Cromagem, Zincagem, Galvanização

Projetos de customização e acessórios

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Hacontroversias
Mensagens: 351
Registrado em: 04 Fev 2009, 18:56
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:D
Estou estudando para me tornar um biologo... espero me formar antes do homem F*d*r tudo.
cros
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Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
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Hacontroversias escreveu: Pois quero muito dar um efeito cromado em umas peças que estou produzindo aqui em casa e não achei uma alternativa viavel ainda.
Ainda não testei, fui numa loja de tintas e o vendedor me disse isso mesmo, que dependendo do verniz até escorre o cromo, e ue já tinha feito vários testes com verniz... dai mandei pra ele esse link pra ver o que o cara fez...
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caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

Comprei o que estava no Tutorial, vou tentar fazer e depois eu posto aqui!
Caruso


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Fabiola
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Mar 2009, 01:18
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Nossa que trabalho... :?
Fiquei cansada só de ver o vídeo de cromagem... rsrs :D

Muito legal mesmo!! Não tinha menor idéia de que era assim!
Fabiola

"...aqui entre nós, melhor que ser boazinha é não poder ser imitada." (Martha Medeiros)
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Fabiola escreveu:Nossa que trabalho... :?
Fiquei cansada só de ver o vídeo de cromagem... rsrs :D
Segundo comentários, esse serviço é muito (ou seria) fiscalizado pelo poder público, devido aos poluentes e produtos toxicos, dizem que num erro de manipulação pode ser gerado um gas toxico letal.
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vdjr196248
Mensagens: 33
Registrado em: 07 Jul 2009, 16:57
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Salve, salve viragueiros !!!

A “tiazinha” voltou do estaleiro, e com a torneira da gasolina novinha. Vamos ver se agora as coisas se normalizam.
Então, aproveitando mais um fim de semana de cara feia e chuvoso (parece que São Pedro brigou com os motociclistas), resolvi dar um trato na “menina “. Apesar de o pessoal da oficina ter dado uma bela sujada na bichinha, não era nada que necessitasse de uma lavagem, só aquele trato mesmo.
Passei aquela cerinha, limpei os aros, raios e cheguei no motor. Fui limpando com aquele produto que se limpa computador (uma pastinha branca cheirosinha) aplicando com um pincel médio e a sujeira ia saindo beleza. Foi quando cheguei nas tampas dos cabeçotes, aquelas cromadas. As minhas estavam um pouco judiadas, ainda tinham um pouco de brilho, mas estavam meio “apagadas”. Dei uma passada de produto. Até que limpou, melhorou um pouco, mas não muito. Aí, resolvi retirá-las pra ver o que eu podia fazer no sentido de melhorar o aspecto delas. Lavei, lavei, mas não saía daquilo. Foi aí que resolvi passar um bom-brill. Comecei a passar devagar, num pedacinho, pra testar. Para minha surpresa, após algumas passadas, aquela superfície, antes meio opaca, com aquele brilho meia-boca, “abriu-se” num cromado sem precedentes. Parecia que havia saído da fábrica. Como a peça ainda estava molhada, resolvi secá-la pra ver se ficava mais fácil de passar o bom-brill. Não houve muita diferença quanto ao esforço necessário, só acho que ficou mais fácil de se ir visualizando o resultado. Além de que faz menos sujeira, sua mãe ou sua mulher vão agradecer, e não vão ficar na sua orelha buzinando porque o tanque está imundo !!!
Bom, fui esfregando, esfregando, e quando terminei, não dava pra acreditar no resultado. As peças ficaram como novas. Sem riscos, nada ! Para dar o acabamento passei “Brasso” (mas também pode-se usar “Kaol”, “Silvo” ou 3M Auto-brilho) e depois uma cera. As peças ficaram como um espelho.
Durante o processo dava pra ver que conforme eu ia passando o brom-brill parecia que havia uma espécie de “crosta” que ia saindo, revelando o metal cromado por baixo. O processo é trabalhoso, pois não é muito fácil de se remover a crosta, precisa de paciência e força !!! Acredito que isso se deva às inúmeras lavagens com produtos químicos pelas quais a moto deve ter passado durante todos esse anos (querosene, solupan e afins) somado à falta de cuidado ao secar a moto e naturalmente ao calor do motor.
Nas viragos, que é o meu caso, acredito que todos possam fazer, pois as tampas são de alumínio.
Nas outras motos (Kasinski, FYM, Kansas, Amazonas, etc), não tenho certeza, por desconhecer o material de que são feitas. Acredito eu que, por ser uma peça que fica em contato direto com o calor, a mesma deva ser de metal e não de plástico. Fica a questão em aberto pra alguém tentar e depois postar aqui.
Depois de feito o serviço, fui dar uma pesquisada na internet pra ver se achava alguma coisa relacionada a conservar o brilho de metais cromados ou não ferrosos como o alumínio. Vi num artigo que após fazer-se o polimento, pode-se aplicar um verniz automotivo de alta temperatura para a conservação do brilho. Também não sei dizer o resultado, pois o artigo não trazia fotos e nem comentários.

