Lá vai mais uma da serie minha primeira moto..rsrsrs
li em algum topico algo de lubrificar a corrente, (não quis mudar o assunto do topico com medo do Jovi, por isso abrir um topico novo), ai veio a minha duvida eu nunca fiz isso, e não parece ser algo tão dificil para ser feita só nas revisões, então pergunto a vcs o seguinte:
Que produto eu uso: oleo? graxa? algum tipo de lubrificante? manteiga??..
Tenho que limpar a corrente antes? ou é só passar por cima mesmo?
Em quanto e quanto Km devo fazer isso????
bom em fim, qualquer dica que vcs possam dar pra esse projeto de motociclista aqui presente, eu agradeço...
Relação: Lubrificação & Manutenção
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Paulo Moura
Ae Kamerad Moura:
A corrente deve ser limpa e lubrificada a cada 500 kms se rodar só no asfalto, e a cada 300 km se pegar muita poeira. Deve ser lubrificada também depois de pegar uma chuva muito forte.
Para limpar a corrente, coloque a moto no cavalete central, forre o chão com pano velho ou jornal e limpe-a com querosene utilizando um pincel.
A seguir, remova o excesso de querosene com um trapo e aplique um lubrificante, que pode ser:
- óleo SAE 120
- óleo SAE 90
- lubrificante em spray (chain lub)
- graxa branca
Em viagens longas, deve-se re-aplicar lubrificante na corrente a cada 250 ~ 300 km (normalmente a cada duas paradas para abastecimento).
Não esqueça de verificar a tensão da corrente a cada 1.000 km. A corrente deverá ser esticada se a tensão estiver muito frouxa.
A corrente deve ser limpa e lubrificada a cada 500 kms se rodar só no asfalto, e a cada 300 km se pegar muita poeira. Deve ser lubrificada também depois de pegar uma chuva muito forte.
Para limpar a corrente, coloque a moto no cavalete central, forre o chão com pano velho ou jornal e limpe-a com querosene utilizando um pincel.
A seguir, remova o excesso de querosene com um trapo e aplique um lubrificante, que pode ser:
- óleo SAE 120
- óleo SAE 90
- lubrificante em spray (chain lub)
- graxa branca
Em viagens longas, deve-se re-aplicar lubrificante na corrente a cada 250 ~ 300 km (normalmente a cada duas paradas para abastecimento).
Não esqueça de verificar a tensão da corrente a cada 1.000 km. A corrente deverá ser esticada se a tensão estiver muito frouxa.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
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Bom,
O Russo já passou a frequência recomendada.
Eu particularmente não sigo, mas também comprometo a durabilidade da minha relação por isso... Faço uma lubricação à cada 3.000km acho, ando todo dia...
Eu recomendo correntes com retentor, duram mais que as normais. Uso graxa branca e para aplicar, coloco a moto no cavalete central, engato a primeira e solto a embreagem aos poucos... dai a roda fica girando e obviamente a corrente também e vou aplicando a graxa aos poucos...
O Russo já passou a frequência recomendada.
Eu particularmente não sigo, mas também comprometo a durabilidade da minha relação por isso... Faço uma lubricação à cada 3.000km acho, ando todo dia...
Eu recomendo correntes com retentor, duram mais que as normais. Uso graxa branca e para aplicar, coloco a moto no cavalete central, engato a primeira e solto a embreagem aos poucos... dai a roda fica girando e obviamente a corrente também e vou aplicando a graxa aos poucos...
Se alguém ver isso vai pensar que sou um tirano!não quis mudar o assunto do topico com medo do Jovi, por isso abrir um topico novo
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
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joviman escreveu: coloco a moto no cavalete central,
Ambos falaram de cavalete central, mas eu não tenho isso (bom eu acho que não), teria outra solução pra isso??
Paulo Moura
Quando eu não tinha eu ficava empurrando ela pra trás e pra frente, até onde dava espaço, é a unica maneira, pode tbm, (mas é mais caro e sei lá) usar um macaco para levantar a moto.Moura escreveu:Ambos falaram de cavalete central, mas eu não tenho isso (bom eu acho que não), teria outra solução pra isso??
Ae Kamerads:cros escreveu:Quando eu não tinha eu ficava empurrando ela pra trás e pra frente, até onde dava espaço, é a unica maneira, pode tbm, (mas é mais caro e sei lá) usar um macaco para levantar a moto.Moura escreveu:Ambos falaram de cavalete central, mas eu não tenho isso (bom eu acho que não), teria outra solução pra isso??
Eu ví esse filminho que mostra o Rollastand no Youtube. É um dispositivo para auxiliar na lubrificação de correntes de motos sem cavalete.
<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/kk-TpDhljbw&hl ... ram><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/kk-TpDhljbw&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>
Me animei e fiz um par deles prá mim:
<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/dYjS2JxrqQI&hl ... ram><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/dYjS2JxrqQI&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Russo,
Demorou pra vc fazer isso em serie e sair vendendo, bem util, não só pra lubricicar a corrente como tambem pra limpar a roda e o pneu, sempre deixo a parte que fica dentro do paralama suja, por preguiça de ter que puxar ela pra frente ou pra tras como o Cros comemtou...
Demorou pra vc fazer isso em serie e sair vendendo, bem util, não só pra lubricicar a corrente como tambem pra limpar a roda e o pneu, sempre deixo a parte que fica dentro do paralama suja, por preguiça de ter que puxar ela pra frente ou pra tras como o Cros comemtou...
Paulo Moura
Ae Kamerad Moura:
O problema é que eu fabrico peças e acessórios para as minhas motos em casa, como hobby, com meu parco ferramental nos momentos de folga.
O problema é que eu fabrico peças e acessórios para as minhas motos em casa, como hobby, com meu parco ferramental nos momentos de folga.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
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Russo,
Parabêns, ficou ótima a peça!
Parabêns, ficou ótima a peça!
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
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só cuidado pra não fazer igual um senhor que vi numa reportagem... ele colocou a moto no cavalete, engrenou a primeira e foi passar a graxa... num determinado momento de distração a coroa decepou seu dedo...
de preferência, evitem a pressa!!! façam com o máximo de cuidado as coisas!!!
de preferência, evitem a pressa!!! façam com o máximo de cuidado as coisas!!!
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Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
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