FY 250: Opiniões de proprietários

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores FYM

Responder
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 16:12
Localização: Campinas
Contato:

16 Jan 2017, 20:21

Fala galera, tudo bem? Meu nome é Diego, estou atrás da minha primeira moto, e quero uma Custom.

Tenho lido muito sobre a FY 250, inclusive pretendo comprar uma, estava em duvida entre a Mirage 250 e a Fy 250, mas por questões financeiras vou ficar com a FYM mesmo.

Encontrei duas em uma cidade proxima, ambas na faixa de 4,5Mil, e outra aqui no meu bairro mesmo por 6Mil (que é a que pretendo pegar, por ser mais facil ver a moto pessoalmente). Vi no site da Motolab que, aparentemente, ainda disponibilizam muitas peças pra ela, afora as peças de outros modelos que são compatíveis.

A moto que pretendo pegar está linda, já customizada, pintura amarela e preto, confesso que já estou apaixonado por ela. Minha mãe tem uma FYM FY100-10 (modelo parecido com a Biz), preta, automática, e raramente dá problema, nunca deixou a minha mãe na mão, o unico problema mais "grave" foi a troca da relação (pela da Biz), mas de modo geral os "probleminhas" que surgiram são os normais em qualquer moto que é muito utilizada diariamente (manutenções basicas/preventivas).

Como tivemos uma boa experiencia com esse modelo, acredito que, se bem conservada, e com a manutenção em dia, a FY250 tbm pode ser uma boa opção pra mim e pra minha mãe. Li muito sobre o modelo, entretanto, a maioria dos posts e opiniões são "antigos", então minha dúvida é:

Uma Fym Fy 250 com valores entre 4,5Mil e 6Mil, ainda é uma boa opção de compra nos dias de hoje? O valor de 6Mil está "caro" ou está justo nos dias de hoje? ((pela FIPE ela custa entre 5Mil e 6Mil).

Abraços, e agradeço quem puder opinar.
tor2
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2016, 14:12
Localização: Londrina
Contato:

17 Jan 2017, 07:55

Fala Diego,

Você ter uma boa experiencia com a FYM é bem interessante, é um bom ponto de partida.

Eu quando estava na busca da minha moto cheguei a considerar a FYM, mas os mecânicos que consultei (o meu de confiança, e um conhecido especialista em custom) me desaconselharam.

Quanto ao preço. Uma FYM nunca terá o prestigio de uma Virago, e acho que nem mesmo de uma Intruder 250 ou uma Mirage. Ela não tem motor em V, e nem a confiabilidade das marcas Japonesas. Dito isso, eu só consideraria comprar uma FYM se o preço fosse realmente abaixo das demais.

A partir dos 6mil começam a aparecer boas Intruder 250 e com um pouco mais que isso as Mirage e Virago tb. Então consideraria 6mil salgado para uma FYM.

Já na Faixa de 4mil, pode ser interessante. De repente com a info de que uma Virago aí em CAmpinas pode ser encontrada por 6.900,00, e que em cidades vizinhas tem FYM por 4.500,00, pode ser argumento para baixar o preço dessa q vc já viu para faixa de valor onde o negocio fica mais interessante.
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 16:12
Localização: Campinas
Contato:

17 Jan 2017, 12:07

tor2 escreveu: Já na Faixa de 4mil, pode ser interessante. De repente com a info de que uma Virago aí em CAmpinas pode ser encontrada por 6.900,00, e que em cidades vizinhas tem FYM por 4.500,00, pode ser argumento para baixar o preço dessa q vc já viu para faixa de valor onde o negocio fica mais interessante.
Obrigado pela resposta, Tor2. Aconteceu comigo exatamente o que aconteceu com vc, falei com o mecanico que faz a manutenção da Fym da minha mãe, e ele me desaconselhou tbm, mas enfim...

