Shadow VT600C: Estrada para Iniciantes

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
brunorocca

Fala galeraa!!
Sou novo por aqui e tb sou novo no mundo das motos, principalmente nas Customs!! hehe

Se tudo der certo, em julho estarei com minha Shadow 600 pretinha.

A questão é a seguinte,
pelo fato de ser novo, 21 anos, e de não ter tanta experiência com motos, gostaria de saber mais ou menos quanto tempo é indicado para eu começar a pegar estrada.
Claro que nesse meio tempo estarei treinando nas ruas de bairro perto de casa e etc (como já foi indicado em outros tópicos), mas a empolgação é grande e gostaria saber se vou demorar muito pra cair na estrada!!! :D
Por favor,
se puderem contem a experiência de vcs no aprendizado de motos Custom e como foram as primeiras viajens!!!!

Outras perguntas são:
- É muito dificil se acostumar a andar com garupa?!
- Onde é mais difícil pilotar uma Custom, na Estrada ou em Avenidas e Ruas convencionais?
- E quais as melhores estradas para se iniciar?

<b>Apenas mais um comentário:<b>
Gostaria de parabenizar a galera deste fórum!!!
Vcs foram cruciais na hora de eu decidir qual moto escolher e também ja me responderam muuuuitass das duvidas q eu tinha!!!!! :wink:
Por isso estou aqui!!! heheheh
Muitissimo obrigado a todos!!!!!!!!!!

Abraços!!!!!
Russo

brunorocca escreveu:
Outras perguntas são:
- É muito dificil se acostumar a andar com garupa?!
- Onde é mais difícil pilotar uma Custom, na Estrada ou em Avenidas e Ruas convencionais?
- E quais as melhores estradas para se iniciar?
Ae Kamerad:

Depende da garupa. Uma garupa acostumada a andar de moto é "neutra", não interferindo na pilotagem.

Já uma garupa que não é acostumada a andar de moto e tem certo receio, atrapalha na pilotagem.

Porém, uma garupa que não sabe andar de moto junto com um piloto novato... Deus me livre!!! Que encrenca!

Uma custom é mais difícil de pilotar que uma moto nacked, seja em estrada, seja em ruas de bairro.

O melhor lugar par treinar é numa rua ou estrada plana, sem muitas curvas fechadas e com pouco ou nenhum movimento. Sugiro procurar uma pista num aeroporto abandonado.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Felipe garcia

É nelhor vc pegar estrada após a segunda ou terceira queda. Ia ser engraçado se fosse piada. hahaha

Aconsselho vc a treinar mais com a garupa, mesmo que ela não saiba andar de garupa, para que os dois possam acostumar juntos, pois quando vc acostumar a andar sozinho, vai ser complicado acrescentar a garupa, agora só triplica o cuidado quando estiver com garupa, pois se vc cair com ela, vc não sabe o remorço que dá. Experiencia própria :roll:

A pilotagem da custom, é mais difícil que qualquer oputra moto normal, mas na rua é muito mais complicado, pois não é qualquer corredor que vc conssegue entrar, impossível dar aqueles quebrãoes para fugir dos buracos e obstáculos das ruas de São Paulo e principalmente ela é muito mais pesada, então tome cuidado quando estiver parado ou em curvas de baixa velocidade.

Velho, depois que vc se acostumar no transito de São Paulo, na boa pode pegar qualquer estrada, só pega pelo menos uma vez sozinho e dá uma acelerada boa, para vc conhecer mais a sua moto tanto em relação a velocidade (vc tem que saber mais ou menos quanto ela chega e qual a força que ela tem) e as curvas da estrada.

falou parceiro, boa sorte com a motoca, bom gasto com combustivel.
Amazonas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
brunorocca

Eu li aqui o pessoal falando sobre Autódromo de Interlagos. Vcs manjam como funciona o esquema lá?
Tipo, se eu quizer ir lah pra treinar e tal.... eh mto caro? E realmente compensa ou eh melhor ficar nas ruas do meu bairro? :)
MaurícioPG

Caro Brunorroca,

Estou saindo de uma CB500 e passando pra uma Shadow 600.
e antes de decidir entrar nessa eu ouvi meus amigos e informantes que dão sempre uma força.
Pois bem,eu já com 37 anos realmente viajando com a patroa na CB ficava cansado nos punhos e nos braços.
Entrei num motoclube de pessoas bacanas, gente que trabalha, tem família e gostam de curtir "MOTOCICLISMO".
Bom, alguns deles tem estradeiras e outros motos esportivas.
Mas ainda com a CB saindo com os caras, vi que não sabia muito enfrentar uma estrada. Resolvi ouvi-los pra não levar a pior e não ser relapso.
A partir daqui cito o que você vai, sem sombra de dúvida experimentar nas estradas, mas já fique precavido e tranquilo, pois as dicas dos amigos assim como estas aqui são pra você curtir sozinho ou com sua mulher a viagem numa boa, sem stress numa moto que é a Shadow 600.

