Saiba como pilotar em trilhas
Tudo começa com um bom posicionamento para evitar quedas e melhorar sua performance nas trilhas, tanto as de baixa como as de alta velocidade. Muitas vezes pode-se sair de situações difíceis usufruindo apenas de seu equilíbrio, ficando de pé na moto e controlando o peso do corpo para deixar a motocicleta mais estável.
Evite frear ou acelerar de forma brusca, nunca deixe a embreagem apertada, use-a apenas para a troca de marcha.
Ao pilotar em trilhas, provas de enduro e cross-country a posição mais confortável para se estar na moto é em pé, com os joelhos levemente dobrados, as pernas segurando a moto, coluna levemente inclinada para frente e cotovelos dobrados, voltados para cima. Dessa maneira as imperfeições da trilha não incomodarão tanto na pilotagem.
Sempre apóie seu peso nas pernas nunca nos braços. Quando estiver em uma subida ou em uma descida, mantenha seu corpo sempre na mesma posição de equilíbrio de quando se está no plano. Seu tronco e sua cintura deverão permanecer o mais ereto possível, a única parte do seu corpo que deverá ser inclinada é o tronco.
Os dedos indicadores devem permanecer sobre os manetes para que as reações sejam muito mais rápidas, dessa forma você evita “alicatar” o freio ao se assustar, ou deixar a moto morrer porque não apertou a embreagem a tempo.
O freio dianteiro deve ser usado progressivamente para evitar trancos, o traseiro de maneira leve, para ajudar na desaceleração.
Quando pilotar no meio do barro mantenha uma velocidade reduzida, mas o giro do motor bem alto, para que seu pneu se mantenha limpo e não fique preso nas canaletas. Em terrenos de areia mantenha a roda da frente leve, inclinando seu corpo um pouco para trás, o que dará mais tração para sua moto.
Em terrenos de pedras aumente o peso na roda dianteira, para evitar que ela saia. Mas se for uma descida se posicione mais atrás do banco e freie com a roda traseira, desta maneira você evitará que a roda dianteira trave e te jogue no chão.
Quando estiver em alta velocidade e se deparar com salto inesperados, se posicione corretamente na moto e quando chegar no obstáculo faça um pouco de força puxando o guidão para cima, evitando que a frente caia. Nos saltos a forma correta de cair é com a roda traseira ou com as duas juntas.
Fonte:
Equipe MOTO
recebida por e-mail do amigo Luis Bolsoni do irmandade estradeira Sul...
mais...
Motos e Imprudência x Acidentes
Dicas de Segurança: Salve uma Vida!
Contra-esterço em Curvas
Motos x Rodovias x Pedágios
Curso de pilotagem
Dicas de pilotagem
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores
-
rafaeladvogado
- Desvirtuador
- Contato:
-
Jovi
- Administrador
- Contato:
Galera,
Gostaria de lembrar pra quem é de fora, que temos vídeos mostrando como é andar de custom no trânsito de São Paulo. Os mesmos estão no nosso canal no YouTube. Endereço: http://br.youtube.com/MotosCustom
Gostaria de lembrar pra quem é de fora, que temos vídeos mostrando como é andar de custom no trânsito de São Paulo. Os mesmos estão no nosso canal no YouTube. Endereço: http://br.youtube.com/MotosCustom
Jornal da Cidade de Bauru
Motociclistas adotam o ziguezague paulistano
Lígia Ligabue
Manobra típica de motociclista paulistano, o ziguezague pelo trânsito começou a causar danos também em Bauru. Com o aumento da frota de motocicletas e a cobrança de horário exigida aos entregadores, dirigir por corredores de carros e trançar veículos pelas ruas da cidade já se tornou hábito dos motociclistas.
Todas as tardes, a cena se repete. O semáforo fecha e segundos depois, uma fila de motociclistas se alinha rente à faixa de pedestres. Nem bem o sinal abre, eles saem em disparada, de encontro ao próximo fluxo de carros. Para chegar mais rápido à próxima faixa de pedestres, eles vão pelos corredores, buzinando para que os motoristas abram mais espaço.
O cenário parece mais o da hora do rush paulistano, mas na verdade é o que já acontece nas avenidas mais movimentadas de Bauru. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em fevereiro do ano passado, circulavam em Bauru 29.997 motocicletas e motonetas. No mesmo mês deste ano, o número era de 34.899, um aumento de mais de 15%. Ou seja, são quase 35 mil motos disputando espaço com mais de 100 mil carros, segundo o Denatran.
O resultado pode ser visto em lojas de autopeças. Uma empresa do Centro da cidade já contabiliza o aumento do atendimento a motoristas que perderam o espelho retrovisor em acidentes com motociclistas. Roger Silva, funcionário do estabelecimento, avalia que nos últimos seis meses, a procura pela peça já chega a três clientes por semana.