Acabei de chegar em casa, fui hoje pela manhã ver a moto pessoalmente (essa que está no meu avatar, que o cara pediu 6mil), expliquei pra ele que meu problema maior é o banco liberar a grana, que talvez o banco não liberaria nem os 3,5Mil pra comprar uma CG que está a venda aqui no bairro, menos ainda 6Mil pra pegar a FYM, e expliquei tbm que em Paulínia (aqui perto) tem outras FYM's por 4Mil.

Ele disse que, devido ao gasto com a pintura customizada, o minimo que poderia chegar é em 4,8Mil, seria o valor dentro do ponto de equilibrio pra ele, sem ganhar e nem perder.

Fui ver então os "problemas" da moto:

- Preciso do reparo do cilindro mestre, ou do burrinho completo (freio dianteiro).
- Bateria nova
- Retrovisores novos

Pesquisei aqui, e consertar esses itens não ficará tão caro. De resto, a moto está funcionando bem, apenas um pouco "judiada" visualmente (uma limpeza resolve), e me apaixonei pela cor dela. As que tenho encontrado são na cor preta ou prata, então essa "se destaca" das demais, mesmo sendo simples (sem alforges, por exemplo). Sou bem magro, e tenho 1,70m de altura, então quando montei na moto "me senti em uma Harley", e a posição de pilotagem pra mim ficou bem confortável tbm.

Sinceramente, meu "limite" está nos 5 mil, acho dificil o banco liberar a grana, mas achei o valor de 4.8Mil bem justo. Agora estou dependendo de minha mãe conseguir passar no banco e estudar os valores, na pior das hipoteses tenho duas opções mais baratas pra pegar (embora fora de Campinas).

Vamos ver o que vai rolar, quem sabe em breve ingresso para o mundo das Customs rsrsrs

Obrigado mais uma vez :-)
tor2
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2016, 14:12
Localização: Londrina
Contato:

17 Jan 2017, 12:43

Diego,

Moto Custom não é muito indicada prá quem tá curto de grana. Elas em geral tem uma manutenção mais salgada que as motos simples.
Claro que a realização pessoal vale muito, mas é sempre um alerta válido.

Se a moto tá meio "largada" CUIDADO, outros itens de manutenção mais séria podem ter sido esquecidos ao longo do caminho também.

Levar a moto num mecânico de confiança é importante, para ter uma justa avaliação da moto, afinal a maioria de nós é leigo, mesmo tendo algum conhecimento, e alguns problemas em motos desse tipo podem ser extremamente caros e complicados de resolver.

Quanto à Negociação, o fato de o vendedor achar que merece receber 4.800,00 esse não necessariamente é um valor correto para o bem, e muito menos o valor pelo qual ele acabará sendo vendido. No negocio de compra e venda, a paciência e forte aliado. e as manutenções que estão pendentes podem ser um bom indicativo de que o preço pode ainda cair.

Lembre-se que estamos em momento de vencimento de IPVA e Seguro Obrigatório, esses valores devem ser considerados na negociação e na sua previsão de despesa.

Cuidado para não fazer a compra por impulso. Em geral esses negócios acabam rendendo frustração.
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 16:12
Localização: Campinas
Contato:

17 Jan 2017, 12:57

tor2 escreveu:
Cuidado para não fazer a compra por impulso. Em geral esses negócios acabam rendendo frustração.
Sim, seu alerta é totalmente válido, e te agradeço pelo alerta.

Quando falo "curto de grana", é no sentido de não querer jogar dinheiro fora, por isso disse antes que, na pior das hipoteses, ainda tenho duas opções mais baratas pra avaliar (uma delas por 4Mil, outra por 4.5Mil e, aparentemente, sem nada pra arrumar em ambas).

A aparencia judiada, pelo que percebi, é mais sujeira acumulada por ficar parada mesmo, sem sinal de tombos ou batidas, mas com certeza levarei um mecanico de confiança pra me ajudar, e avaliar melhor antes de bater o martelo. A preferencia por essa amarela é mais pela estética dela que curti muito, mas com certeza esse é um quesito que abro mão, não é essencial, pegaria uma prata ou preta sem problemas, desde que em melhores condições.

