Dafra (E) tem tamanho e desenho como destaques, mas aceleração é lenta
André Lessa/AE
Dafra (E) tem tamanho e desenho como destaques, mas aceleração é lenta
SÃO PAULO - O Dafra Laser 150 foi lançado no Brasil este ano e já garantiu a segunda posição no ranking de vendas de scooters. Seu preço parte de R$ 5.990, o mesmo do rival Suzuki Burgman 125. Neste comparativo entre os dois modelos, venceu o da Suzuki, que comprovou por que é o líder do segmento desde 2005.
Embora o Laser tenha o porte como destaque - são quase 2 metros de comprimento e os rivais quase somem perto dele -, o Burgman conta com desempenho muito superior, mesmo com cilindrada mais baixa.
Seu motor tem 124 cm³ e gera 12,3 cv de potência a 7.500 rpm e 1,10 mkgf a 6.500 rpm. O do Laser, com 149,6 cm3, rende 11,5 cv a 8.900 rpm e torque de 0,96 mkgf a 6.000 rpm.
Na prática, nas saídas de semáforo o modelo da Suzuki pula na frente de motos de 125 cm³, enquanto o da Dafra demora um pouco para ganhar velocidade.
Durante a avaliação, o Burgman chegou a 110 km/h de velocidade máxima, ante 100 km/h do Laser. Além disso, o rodar do Suzuki se sobressai pela firmeza. Ele passa mais segurança acima dos 80 km/h, em curvas ou transitando sobre piso irregular.
Um ponto negativo do modelo da Dafra é o espaço sob o banco: ali não cabe um capacete do tipo aberto, por exemplo. O do Suzuki comporta capacetes desse tipo, vem com porta-luvas na parte interna do escudo e tem assoalho plano.
A mecânica de ambos não traz grandes surpresas. Os dois vêm com garfo telescópico na dianteira. Já na traseira, o Laser tem quadro elástico com duplo amortecedor e o Burgman, balança monoamortecida.
Apesar das rodas de liga leve e dos pneus pequenos, as suspensões desses scooters estão de acordo com sua proposta urbana e absorvem relativamente bem as imperfeições do piso.
Seus freios também não são lá um primor. Nos dois modelos o dianteiro é a disco e o traseiro, a tambor. "Torcem" um pouco quando exigidos ao extremo. Apesar de ser projetado para médias velocidades, o sistema de frenagem do Laser 150 poderia ser mais eficiente.
Já seu estilo é inovador.Tem lanterna traseira e pisca-piscas numa única peça e os faróis lembram os de motos esportivas.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Não dá para comparar. Uma é Suzuki e a outra é Dafra. A Burgman 125 já está consolidada no mercado. A Lazer recém está chegando e ainda é uma incógnita. Apesar de ter um motor de 150cc, seu desempenho é muito fraco em relação a Burgman. Cilindrada não é potência.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Nem no segmento Scooter temos marcas de peso...
só a Suzuki e as chinesas, sabendo que lá fora tem dezenas de opções...
Agora a Dafra colocar mais peso em cima de uma mecanica fragil e assim querer atrair compradores, e que se tratando de brasileiros até pega, pois aqui se compra pelo visula e preço e não por qualidade...
Lembram quando chegaram os LADA em 90/91. Um montão de gente se atirou neles. Venderam como água. Principalmente os taxistas. E deu no que deu. Hoje você não vê Lada nem em ferro-velho. E tomara que isso não aconteça com aqueles que estão "encantados" com as chinesas, principalmente com a Dafra, que está fazendo um marketing perfeito.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
eu tenho uma burgman 125 e dei pau numa Kansas na Raposo....
(xiitas mode ON)
depois dessa eu não boto muita fé nas motos da Dafra....
(xiitas mode OFF)
In Vino Veritas
Mirage 250 "Shadow Heart"
Burgman 125 amarela