Preste atenção:

- Ruas: ande devagar, atento a cães. Onde aparece uma bola, tem sempre uma criança que se atravessa.
- Estradas e as rodovias movimentadas: ande no meio da pista, da sua faixa. E se os caminhões embalados atrás de vc te pressionarem deixe que eles se abram pra esquerda e te passem, pois se vc se abrir eles vão te jogar pra fora da pista. E o mesmo serve para os carros apressados.Esteja sempre atento com os espelhos.
- Buracos: esteja atento sempre lá na frente e nunca ande colado atrás qualquer veículo pois a surpresa de um buracão vem pra te jogar no chão ou furar teus pneus.
- Cordões com cerol das pipas: Se vc não tiver antena pra cortar, coloque o punho fechado com a luva na frente do pescoço, pois é melhor cortar a luva do que o pescoço da tua garota ou o teu (fale o mesmo pra ela)
- Insetos: Use sempre viseira fechada. Se estiveres na estrada e um besouro bate no teu olho vc fica cego e ainda se atrapalha podendo cair um tombo terrível.Leve um paninho úmido pra limpar a viseira.
- Planeje sempre sua viagem: combustível, mapas, telefones de emergência, dinheiro extra, cheques, cartões VISA e Master, celular e dois chips.
- Revisão na moto: óleo, piscas, pneus calibrados, bateria boa.
- Roupas necessárias;
- Água, bombom, lata de atum, pois a gente nunca sabe se um pneu vai estourar num lugar deserto, longe de postos e telefone. e não adianta seguir porque vai esbeiçar todo o pneu.
- Velocidade: Não deixe todo mundo te passar, cuidado, pois nem todos motoristas são boas pessoas e estão conscientes.Se tiver que por uns 120Km/h, vá.

E é por aí meu velho...

Acho que muitas dessas coisas vc já sabia, mas é bom sensibilizar a todos e a mim mesmo.

Abraço :D
brunorocca

MaurícioPG, essa ai foi conselho de Pai!!
hehehe
vlw!
8)

Agradeço a ajuda de todos aí acima!!!!

Como havia citado na msg acima,
vcs conhecem algum lugar que eu possa praticar? Tipo autodromo e etc?
São caros esse lugares?
O vento é testemunha do que vivemos!
Bon Jovi

Fala Bruno...

Velho eu tirei carta faz 2 meses... nunca tinha dirigido moto... só de vc andar na cidade já vai pegando o jeito... acho q praticar em autodromo é exagero...
Com 1 mês de carta fui de Valinhos pra S. Carlos são 170km pra ir e mais 170km pra voltar... estada boa, mantive minha velocidade média em 90-100km... só quando precisava passar algum caminhão ou me livrar de muito trafico eu ia a 120km...

Eu parei a cada 85km... tive um pouco de dor na mão... ñ sei se é pq ñ estou acostumado, ou minha moto esta vibrando muito...

Acho q ñ tem tempo certo pra pegar estrada, o importante é vc se sentir seguro e não abusar na velocidade...

A minha impressão é q quanto mais a gente anda mais a gente gosta... rs...
E outra, andar com uma 600cc deve ser bem mais seguro do q uma 250cc... rs...

Abraços...
Mickimba

brunorocca escreveu: vcs conhecem algum lugar que eu possa praticar? Tipo autodromo e etc?
São caros esse lugares?
Ae Bruno, bem vindo ao fórum velinho..

Cara, esquece esse negócio de autódromo... Quer pegar prática? Então começa a usar ela todo dia... Vá trabalhar com ela, ande pela cidade com ela, vá na padaria com ela... Largue o carro, abandone o ônibus...

Não tem segredo nenhum, só precisa praticar... Quando você se sentir seguro para pegar a estrada, siga adiante...

É isso aí.. Bom proveito velinho... :wink:
"Errar é humano, culpar os outros é estratégia."
brunorocca

Eh que autodromo tem uns cursos e tal neh?
Mas nem compensa!! Num vou gastar dinhero pra aprender andar de moto neh?! hehe

Entaum vou fazer isso!! Pegar a moto todo o dia que der!
O problema eh que pra ir trabalhar eu tenho que ir pela Marginal Pinheiros. Pra mim, pegar a Marginal sem experienca eh suicidio. :?
rs

Entaum vou pegar ela todo dia que voltar da faculdade,
da uns rolézinho pelo bairro e tal.. visitar os amigos todos os dias! hehehe

O bom eh que pra ir pra facul eu tenho que ir pela Imigrantes. Eh um bom começo pegar um pequeno pedaço da imigrantes, certo?! Ai ja vou me adaptando com estrada e tals.

Mas ae....
vcs ficaram me devendo uma parte deste tópico!!!!
:D

Gostaria de saber um pouco da história de qnd vcs começaram a andar de custom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
As primeiras viajens, estradas, motos, tombos.....
:P

Vamos voltar um pouquinho no tempo ai galera!!!
huahuahua

Abraços a todos!!!!!!!!!!
O vento é testemunha do que vivemos!
alberto Moretto

Cara, apesar de apenas 5 anos no mundo das motocicletas vou dar meu testemunho: ehheh
Nunca tomei tombo; exceto na primeira semana com a shadow, não tava acostumado com o peso dela e quando passei do portão de casa e fui colocar o pezinho nela pra poder voltar e fechar o portão ela pendeu pro outro lado, ai não há quem segure heheh.
Eu pego estrada todo final de semana de Campinas - Matão e depois Matão - Campinas, são mais ou menos 450km por final de semana, as estradas que ando são boas, duplas, porém movimentadas, com muitos caminhões. Quando viajava na Kansas 150 sofria um pouco nas ultrapassagens, agora com a shadow, heheh ai é outra história né.
Cara, resumindo, pilotando com responsabilidade sua viagem será segura e sua diversão garantida. Aconselho-o a comprar uma jaqueta, calça, luvas próprias para o motociclismo, você só dará valor no investimento quando precisar delas.

Abraços.
"Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem."
(Tiago 2:19)
Responder