Freio dianteiro a tambor freando em intervalos

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Rosencaster
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Mai 2019, 21:56

Boa noite! Tenho uma Yamaha YBR Factor K 125 2009/2010. Eu não lembro quando exatamente comecei a ter esse problema, mas sei que foi após eu trocar várias peças da parte dianteira da moto por ter batido de frente com um carro. Troquei inclusive o aro dianteiro, pois ele ficou empenado. Coloquei um par de aros novos, dianteiro e traseiro. Foram trocadas também as bengalas e copos do amortecedor, a caixa de direção, etc. Praticamente toda a parte dianteira precisou ser trocada. Enfim, o meu problema é o seguinte: quando eu aperto o manete do freio dianteiro, ele freia dando intervalos muito fáceis de perceber, não são discretos. É possível até sentir a moto quicando na frente. Isso atrapalha na frenagem e incomoda muito. Além disso, se eu deixar o freio muito alto, quando tento girar o aro com a mão, ele gira, mas numa certa parte ele trava um pouco, mesmo sem apertar o manete. É como se o freio lá dentro só estivesse freando numa parte e sem alcançar a outra. Já passei em vários mecânicos diferentes e eles fizeram aqueles serviços básicos: trocar as lonas, raspar o cubo...ninguém até agora foi capaz de resolver, somente reduzir o problema, mas sempre volta. Já estou de saco cheio. Pretendo vender essa moto, mas desse jeito será muito difícil. Alguém pode me ajudar?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Rosencaster escreveu: 23 Mai 2019, 22:15 Boa noite! Tenho uma Yamaha YBR Factor K 125 2009/2010. Eu não lembro quando exatamente comecei a ter esse problema, mas sei que foi após eu trocar várias peças da parte dianteira da moto por ter batido de frente com um carro. Troquei inclusive o aro dianteiro, pois ele ficou empenado. Coloquei um par de aros novos, dianteiro e traseiro. Foram trocadas também as bengalas e copos do amortecedor, a caixa de direção, etc. Praticamente toda a parte dianteira precisou ser trocada. Enfim, o meu problema é o seguinte: quando eu aperto o manete do freio dianteiro, ele freia dando intervalos muito fáceis de perceber, não são discretos. É possível até sentir a moto quicando na frente. Isso atrapalha na frenagem e incomoda muito. Além disso, se eu deixar o freio muito alto, quando tento girar o aro com a mão, ele gira, mas numa certa parte ele trava um pouco, mesmo sem apertar o manete. É como se o freio lá dentro só estivesse freando numa parte e sem alcançar a outra. Já passei em vários mecânicos diferentes e eles fizeram aqueles serviços básicos: trocar as lonas, raspar o cubo...ninguém até agora foi capaz de resolver, somente reduzir o problema, mas sempre volta. Já estou de saco cheio. Pretendo vender essa moto, mas desse jeito será muito difícil. Alguém pode me ajudar?
Tu trocou toda frente?
Trocou disco de freio?
Examinou a pinça?
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

de pronto isso é muito característico de tambor ovalizado, por acaso isso ja foi conferido?
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Rosencaster
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Mai 2019, 21:56

