Virago 250: teste da Bomba de óleo

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
Henrique_cab
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Jan 2020, 14:35

Boa a tarde a todos, meu pai tem uma virago 250 de 99 se não me engano, a moto está com 29.500 Km rodados original, na internet tenho visto a quantidade de casos de viragos que fundiram por problema na bomba de óleo, pelas engrenagens plasticas, tenho dito ao meu pai para falar com o mecânico para instalar um sensor de óleo como se vê fazerem com frequência, hoje fiz um teste, tirei da moto aquele parafuso que fica na lateral, entre os cilindros, onde o pessoal adapta a cebolinha de óleo, e liguei o motor a frio, ficou uns 30 segundos ligado, cheguei a dar leves aceleradas e não saiu uma gota de óleo pelo buraco, acho que isso é um forte indício que a bomba de óleo apesar de pouco rodada está bem ruim depois desses 20 anos né?
mais uma detalhe, tenho notado que o motor tem batido válvula ultimamente, principalmente depois de ligar, mas como o motor não tem tuchos hidráulicos deve ser apenas por falta de regulagem né ?
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

se tirou o parafuso certinho onde fazem a tomada pra pressão de óleo, ou qualquer um de alguma galeria de óleo, e não saiu óleo, é problema serio....
precisa corrigir isso antes de qualquer coisa, pra depois ver a questão do barulho, se não esta vindo pela falta de óleo....
acho complicada a questão das engrenagens plasticas....

lembro no tempo de carro, qnd turbinei meu carro, coloquei bomba d'agua novinha, com peças plasticas, achei estranho....coloquei pra rodar o carro, menos de 1K kms partiu em 3 pedaços, e sorte o carro dar alerta de tudo, pq a temperatura ameaçou subir já apitou e parei, consegui descobrir o problema q era interno, e levei o carro no anda e para pra esfriar até em casa, ai troquei por uma bomba metálica....nunca mais tive problema...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

O sensor de oleo é muito bem vindo e simples de instalar, eu mesmo coloquei na minha. A troca das engrenagens não é dificil e tambem é possivel o mecanico abrir a lateral e verificar o estado delas antes de troca-las. Se a pessoa trocar o oleo e filtro com regularidade, a vida util das engrenagens é longa.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Responder