Sei que a manutenção de motos customs é mais salgada, porém, independente da moto que eu pegar, espero realizar uma boa compra, pra que o sonho não vire um pesadelo rsrsrs
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 16:12
Localização: Campinas
Contato:

19 Jan 2017, 13:33

Bom, atualizando aqui: ainda estou pesquisando.

Ainda não passei no banco pra ver se liberam o emprestimo, mas encontrei outra FY250, mais barata e, aparentemente, não tem nada pra fazer nela, além de vir mais completa, inclusive com alforges, e 40.000km rodados.

Pesquisei por serviços de guincho, visto que sem habilitação não poderei trazer a moto pra casa, me cobraram em média R$100 pra fazer isso (caminhão plataforma). No total, entre o valor da moto + taxas (doc, transferencia) + guincho ficará no mesmo valor que a amarela que tinha intenção de pegar inicialmente. Embora a amarela tenha 17.000km rodados, preciso trocar/comprar algumas peças, então ainda estou analisando se vale a pena.

E vamos ver o que rola :-D
SemControle
Mensagens: 912
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

19 Jan 2017, 18:58

poxa, veja com alguém pra trazer a moto pra vc.....e não gastar tudo isso de guincho, se fosse mais perto eu dava um jeito de irmos la buscar essas motos próximas....

peguei a mirage no sábado, na semana seguinte o arranque abriu o bico, sei q a moto tava parada um bom tempo, não era motivo, mas faz parte, ai já pedi a troca e de uma boa revisão, q já levou uma verbinha boa
Mirage preta 250cc 12/13
Lead preta 108cc 14/14
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 16:12
Localização: Campinas
Contato:

19 Jan 2017, 21:42

SemControle escreveu:poxa, veja com alguém pra trazer a moto pra vc.....e não gastar tudo isso de guincho, se fosse mais perto eu dava um jeito de irmos la buscar essas motos próximas....
Fica tranquilo man, na verdade estou me baseando na "pior" das hipoteses, até sair a resposta do banco, quando eu for ver a moto e/ou fechar negocio vou ver se acho algum amigo livre pra ir comigo :D

Prefiro fazer as contas com "sobra" pra evitar surpresas, pra sacar o valor que preciso solicitar no banco e não ficar na mão, por exemplo, extrapolar os 30 dias da transferencia por não ter em mãos o valor pra pagar as taxas.

Enfim, o cara me enviou fotos mais detalhadas da moto, vou ver se consigo vê-la pessoalmente em breve, mas a princípio está bem melhor (e mais equipada) do que a que está a venda aqui mesmo no bairro :P
tor2
Mensagens: 98
Registrado em: 21 Jun 2016, 14:12
Localização: Londrina
Contato:

20 Jan 2017, 08:43

Aí Sim!

Moto muito pouco rodada não necessariamente é melhor, afinal moto parada chega a dar mais problema do que moto que está rodando. A manutenção que a moto recebeu durante a vida tb influencia bastante.

Os acessórios prá moto tb tem um valor considerável, então, essa sua nova opção parece mais interessante.

Tente negociar com o Vendedor de te entregar na sua casa. Vc estará dando a ele a oportunidade do passeio de despedida, e é claro, economizando 100,00.
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 16:12
Localização: Campinas
Contato:

20 Jan 2017, 09:32

tor2 escreveu: Tente negociar com o Vendedor de te entregar na sua casa. Vc estará dando a ele a oportunidade do passeio de despedida, e é claro, economizando 100,00.
Nas fotos que ele enviou ontem, notei que falta a tampa lateral que cobre a bateria, esses 100 mangos ja poderia usar pra uma tampa nova hahahaha

Agradeço muito pela ajuda que vcs estão me dando, com calma creio que farei um bom negocio :-D
Responder