FY 250: Problemas elétricos

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

paocmartins
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Mar 2012, 16:46
Localização: São Paulo

Olá meus caros!
Depois de duas semanas com a minha Tina (Turner), estou conseguindo finalmente deixá-la macia, porém, algo está me deixando meio receoso. Já comprei ela com os faróis de milha (com o botão para ligar e desligar) e além disso o antigo dono deixou as setas "ligadas a meia luz". Resumindo: Quando estou apenas com as lanternas ligadas, sem ligar o farol, a moto parece um trem! Ficam as setas ligadas a "meia luz", as lanternas dos faróis de milha e a lanterna do do farol acesas. Quando ligo então o farol e os faróis de milha juntos, nem preciso dizer como fica, realmente um efeito muito bonito! Porém, tive duas vezes problemas com a descarga da bateria. Estou evitando ligar o farol, e nem se quer uso os farois de milha, pois estou com medo de ficar na mão mais uma vez! Será que o alternador está trabalhando bem com toda essa carga? Estou pensando seriamente em comprar um carregador de bateria
Paolo
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

oi sua moto ainda esta com a bateria original de 9 amperes ? que ano ela é ? a minha bateria origianal durou dois anos e meio ! e depois troquei por uma de 7 amperes , e não tive problemas ! até então
o alarme esta ligado ?
o auxiliar esta ligado com relé ?

eu agredito que é a sua bateria que esta pedindo outra .
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
victorramos
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Ago 2012, 17:22
Localização: Sorocaba
Contato:

minha fy250 não tava ligando achei que fosse a bateria, levei a bateria para carregar e beleza ta tudo ok luzes, buzina e setas porém a moto não pega quando aperto o start e tem uma peça que faz um barulho "tec" quando tento ligar a moto. Ele fica ligado a bateria esse é o rele de partida certo?. Não entendo muito mas acho que esse é o problema! Posso colocar um de qual moto no lugar do original?não achei nada no outro topico sobre peças genericas...Bom li aqui que poderia ser o fuzivel,ele parece estar intacto.
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

victorramos escreveu:minha fy250 não tava ligando achei que fosse a bateria, levei a bateria para carregar e beleza ta tudo ok luzes, buzina e setas porém a moto não pega quando aperto o start e tem uma peça que faz um barulho "tec" quando tento ligar a moto. Ele fica ligado a bateria esse é o rele de partida certo?. Não entendo muito mas acho que esse é o problema! Posso colocar um de qual moto no lugar do original?não achei nada no outro topico sobre peças genericas...Bom li aqui que poderia ser o fuzivel,ele parece estar intacto.
olá ! bem vamos ver ! quando faz o tec o motor de arranque vira ? ou é apenas o tec ?
pode ser as escovas do motor de arranque ! tente ao mesmo tempo que aperta o botão de partida dar uma pancadinha no motor de arranque com um pedaço de pau e vé se ele vira !
é certeza que a bateria ta boa ?

a moto pode não estar carregando a bateria !

a sua moto ta com o alarme plugado ? já tentou ligar a moto por ele ? verificou a posição do botão corta corrente ? este também as veses da mal contato joga um Wd nele !
com a chave no contato na posição ligada
tenta fazer uma ponte entre os dois polos do Relé de partida que estão ligados nos fios vermelhos grossos
que estão do lado esquerdo da foto com uma chave de fenda ! ou seja uma ligação direta !
Imagem

! se o motor de arranque girar é problema no relé mesmo !
esse relé da foto eu to vendendo por 20,00 é o original ,usado !
abs
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
victorramos
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Ago 2012, 17:22
Localização: Sorocaba
Contato:

obrigado Rogerio, nem sinal do motor de partida mesmo, tentei tirar ele pra abrir verificar o travamento das escovas , mas não consegui tem um parafuso muito apertado até o momento não consegui fazer uma alavanca suficiente para retirar o danado..acho que vai para mecanica mesmo...bom valeu!
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