“Até então, não saía muito, mas de uns meses para cá, a história é sempre a mesma: a moto passou e levou o retrovisor. E o resultado é sempre esse: lente quebrada”, diz segurando uma peça danificada. E o prejuízo para o motorista é em torno de R$ 70,00 com a mão-de-obra. De acordo com o funcionário, dificilmente um motociclista assume o dano. “Em todos estes anos trabalhando aqui, só presenciei um caso do motociclista pagar um retrovisor quebrado”, recorda.
Em setembro do ano passado, a vendedora Daiane Marini voltava para sua casa de carona com um amigo quando um motociclista desatento bateu de raspão do veículo, arrancando o espelho retrovisor do lado do passageiro. “Ele ultrapassou pelo lado errado e ainda raspou a lateral do carro”, recorda.
Há 21 anos trabalhando no trânsito de Bauru, o sargento da Polícia Militar Silvio Carlos Rossi lembra que na elaboração do Código de Trânsito Brasileiro, houve uma discussão sobre a proibição do ziguezague, mas a idéia foi abandonada. Para ele, essa manobra coloca em risco a vida do motociclista e de pedestres.
“Na minha opinião, a principal causa de acidentes no trânsito é a falta de respeito. Não se respeitam as leis de trânsito e também o próximo. Pois se você respeita o semáforo, você respeita o direito dos outros”, diz. Para o sargento, o motorista que não quer se envolver em acidentes com os motociclistas, deve sempre praticar a direção defensiva. “É necessário ter calma e paciência. E se preciso, se afastar do mau condutor”, diz.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
-
rafaeladvogado
- Desvirtuador
- Contato:
O Jovi tem uma fábrica de espelhos retrovisores em SP... heehhehee 
Olá,
Meu primeiro tombo foi por não ter utilizado o freio frontal da moto em uma Kansas 150cc, recentemente acabei caindo com uma Shadow 600cc enquanto estava a 120km/h e ela acabou desalinhando em uma freada brusca que tive que fazer enquanto estava por volta de 40km/h. Acredito que o problema da Shadow é complementado com o pneu frontal muito fino, muito diferente do pneu padrão da Shadow, mas acredito que o mau uso dos freios também é um dos fatores que estão me levando a cair, por isto fui atrás de mais informações sobre como frear e encontrei o seguinte vídeo que pode ser util para outros também.
http://www.automaistv.com.br/programas/ ... /video/784
Aproveite e dê sua dica de como frear pois pelo jeito isto é algo muito pouco discutido por novatos como eu e um tópico deste (procurei e não encontrei algo similar) é muito interessante.
Meu primeiro tombo foi por não ter utilizado o freio frontal da moto em uma Kansas 150cc, recentemente acabei caindo com uma Shadow 600cc enquanto estava a 120km/h e ela acabou desalinhando em uma freada brusca que tive que fazer enquanto estava por volta de 40km/h. Acredito que o problema da Shadow é complementado com o pneu frontal muito fino, muito diferente do pneu padrão da Shadow, mas acredito que o mau uso dos freios também é um dos fatores que estão me levando a cair, por isto fui atrás de mais informações sobre como frear e encontrei o seguinte vídeo que pode ser util para outros também.
http://www.automaistv.com.br/programas/ ... /video/784
Aproveite e dê sua dica de como frear pois pelo jeito isto é algo muito pouco discutido por novatos como eu e um tópico deste (procurei e não encontrei algo similar) é muito interessante.
Dafra Kansas 150cc - desde Nov/2010
Honda Shadow 600cc - desde Mar/2011
Honda Shadow 600cc - desde Mar/2011
-
dan_himself
Cara, em motos custom mais pesadas como a shadow, você tem que usar mais o freio traseiro junto com o dianteiro... não é a proporção 70% dianteiro e 30% traseiro... é quase 50% - 50%... pelo menos foi isso o que eu li muito por aí.... Aliás o próprio cara do video disse isso... Motos Custom são diferentes... a Kansas é uma moto leve comparada com as verdadeiras custons...
Abraços,
DaN
Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
dan_himself escreveu:Cara, em motos custom mais pesadas como a shadow, você tem que usar mais o freio traseiro junto com o dianteiro... não é a proporção 70% dianteiro e 30% traseiro... é quase 50% - 50%... pelo menos foi isso o que eu li muito por aí.... Aliás o próprio cara do video disse isso... Motos Custom são diferentes... a Kansas é uma moto leve comparada com as verdadeiras custons...
