Shark JH250: Catalizador

Moto: Traxx Shark JH250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Traxx

Responder
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Caros COLEGAS,

tive a possibilidade de verificar em outras seções do nosso forum um pequeno debate a respeito do catalizador que vem instalado originalmente nas nossas motos.

Fiquei curioso a respeito deste assunto e me informei junto a autorizada sobre a possibilidade de ser feita a remoção da peça e seus prováveis efeitos.

Para minha surpresa, o mecânico me informou que devido ao grande número de reclamações de moto (outros modelos Traxx) engasgando e dando tiros a prórpia autorizada (acredito que com o concentimento da montadora) começou a isolar a peça, isto é, manteve esteticamente sua instalação mas eliminando o funcionamento do catalizador através do tamponamento (entupimento proposital) das mangueiras que o ligam ao cabeçote e pelo interrompimento do fornecimento de energia elétrica à peça.

Teoricamente, haveria ganhos no isolamento do catalizador, pois, o mesmo capta os gases quentes que se acumulam abaixo da tampa do cabeçote e os envia diretamente na admição do motor fazendo então com que a mistura a ser admitida no cilindro tenha uma temperatura mais elevada.

Em locais muito frios, pode até ser útil, mas aqui pode ser eliminado sem grandes preocupações ainda com a vantagem da expectativa de melhoria de rendimento, pois, a mistura irá trabalhar com temperatura mais baixa o que permitirá uma maior concentração da mesma e por consequencia mais desempenho.

Percebam que eu ainda não fiz o isolamento do catalizador na minha TUBA, mas pretendo fazê-lo na próxima revisão, dessa forma, não tenho informações exatas de rendimento e desempenho, mas assim que o fizer, certamente trarei ao conhecimento de todos.

Abraços,
Manocharlie
Mensagens: 246
Registrado em: 23 Abr 2009, 00:44

Deixa ver se entendi... Impedindo o funcionamento do catalisador entupindo as mangueiras... essa mangueiras são as que ligam ao escape? Sendo assim, por onde o ar quente vai sair? Em relação a energia elétrica, ela é aquela responsável pelo preaquecimento dos catalizadores para terem efeito instantâneo da purificação doa ar? E... a moto assim vai poluir mais ou gastar mais gasolina? Vlw.
Mirage 250
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Caros COLEGAS,

gostaria de alterar a idéia por mim proposta neste tópico, pois, estive novamente na autorizada aqui em BH e como ainda possuia algumas dúvidas sobre a finalidade do catalizador decidi debater a possibilidade do isolamento do sistema.

Novas informações me foram expostas que me fizeram entender melhor o funcionamento do componente.

O catalizador fica do lado esquerdo da moto bem ao lado da ignição e está interligado por duas mangueiras à tampa do cabeçote, uma ao carburador e uma terceira que fica alojada abaixo do tanque de gasolina.

O funcionamento do mesmo visa arrefecer as válvulas de escape e por consequência melhorar sua vida útil e provoca também uma temperatura mais baixa nos tubos de escapamento, portanto, são grandes os benefícios que o componente traz.

Na verdade, devo corrigir a informação que a peça capta ar quente do cabeçote e lança na admissão.

ISSO NÃO É VERDADE!

O dispositivo é ativado via diferença de pressão (sucção) causada na admissão (como nos antigos avanços a vácuo de distribuidor, quem já teve fusca sabe do que eu tô falando) que aciona a válvula interna do mesmo e propicia que o ar ambiente que é captado pela mangueira que fica abaixo do tanque seja direcionado ao cabeçote sendo ventilado então sobre as válvulas de escape. Por isso a existência destas duas mangueiras que se infiltram pela tampa do motor.

Portanto, corrijo a primeira informação e defendo que a manutenção do sistema do catalizador traz sim muitos benefícios :!:

Espero ter corrigido a tempo e me desculpem caso tenha induzido alguém ao erro.

Abraços,
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Caros COLEGAS,

Na verdade estou em dúvida se este é o nome correto do componente.

A TITAN e a FAN possuem um igual, mas, olhando os manuais destas motos não pude detectar e identificar esta peça para comprovar que nemenclatura se dá a ela.

Seguem as fotos do catalisador da SHARK.

Imagem

Imagem

Imagem

Este é o catalisador! Observe que a mangueira mais grossa é a que leva o ar ambiente de encontro às válvulas. A mangueira fina é a que faz a interligação entre o componente e a admissão.

Imagem


Imagem

Aqui é o ponto onde a mangueira fina se conecta à admissão.

Estas fotos são do lado esquerdo da moto e as que se seguem são do outro.

Imagem

Ao fundo pode-se observar a mangueira grossa que sobe até o tanque e capta o ar ambiente e a outra mais a frente vai até a válvula.

Imagem

Espero que esteja mais claro agora.

Abraços,
mecanico
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Ago 2009, 21:11
Localização: São Paulo

Manocharlie escreveu:Deixa ver se entendi... Impedindo o funcionamento do catalisador entupindo as mangueiras... essa mangueiras são as que ligam ao escape? Sendo assim, por onde o ar quente vai sair? Em relação a energia elétrica, ela é aquela responsável pelo preaquecimento dos catalizadores para terem efeito instantâneo da purificação doa ar? E... a moto assim vai poluir mais ou gastar mais gasolina? Vlw.
ola! Caro amigo não sei se podemos chamar este dispositivo que os frabricantes foram obrigados a deselvolver e chamar de catalisador realmente,acho mais que seria um enibidor de gases.Ele fuciona só em baixa rotação e em alta ele ajuda a diminuir o consumo de combustivel,e só é nescessario entupir a saida do cabeçote e fazendo isto vc tera uma resposta muito mais rapida de seu motor,e sem contar que não vai mais ter aquele probleminha q todas as motos com dois cilindros tem,que é aquele manhcha de água em seu escapamento.E não sofrera aquecimento algum em seu catalisador.Espero poder ter ajudado! abraços!
ola pessoal sou um mecanico que acredita muito nessa marca pois ela é muito boa e não tem erro algum de engenharia,mais sim falta de interesse de alguns mecanico das revendas que não não são preparados adquadamente para resolver pequenos problemas!
Avatar do usuário
OPALERO
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Jun 2013, 12:41
Localização: São Caetano do Sul

Opa, são 2 peças diferentes !! 'Catalizador' é oque sai do carter do motor e joga os gases para a admissao para que sejao queimados..

sua unica finalidade é atrapalhar o rendimento, aumentar as emissoes (pelo escape), e salvar o 0,00001% do planeta... em lugares mto frios (-30ºC) ajuda na queima..

No meu arranquei tudo e vedei a mangueira que sai do carburador, e pra compensar a mistura mais rica arranquei totalmente o filtro e bocal de borracha do bura.. equalizando-a novamente.. ficou um canhao.. a 4a marcha simplesmente nao existe na moto !!

Essa outra peça tem finalidade semelhante pelo jeito.. Os opalas tambem tem isso, agora deixando a mangueira aberta para atmosfera a funçao é a mesma ja que a propria temperatura e pressao dos vapores de oleo do motor ja o forçao pra fora !! nao precisa da admissao pra puxar !!

ps: avanço a vacuo nos carros, serve pra avançar o ponto da faísca de acordo com o vacuo no carburador.. até onde eu sei pelo menos... me perdoem se estiver errado.
Fym 250 Aspirada - Shadow 750 "Indian package"
Responder