Virago 535: Comparativo com a Vulcan 500

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Yamaha

Diego_T

Virago 535 (mais cara) X Kawasaki Vulcan 500(mais barata)

Olá a todos,

Tenho lido todos há algum tempo e só hoje resolvi me registrar... :D
Galera, to na pilha pra comprar uma custom de média cilindrada, mas queria gastar de 10 a 13mil no máximo..
Há tempos estou pesquisando preços e especificações e pelo que eu vi a Virago (minha predileta) e a Vulcan tem especificações mecânicas muito parecidas com vantagens e desvantagens que tornam dificil opinar qual é melhor (p. ex. a Vulcan é mais potente e tem uma faixa útil de rotação melhor, mas a Virago é mais leve, o que pra alguns pode até ser um problema, sei lá).. Esteticamente falando eu vou mais com a cara da Virago, mas aparentemente as duas tem um acabamento muito bom e para alguns a posição de pilotagem da Vulcan é até melhor..

Enfim, o fato é que eu acho essas motos quase iguais e eu mesmo tenderia a acreditar que a Vulcan tem motivos pra ser mais cara, por conta da mecânica até onde eu sei... mas tudo que eu sei é pela internet e eu nunca pilotei nenhuma delas..

Portanto fica a pergunta.. pq em motos com mais ou menos o mesmo estado (ano e quilometragem) as Virago 535 sempre tendem a ser mais caras que as Vulcans que são mais potentes e maiores?

Além disso, qual vocês acham que vale mais a pena? Qual o melhor custo/benefício?

Abraços,
Russo

Ae Kamerad:

As Vulcan 500 são mais potentes e mais confortáveis que as Virago 535, porém, cavalo que anda é cavalo que come... porisso as Vulcans consomem mais combustível.

Um outro ponto a considerar é a liquidez, pois em função da Kavazaki não ter uma política de vendas para o Brasil, fica difícil a obtenção de peças e de assistência técnica. Logo, é uma moto de mercado difícil.

Já a Virago 535, apesar de ser um pouco pequena, porisso mais desconfortável que as Vulcan 500 é um baita motão. Tem a vantagem de ter transmissão por cardã e de ter maior disponibilidade de peças e assistência.

Além disso, as 535 são uns capetas! Andam mais que as Shadow 600 e que as Drag Star 650.

Eu não teria dúvidas, entre uma Virago 535 e uma Vulcan 500 eu iria de Virago, sem pensar duas vezes.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Diego_T

As Vulcan 500 são mais potentes e mais confortáveis que as Virago 535, porém, cavalo que anda é cavalo que come... porisso as Vulcans consomem mais combustível.
É, a questão da assistência técnica, concessionárias, peças e manutenção são ótimos argumentos. Mas quanto ao consumo pelo que eu li "a boca pequena" por aí é mais ou menos igual, não sei se o dono da Virago em questao era meio apressado e o da Vulcan em questao mais sussegado, mas o que você acha, certeza que a Vulcan consome mais? Alguem tem números aí?

Outra coisa que eu ouvi dizer é que o eixo cardã tira potência, mas quanto tira, alguem sabe? Tipo, dá pra perceber a diferença comparando duas motos com mesma potência e transmissão eixo cardã ou corrente? Alguem sabe quantos porcento na velocidade máxima, por exemplo?

Abraços,
Russo

Ae Kamerad diego:

Numa reportagem que teve no Auto Esporte, um engenheiro mecânico afirmou que a perda de potência é:
- corrente - 5%
- correia dentada - 10%
- cardã - 15%

Mas, na prática, isso não significa grande coisa, pois nas motos custom o que interessa mais é o torque.

Correia dentada e cardã são show. Evitam aquela trabalheira de esticar e lubrificar a corrente e também a lambança e a melequeira que a corrente faz na moto.

Quanto ao consumo, em velocidade de cruzeiro de 100 km/h, a Virago faz uns 2 kms por litro a mais que a Vulcan.
Diego_T

Valeu pelas informações Russo...

Mas eu acabei de conseguir dados um pouco mais precisos em foruns americanos falando q a transmissão por corrente suga menos de 1% da potencia e a transmissão por eixo cardã suga de 4 a 8% da potência por conta das engrenagens. E parece que a transmissão por correia perde mais do que por corrente, mas bem menos do que por cardã.

Mas voltando à Vulcan 500, acabei de ler a sua discussão com o Robson no fim do ano passado justamente sobre a Vulcan. Na ocasião você falou tão bem da Vulcan que quase mudou a minha opinião de que a Virago é melhor. O depoimento do cara da Virago falando que apanhou de uma Vulcan também foi muito tentador pra mim a querer uma Vulcan 500. Mas lá tava rolando uma conversa de que a Vulcan é mico, rola isso?? E pq? Só por causa dos dois cilindros em linha? Por questão estética, sendo que a potência e a faixa útil é melhor que a Virago? Ou seria por conta do fato de as peças serem difíceis de encontrar, e a moto ser difícil de vender?