cros escreveu: 23 Mai 2019, 22:54
Rosencaster escreveu: 23 Mai 2019, 22:15 Boa noite! Tenho uma Yamaha YBR Factor K 125 2009/2010. Eu não lembro quando exatamente comecei a ter esse problema, mas sei que foi após eu trocar várias peças da parte dianteira da moto por ter batido de frente com um carro. Troquei inclusive o aro dianteiro, pois ele ficou empenado. Coloquei um par de aros novos, dianteiro e traseiro. Foram trocadas também as bengalas e copos do amortecedor, a caixa de direção, etc. Praticamente toda a parte dianteira precisou ser trocada. Enfim, o meu problema é o seguinte: quando eu aperto o manete do freio dianteiro, ele freia dando intervalos muito fáceis de perceber, não são discretos. É possível até sentir a moto quicando na frente. Isso atrapalha na frenagem e incomoda muito. Além disso, se eu deixar o freio muito alto, quando tento girar o aro com a mão, ele gira, mas numa certa parte ele trava um pouco, mesmo sem apertar o manete. É como se o freio lá dentro só estivesse freando numa parte e sem alcançar a outra. Já passei em vários mecânicos diferentes e eles fizeram aqueles serviços básicos: trocar as lonas, raspar o cubo...ninguém até agora foi capaz de resolver, somente reduzir o problema, mas sempre volta. Já estou de saco cheio. Pretendo vender essa moto, mas desse jeito será muito difícil. Alguém pode me ajudar?
Tu trocou toda frente?
Trocou disco de freio?
Examinou a pinça?
Eu não lembro exatamente tudo que foi trocado, pois isso aconteceu em setembro do ano passado. Quem pagou o conserto foi o cara que estava dirigindo o carro que bateu em mim. Eu lembro que trocou o aro (que mesmo antes da batida já era de liga leve e o novo também é), o espelho completo, as bengalas, os copos, a mesa, a caixa de direção...o freio é a tambor e sim, eu já troquei essa lona umas duas vezes desde que isso aconteceu. A pinça do espelho? Eu não examinei porque não tenho experiência com manutenção de motos. Mas os mecânicos sempre dão uma verificada.
Rosencaster
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Mai 2019, 21:56

SemControle escreveu: 24 Mai 2019, 08:27 de pronto isso é muito característico de tambor ovalizado, por acaso isso ja foi conferido?
Eu não tenho experiência com manutenção de moto, mas sempre desconfiei que fosse algo desse tipo. Porque provavelmente as lonas não estão alcançando o cubo inteiro e por isso fica freando com intervalos. Creio que os mecânicos pelos quais passei não examinaram isso. O que exatamente é isso? É quando o cubo da roda não está formando um círculo perfeito? Tipo, uma das partes está irregular e aí ele fica com uma pequena aparência ovular? Acho que nenhum deles parou para olhar isso.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

é exatamente isso, em vez de redondo, esta num formato oval, dependendo o qnt esta oval mais nitido é esse problema....
as vezes a roda em si esta redondinha, pega até balanceamento sem qq problema, mas onde a cinta do freio é instalada esta deformada......
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Eu achava que tinha freio a disco!!!!!!!!!
Imagem
Rosencaster
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Mai 2019, 21:56

SemControle escreveu: 24 Mai 2019, 14:06 é exatamente isso, em vez de redondo, esta num formato oval, dependendo o qnt esta oval mais nitido é esse problema....
as vezes a roda em si esta redondinha, pega até balanceamento sem qq problema, mas onde a cinta do freio é instalada esta deformada......
Putz! Então terei que trocar o aro dianteiro? Afinal, é de liga leve. Não é possível substituir o cubo, é?
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Rosencaster escreveu: 24 Mai 2019, 15:18
SemControle escreveu: 24 Mai 2019, 14:06 é exatamente isso, em vez de redondo, esta num formato oval, dependendo o qnt esta oval mais nitido é esse problema....
as vezes a roda em si esta redondinha, pega até balanceamento sem qq problema, mas onde a cinta do freio é instalada esta deformada......
Putz! Então terei que trocar o aro dianteiro? Afinal, é de liga leve. Não é possível substituir o cubo, é?
Justamente o que eu ia falar, a roda sendo de liga, o cubo é parte integrante do conjunto. Será que a roda foi trocada mesmo ou recuperada sem voce saber. E tendo sido trocada, a peça pode ter vindo com defeito do cubo ovalado. O negocio é ir num lugar que conserta rodas de liga e pedir para dar um passe no cubo por dentro e ver se o defeito para. O proprio local que conserta pode até dar um parecer do problema
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

nao trocar de cara, precisa avaliar corretamente pra ver o q acontece, as vezes é o eixo empenado q faz a roda girar fora do centro tmb, tem q ser tudo avaliado, nada trocado de cara....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder