Res. Nº 252/99 do Conama - Ruído de escapamento!

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Jovi
Administrador
Contato:

O pessoal do Sul esta sofrendo mais com isso... as vendas já cairam 80% nesses estados.

Em matéria da Revista Duas Rodas número 383 o assunto é o ruído dos escapamentos, algo muito comum no mundo das motos Custom...

A resolução 252/99 do Conama(Conselho Nacional do Meio-ambiente) regulamenta o assunto...

A polêmica esta no fato de que autoridades do Sul tem multado muito motociclista por excesso de ruído utilizando apenas os ouvidos para determinar o que é fora da regulamentação ou não... isso caracteriza um abuso por que apenas com um decibelímetro é possível determinar se o escapamento esta fora ou não da regulamentação... quem dá a bronca é a Roncar, empresa fabricante de escapes esportivos...

O limite da lei é de 3 decibéis... acima dos escapamentos originais, segundo a resolução. As fabricantes rebatem que o certo é utilizar os parâmetros da NBR 9714 do InMetro.

Na matéria da revista tem precedentes de pessoas que conseguiram na justiça derrubar as multas que levaram, ou seja as autoridades que julgam reconhecem a improcedência da aplicação das multas por despreparo dos agentes de trânsito... isso para quem correr atrás! :wink:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Jovi
Administrador
Contato:

Estava lembrando desse post na viagem de Ubatuba/SP, acho que todo mundo da irmandade tem escapes barulhentos.... rsrsrrs
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Santista

bem lembrado heheheh meus escapes e os do magrão são do cacete , HAHAHAHAHAH
vinibgomes

Quer silêncio,...?
Vai pra uma biblioteca!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
:lol: :lol: :lol:
Dudoidu

aqui em SP teve um lance assim só que para carros com som (musica)alto...
não vingou justamente porque os policiais aqui não tinham esse aparelho p/ medir...

acho q moto custom sem esse som fica estranho! parece uma coisa mascarada!!!kkkk
Yan.Metal
Colaborador

Vou falar uma coisa aqui e posso até sofrer retaliações, mas aquelas titans com escapamento aberto é um saco, é um barulho irritante quando passa, tem uma falcon perto da minha casa com escapamento aberto é um inferno o cara passa com ela acelerando acorda até no ultimo sono, enche o saco.

Não é o caso das custom que tem o barulho mais grave e bonito, quando passa uma Drag parece até uma música.

Mas também acho que se for regular escapamento das motos, tem que regular fusca velho, chevette e carros com música alta ( ue são os maiores poluidores sonoros, você ta dormindo passa um fdp ouvindo creu 6 da manhã voltando de balada) o que também não acontece, então a realidade que ou não vai colar ou só os motociclistas que vão ser punidos, como sempre, o que é um absurdo se for punir, puni todo mundo.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
ulissesmarques

Uhuu!

Só sei que coloquei o escape JJ de volta na Drag ontem!!!

Vou ver se arrumo aqueles tapa ouvido pra dar pra quem andar perto de mim no comboio!!! :twisted:
Lissão

2.13.3
caruso
Colaborador

O Célião tem uma falcon e o som do escape dele é show de bola, agora se essa parada pegar em São Paulo a galera da irmandade leva multa e o Ulisses e o Vini vão presos ahahahaha
Caruso

Imagem
vinibgomes

Ai alguem levaria cigarro pro infrator aqui lá no "X", e não vem com Derby não, tem que ser Marlboro!!!rsrrsrsrs :lol:
Kings
Colaborador

Andar atrás do Magrão no comboio tava f0da.
Responder