Abraços,
DaN
Concordo totalmente com vc, pois,sendo a moto mais pesada do que as de menor potencia, somente o freio traseiro não oferece condições seguras de frenagem, o que em uma freiada brusca pode levar a moto a "sair de traseira", levando o piloto ao chão. Acredito que, a melhor maneira, realmente seja a de se utilizar os freios dianteiro e traseiro, de forma parecida. É isso que sempre faço, e as vezes que não o fiz quase caí, devido a "arrastada" que a roda traseira deu.
Abraços
valdirmineiro
Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar.
Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar.
Foi o que o camarada disse, as custom devemos frear de forma diferente sempre usando o freio traseiro em parceria com o dianteiro!
E eu uso apenas 2 dedos para frear o dianteiro, legal essa dica de usar os 3...
E eu uso apenas 2 dedos para frear o dianteiro, legal essa dica de usar os 3...

Óia... no meu dia a dia, eu aprendi o seguinte...
quando a moto tá novinha, a lona tá novinha... então qualquer catucada que tu der nela tu freia os 100% sem querer... quando a lona envelhece e já vai assentando no sistema aí é possível você catucar menos e controlar...
só sei que no início, quando comprei a minha aparecida, eu quase rodei com ela umas 3 vezes por causa dessas catucadas no freio traseiro...
portanto nesses 4 anos praticamente de uso, aprendi o seguinte...
precisou freiar? Chama primeiramente no dianteiro vai dando catucadas nele e catucadas mais leves no freio traseiro e liberando... não pisa fundo no freio traseiro senão ele trava e a moto fica completamente descontrolada... por pouco não caí!!!
A regra dos 70% no dianteiro e 30% no freio traseiro é válida...
o freio traseiro eu só uso meio que pra reforçar a frenagem principal que é a dianteira...
Visualmente pensando, o freio dianteiro inclina a moto para frente, é que causa uma frenagem mais eficiente, enquanto que os 30% do freio traseiro tras a moto de volta à posição horizontal...
ou seja... ele é só um complemento do freio dianteiro para estabilizar a moto...
mas se você utiliza mais o freio traseiro, você causa o efeito contrário, trazendo a moto para uma inclinação na parte traseira e a consequente desestabilização da roda traseira, fazendo que ela tente escapar para um dos lados para continuar tentando inclinar para trás a moto...
quando a moto tá novinha, a lona tá novinha... então qualquer catucada que tu der nela tu freia os 100% sem querer... quando a lona envelhece e já vai assentando no sistema aí é possível você catucar menos e controlar...
só sei que no início, quando comprei a minha aparecida, eu quase rodei com ela umas 3 vezes por causa dessas catucadas no freio traseiro...
portanto nesses 4 anos praticamente de uso, aprendi o seguinte...
precisou freiar? Chama primeiramente no dianteiro vai dando catucadas nele e catucadas mais leves no freio traseiro e liberando... não pisa fundo no freio traseiro senão ele trava e a moto fica completamente descontrolada... por pouco não caí!!!
A regra dos 70% no dianteiro e 30% no freio traseiro é válida...
o freio traseiro eu só uso meio que pra reforçar a frenagem principal que é a dianteira...
Visualmente pensando, o freio dianteiro inclina a moto para frente, é que causa uma frenagem mais eficiente, enquanto que os 30% do freio traseiro tras a moto de volta à posição horizontal...
ou seja... ele é só um complemento do freio dianteiro para estabilizar a moto...
mas se você utiliza mais o freio traseiro, você causa o efeito contrário, trazendo a moto para uma inclinação na parte traseira e a consequente desestabilização da roda traseira, fazendo que ela tente escapar para um dos lados para continuar tentando inclinar para trás a moto...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
É isso mesmo que eu faço...wellrod escreveu:o freio traseiro eu só uso meio que pra reforçar a frenagem principal que é a dianteira...

É só fazer o teste numa estrada tranquila... chamem somente no freio dianteiro... vocês verão que a moto sofrerá uma rápida inclinação para frente... logo em seguinda acione levemente (com bombadas suaves e sucessivas) o freio traseiro... você vai ver que ela vai retornando à posiçao inicial e reforçando a frenagem...
se o contrário for feito a moto inclina para trás, e o pneu começa a bandear descontroladamente para um lado e para o outro, tentando inclinar ainda mais a moto para trás... o que causa os acidentes... ainda mais em dias de chuva... aí mesmo que a criança fica um jiló na pista...
Uma dica interessante também é aprender a utilizar o freio motor... pelo menos na shadow, ele é bem eficiente!!! funciona mesmo!!!
se o contrário for feito a moto inclina para trás, e o pneu começa a bandear descontroladamente para um lado e para o outro, tentando inclinar ainda mais a moto para trás... o que causa os acidentes... ainda mais em dias de chuva... aí mesmo que a criança fica um jiló na pista...
Uma dica interessante também é aprender a utilizar o freio motor... pelo menos na shadow, ele é bem eficiente!!! funciona mesmo!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