moto
Leal
Virago 750 vinho
Redomona
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kamerad Will:

Entre as motos na faixa que você está procurando, a minha preferência seria, pela ordem:

- Virago 535
- Shadow 600
- Intruder 800
- Marauder 800
- Savage 650
- Sportster 883

Algumas observações:

1. a questão da corrente X cardã X correia não chega a ser um problema. Faz quatro anos que tenho simultâneamente moto com corrente e moto com correia e honestamente, fora lambança de óleo e graxa e a necessidade de alguma manutenção básica, não vejo outros inconvenientes no uso de motos com corrente.

2. Nesse tipo de moto, o que mais influencia, além do estado de conservação aparente, é como a motoka foi utilizada, se foram feitas as manutenções necessárias, se foram utilizadas peças originais... moto praticamente nova, que ficou mais tempo parada que rodando, costuma gerar surpresas, em função do ressecamento e engripamento de vários componentes.

3. Todas as motos que citei permitirão você viajar mantendo velocidade de 120 km/h com segurança (reserva de potência para ultrapassagens).

4. Não citei as Vulcan e as Viragos maiores por uma questão de mercado. Está cada dia mais difícil encontrar uma moto dessas em bom estado para vender. Não que não existam, mas quem tem uma em bom estado não vende ou vende caro...

5. Eu costumo escolher as motos que vou comprar observando alguns critérios, pela ordem:

a - valor que estou disposto a gastar
b - torque e potência desejados
c - estado de conservação da moto
c - condições de negociação
d - marca ou modelo
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Avatar do usuário
Will
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Mai 2009, 08:08
Localização: São Paulo

Russo escreveu:Ae Kamerad Will:
minha preferência seria, pela ordem:

- Virago 535
- Shadow 600
- Intruder 800
- Marauder 800
- Savage 650
- Sportster 883
Virago 535
Ela não muda muuuito do estilo da 250, embora seja bem mais acabada, muito mais cromados e tals. Mas pensei mesmo numa moto com maior porte, motor mais robusto e forte.

Shadow 600
Linda. Embora tenha a questão da corrente, é Honda, e geralmente Honda custa($$) mais do que realmente vale.

Marauder 800
Já ouvi opiniões contrárias, além de ser mais puxada para o esportivo.

Savage 650... ainda não ponderei

883
Harley tb custa ($$ - não é só uma moto, é uma haaaarley) mais do que vale e os dois modelos japoneses acho mais bonitos. Entre pagar 25 pila numa 883, e os 15-16-17 nas japonesas, fico com as japonesas. Além do que, não tenho tanta preocupação com o STATUS... hehehe... "Noooossa, vc tem uma Haaaarley?" E (posso estar equivocado) mais ainda acho o cardan mais confiável que a correia.
Will
XV 535 Virago
Avatar do usuário
Will
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Mai 2009, 08:08
Localização: São Paulo

Russo escreveu:Ae Kamerad Will:
4. Não citei as Vulcan e as Viragos maiores por uma questão de mercado. Está cada dia mais difícil encontrar uma moto dessas em bom estado para vender. Não que não existam, mas quem tem uma em bom estado não vende ou vende caro...
Russo, das Vulcans eu não conheço muito, mas quanto às Viragos 750 e 1100, geralmente os caras que as têm são mais cuidadosos com as motos, sabem que estão comprando difíceis de se achar. Mas não descarto, caso tenha que comprar, ter que trocar algumas coisas.

Quanto à questão de mercado, sei que não foi com esse foco que respondeu, mas não penso em comprar uma moto dessa e vender logo. Penso em "casar" com uma hehehe...
Russo escreveu:Ae Kamerad Will:
alguns critérios, pela ordem:

a - valor que estou disposto a gastar
b - torque e potência desejados
c - estado de conservação da moto
c - condições de negociação
d - marca ou modelo
A- Algo entre 14 e 17 pilas acho que tá bom.
B- As Intruders e Viragos elencadas correspondem, não?
C- É, vou ter que pesquisar.
D- Vou ter que pesquisar muuuuuito :shock: :roll: :?
E- As Viragos agradam mais, mas tem a questão estética. Dúvidas técnicas ainda nas duas, principalmente consumo e longevidade. :roll: Por isso, comecei a pesquisa, dois anos antes. E sintetizei as informações acima...
Will
XV 535 Virago
Responder