victorramos escreveu:obrigado Rogerio, nem sinal do motor de partida mesmo, tentei tirar ele pra abrir verificar o travamento das escovas , mas não consegui tem um parafuso muito apertado até o momento não consegui fazer uma alavanca suficiente para retirar o danado..acho que vai para mecanica mesmo...bom valeu!
não há de que !
até da pra tirar o motor de arranque da fy sem tirar a tampa do alternador ! mas colocar de volta só tirando a tampa ! a engrenagem do motor de arranque desce dentro da tampa !
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
victorramos
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Ago 2012, 17:22
Localização: Sorocaba
Contato:

consegui tirar o motor de arranque sem precisar tirar a tampa do altermador depois de muito esforço. Realmente ele estava travado não sei se fiz a limpeza de modo correto, com uma lima e uma lixa tirei agulamas rebarbas do eixo principal e da base onde são fixadas as escovas. Montei td no lugar e nada depois de tanto testar, resolvi testar com ele aberto e teve rotaçoes mas num giro bem baixo. Montado novamente mesma coisa giros baixos insuficientes para acionamento do motor. Acredito que devido ao consumo da bateria ao fazer os testes a bateria ta fraca...o alarme nao está ligado e vi descrição da moto a bateria correta é 12V e 9A, a que esta na minha é 12V e 6A que problema isso acarreta?bom vou dar uma carga nela pra ver se resolve... no lado esquerdo do alternador tirando aquela tampa ela tem agum tipo de fluido algo com que eu deva ficar esperto se retirar ela...lendo seu comentario pensei que posso não ter encaixado corretamente o eixo e vou ter que tirar a tampa pra colocar corretamente
clauciel
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Ago 2015, 12:27
Localização: São Sebastião

Rogerio Rocha escreveu:
victorramos escreveu:minha fy250 não tava ligando achei que fosse a bateria, levei a bateria para carregar e beleza ta tudo ok luzes, buzina e setas porém a moto não pega quando aperto o start e tem uma peça que faz um barulho "tec" quando tento ligar a moto. Ele fica ligado a bateria esse é o rele de partida certo?. Não entendo muito mas acho que esse é o problema! Posso colocar um de qual moto no lugar do original?não achei nada no outro topico sobre peças genericas...Bom li aqui que poderia ser o fuzivel,ele parece estar intacto.
olá ! bem vamos ver ! quando faz o tec o motor de arranque vira ? ou é apenas o tec ?
pode ser as escovas do motor de arranque ! tente ao mesmo tempo que aperta o botão de partida dar uma pancadinha no motor de arranque com um pedaço de pau e vé se ele vira !
é certeza que a bateria ta boa ?

a moto pode não estar carregando a bateria !

a sua moto ta com o alarme plugado ? já tentou ligar a moto por ele ? verificou a posição do botão corta corrente ? este também as veses da mal contato joga um Wd nele !
com a chave no contato na posição ligada
tenta fazer uma ponte entre os dois polos do Relé de partida que estão ligados nos fios vermelhos grossos
que estão do lado esquerdo da foto com uma chave de fenda ! ou seja uma ligação direta !
Imagem

! se o motor de arranque girar é problema no relé mesmo !
esse relé da foto eu to vendendo por 20,00 é o original ,usado !
abs

Rogério não está aparecendo a foto para fazer a ligação direta. Quando aciono o botão de ligar o relé vibra mas não aciona o motor de arranque. Queria faxer uma ligação direta para saber se é o motor de arranque, pode me dar uma ajuda?
Marco Dias
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Set 2018, 23:02

C9mprei um FYM 250 está semana, estou fazendo revisão básica.
Troquei Oleo filtros, lâmpada lanterna e freio não estava funcionado agora está ok.
Mais não consegui acertar a luz do farol baixo alguém tem uma dica.... falta somente este item.
Obrigado
Fym25o_novato
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jun 2019, 12:23

Fala galera... Comprei uma fym 250, porém estou tendo problema com o chicote da mesma, desmontei a moto e constatei varios problemas como fios quebrados e mal emendados sem contar muito barro e água. Não acho quem faça esse serviço e não estou achando no mercado. Existe algum paralelo no qual da pra ser usado?? Obg
Responder