A outra dica fica por conta da “pastinha” de limpar computador. Limpa o motor que é uma beleza, não ataca o metal, não deixa resíduos, é fácil aplicar e de remover, enfim, tudo de bom. Alias, pode-se usá-la em diversas partes, tais como, tambor de freio, aros e raios, bancos, só não use em pintura. Se alguém quiser me manda uma MP que posso ver a pastinha aqui e enviar via correio.

Espero ter contribuído positivamente.

Feliz dia do motociclista a todos
Virago 250 - Ano 97
Virago 535 - Ano 2000
Felipe garcia
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Registrado em: 21 Nov 2008, 21:29
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Vixe velho, não sei como vc consseguil essa façanha, pois o meu escapamento está meio riscadinho :lol: , pois um dia fui dar uma lavada pra tirar o grosso e fui passar aquela buchinha de lavar louça no escapamento, mas eu acabei passando sem querer aquela parte aspera, tipo bom bril, final das contas, tá tudo riscado, como vc conseguil que não riscasse??
Amazonas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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vdjr196248
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Salve, salve Felipe.
Essa buchinha de cozinha é mortal !!! Já vi cada estrago... esse negocio só serve pra panela mesmo !
Olha, o que posso dizer pra voce é o seguinte: pega bombril e escolha um pedacinho do escape pra passar e ver como fica. (a ponta do escape inferior é um lugar legal). Vá passando o bombril e veja se obtém resultado. Não sei se isso vai funcionar pois o escapamento não é feito de aluminio, mas não custa tentar. Há alguns anos atrás, um amigo meu levou um tombo com uma CB 400 Four, e deu uma ralada naquele escapamento lindão. Ele deixou tinindo de novo com lixa e polidor. Foi um trabalhão, mas ficou perfeito. Me lembro bem disso pois eu ajudei também. Se não me engano usou lixa dagua 600, 1200 e 2000, depois usou massa de polir pra igualar as coisas e por fim um polidor tipo KAOL.
Espero ter ajudado.
Virago 250 - Ano 97
Virago 535 - Ano 2000
Felipe garcia
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Registrado em: 21 Nov 2008, 21:29
Localização: São Paulo

Valeu, vou tentar e depois posto.

Só pra informar, hahahaha, meu tanque também está todo ralado, pois como eu sempre lavo com essa buchinha e eu sou meio destraido..... bom vc já sabe do resto, a sorte é que o tanque já estava amassado, então eu vou ter que arrumar mesmo. :?

Valeu mesmo velho, oque vc passou foi na pastinha de linpar o computador né?? ou não, foi a seco mesmo?
Amazonas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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vdjr196248
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Salve, salve !!!

Pessoal, não sei se esse topico já foi abordado aqui no forum, se foi peço desculpas aos mderadores pela repetição, ficando os mesmo a vontade para retirarem o topico, mas se não, gostaria de dar minha contribuição. Fuçando na net encontrei um blog onde um camarada fez um tutorial explicando como se fazer uma PINTURA CROMADA.
Achei muito interessante, pois além de ser de baixo custo, aparentemente é uma coisa bem resistente, pois foi aplicada à tampa de vávulas de dois automoveis.
O endereço é http://blogalizeja.blogspot.com/2009/04 ... omado.html
Espero ter contribuido de alguma forma.
Um abraço a todos
Virago 250 - Ano 97
Virago 535 - Ano 2000
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