Quanto a isso, eu tenho carro e a moto seria uma segunda opção apenas, já que não pretendo me desfazer do carro. Vendo por esse lado Russo, você ainda diria que a Virago é melhor. Outro ponto, provavelmente vou andar mais na cidade que na estrada, já que estudo e trabalho há 25km de casa e nao vou ter mais do que 1 fim de semana por mes pra viajar. Você acha alguma das duas melhor pra cidade?

Abraços e mais uma vez obrigado...
Russo

Diego_T escreveu:Valeu pelas informações Russo...

Mas lá tava rolando uma conversa de que a Vulcan é mico, rola isso??

...seria por conta do fato de as peças serem difíceis de encontrar, e a moto ser difícil de vender?
Bingo!

Mas na faixa de R$ 10 ou R$ 11 mil voce encontra savage 650 em bom estado. Vendi a minha recentemente por R$ 12 mil, ano 2001 com 24 mil kms.
Diego_T

Ah Russo, mas entre Savage e Vulcan eu prefiro Vulcan fácil, por mais mico que seja. Na verdade eu encontrei algumas Virago 535 99/2000 por 12 também, é dificil mas se ficar atento acha. So tem que ser rápido, porque a plaquinha de vendido aparece em 2 dias. Mas o meu negócio é potência e nesse aspecto a Savage manda mal.

Agora, com relação a essa parada de ser dificil de vender é o q você mesmo disse no fim do ano passado, depende da pressa. E considerando o esforço que eu to fazendo pra pegar uma moto nesse valor a vista, acho que não vou querer trocar tão cedo. Mas a questão das peças que eu não sei, se for só ter paciencia pra procurar e deixar a moto parada na garagem que acha pra mim sussa. O problema é se eu só for achar peças caríssimas e não tiver a opçao que eu vi q a Virago tem de adaptar quase todas as peças de manutenção frequente de outras motos mais baratas. Você acha que as peças da Vulcan além de demorarem saem caras??? Alguem tem exemplos????

Outra coisa muito importante no comparativo, vocês não acham que pelo fato de a Vulcan ser mico, ter pouquissimo mercado e talz, ela deve ser menos visada para roubo do que a Virago? Ou não tem nada a ver? Alguem sabe como é a Virago nessa questão??

Abraaaaços,
Kings
Colaborador

Nenhuma dessas motos é visada para roubo.
Francisco Gritti

Eu piloto há mais de 20 antos, tive várias motos, dentre elas, CG, Turuna, CG, Aero 150, Strada 200, Intruder 250, GS500, Virago 250, CB 450 e Vulcan 500.
De todas, as que mais gostei foram as Kawasakis (esta que estou hoje é a terceira consecutiva) - ando há mais de 6 anos com Vulcan 500. Eu uso TODO O SANTO DIA para trabalho e vou uma vez por semana para Mogi das Cruzes com ela.
Para mim, é a que possui o melhor custo desempenho.
- Seguro custa 800,00;
- Autonomia EN - 250km; LTD 350km;
- Motor com potência rebaixada por ser custom - Vida útil exponencialmente maior;
- Velociadade que atingi - 180km;
- Consumo médio - 25km/l (correia);
- Manutenção - óleo 10/40 - mais caro / cabo velocímetro (quebra um a cada ano) R$ 70,00 e cabo de embreagem (troquei duas vezes em 6 anos com duas motos) R$ 70,00, trocar a bateria a cada 15 meses e mais nada diferente que pneu e pastilha/lona.

Estas motos são verdadeiros tratores, potência é alta com baixa rotação - torque elevado - o motor em linha (única moto custom com motor em linha) foi herdado da ninja 500, possui 6 marchas (a 40km/h vc já engata a 6ª). O que proporcona a posição mais alta de pilotagem e distância entre eixos mais curta - permitindo melhor dirigibilidade.

Nunca tive problemas com arrefecimento, juntas, etc... Só não vale cair.

Fica o meu testemunho - quando eu quiser trocar de moto, vou procurar bastante para achar outra pouco rodada.

A propósito, quanto à fábrica em Manaus, esta vai primeiramente produzir modelos para competir com twister e faser, será lanádo uma street com motor 300cc. Estive na única concessionária da marca no bairro de Itaim Bibi e fiquei triste com a notícia de que somente poucos modelos (de grande cilindradas) são importados. As 500's ainda demorarão para voltar.

Abraços a todos.
André Higa

olá turma!! sou novo aqui e oq posso dizer da Vulcan 500... é uma put* moto, motor em linha e tem uma potencia superio a drag, shadow etc.

Comprei uma com 16.000 milhas e nunca tive problemas com ela. O único problema é o alto consumo, mas nem ligo huahuahua abraços
Responder